Emagrecimento

7 dicas para evitar o efeito sanfona

7 dicas para evitar o efeito sanfona

O processo de emagrecimento não é nada fácil e exige uma série de sacrifícios, além de muita dedicação e autocontrole. O desafio de manter os resultados a longo prazo é uma das queixas mais comuns, e o efeito sanfona, ou rebote, é um grande vilão na vida de quem deseja diminuir medidas e números na balança. 

Esse problema parece um ciclo interminável. É comum e, geralmente, tem relação com determinados hábitos e comportamentos cotidianos. No artigo de hoje, o blog da Desin explica sobre o tema e traz dicas que podem te ajudar a evitar o efeito sanfona. Boa leitura! 

O que é o efeito sanfona no corpo?

Esse ciclo acontece quando a pessoa emagrece e engorda repetidamente, em pouco tempo. Geralmente, isso acontece após encarar uma dieta restritiva, onde passa por um período de restrição que resulta em uma perda de peso rápida. Em seguida, ganha peso de novo, pois não mantém a alimentação da dieta e volta para a rotina antiga. 

Essa perda e ganho de peso constante pode ser facilmente compreendida, basta considerar que a pessoa passa por uma fase com dieta que diminui a gordura corporal, mas depois, volta a comer como antes.

Consequências do efeito sanfona

O principal sintoma do efeito sanfona é a perda e o ganho de peso, contudo, isso pode repercutir negativamente em todos os processos do organismo, causando:

E não para por aí, esse comportamento pode causar compulsão alimentar e muitos outros problemas no futuro. Sendo assim, não vale a pena buscar os extremos, o equilíbrio é o que garante um resultado duradouro e estável. 

Dicas para o fim do efeito sanfona

Antes de continuar, aqui vai um spoiler. Todas as sugestões a seguir têm em comum a mudança de hábitos e a introdução de uma alimentação saudável e equilibrada, não há atalhos. Confira todas as dicas e coloque-as em prática o quanto antes. 

Refeições equilibradas

Deixe de lado as dietas restritivas e milagrosas. Foque em uma alimentação rica, saudável e equilibrada. Mesmo que você emagreça rapidamente com um cardápio low carb, dificilmente conseguirá manter o peso e voltará a comer como antes – ou até mais!  

Só existe uma coisa mais rápida que o resultado de uma dieta extremamente baixa em carboidratos, é o reganho de peso, causado pela abstinência que seu corpo sentirá pela falta das calorias que desapareceram do prato. 

Paciência

Uma verdade não muito confortável é reconhecer que resultados não surgem da noite para o dia, pelo contrário, é preciso ter muita paciência e persistência. Encare como um trabalho de formiguinha, um dia de cada vez.

Quem busca por resultados imediatos, na maioria das vezes, se frustra e sofre ainda mais com a própria autoestima. Vá fazendo, com calma, e logo perceberá a mudança de dentro para fora.    

Hidratação

A importância de beber água é tão reforçada porque a ingestão adequada ajuda a diminuir a retenção de líquidos, desinchar o corpo e ajudar na diminuição da gordura localizada, além de fazer bem para todo o organismo.

Beba ao menos 2 litros de água por dia, de preferência mais que isso. Assim, você ajuda seu corpo nos incontáveis processos que passa ao longo do dia, garantindo um detox natural que melhora até o viço da pele. 

Exercícios e atividade física regulares

Para aumentar seu gasto calórico diário, aumentar o metabolismo e agilizar o surgimento dos primeiros resultados, faça ao menos uma caminhada, no ritmo e frequência que mais se encaixa na sua rotina diária. 

Se você não curte fazer caminhada, procure outro exercício físico, o importante é manter uma rotina de exercícios diários para sair da estagnação, fazendo de 150 a 300 minutos por semana, quem diz isso é a OMS – Organização Mundial da Saúde.    

Qualidade do sono

Quando você dorme, seu corpo continua trabalhando, liberando hormônios, restaurando células e atuando em diversos processos metabólicos. É por isso que é tão importante descansar e fugir dos malefícios de dormir tarde

O recomendado é dormir cerca de 8 horas, mas nem sempre é fácil. Por isso, crie uma rotina de sono que seja eficaz no seu dia a dia. Se mesmo assim não conseguir dormir bem, inclua outros complementos, como uma bebida relaxante ou tomar melatonina, por exemplo. 

Acompanhamento médico

Esteja em dia com as consultas médicas e exames de rotina, isso ajuda a monitorar sua saúde e a colher melhores resultados. O médico te acompanhará em todas as etapas do seu emagrecimento saudável, sugerindo estratégias personalizadas, incluindo uma dieta elaborada por nutricionistas.

Nutrição 

Mesmo comendo alimentos saudáveis, nem sempre é possível absorver todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo. Por isso, vale a pena considerar a inclusão de suplementos vitamínicos e minerais capazes de dar um “empurrãozinho” no seu organismo. 

Descubra o que está em falta no seu corpo, inclua na sua rotina matinal e conte com as orientações da supervisão profissional para evitar uma superdosagem e possíveis reações indesejadas. 

Mais do que estética, seu corpo deve ser sinônimo de saúde, disposição e vitalidade. Viu como o efeito sanfona pode ser evitado com melhores escolhas? Portanto, deixe de lado a expectativa de resultados imediatos e priorize nutrir seu corpo com substâncias naturais e saudáveis, assim, transformará seu estilo de vida e nunca mais terá esse tipo de problema.

Como inspiração, confira algumas receitas deliciosas para incluir no cardápio e conheça todos os produtos Desinchá para cuidar e nutrir seu corpo com os melhores ingredientes saudáveis! 

5/5 - (1 voto)

Comentários

1 comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também