Sem categoria

Entenda como o sono REM pode ser um grande aliado para o bem-estar físico e mental

Entenda como o sono REM pode ser um grande aliado para o bem-estar físico e mental

Ter um sono de qualidade está entre os principais fatores para manter a saúde em dia. Mas apenas dormir todas as noites, não é suficiente: ter um sono de qualidade e atingir o estágio do sono REM é crucial para a saúde, tanto física quanto mental.

Neste artigo, a Desinchá te explica em detalhes o que é o sono REM, qual a sua importância e como melhorar a qualidade do seu sono! Boa leitura!

Sono REM: O que é

O termo REM é, na verdade, uma abreviação de “Rapid Eye Movement”, ou movimento rápido dos olhos, em português. Essa fase do sono é chamada assim por causa do movimento dos olhos, já que nessa etapa do sono a atividade cerebral é muito intensa.

Mas para entender a importância do sono REM, primeiramente precisamos conhecer os ciclos do sono. Continue a leitura para entender como eles funcionam!

Ciclos do sono

Durante o período de sono, nosso corpo passa por uma série de ciclos, cada um composto por fases que desempenham papéis específicos na recuperação e no desenvolvimento do cérebro e do corpo. 

Os ciclos do sono são essenciais para garantir um descanso eficaz e restaurador. Eles são divididos em quatro fases, confira.

Estágio 1 – Sono Leve 

É o estágio inicial, entre a vigília e o sono – é uma fase que dura poucos minutos e em que acordamos facilmente. Os movimentos oculares começam a diminuir e a atividade cerebral desacelera.

Estágio 2 – Sono Leve

Nesta fase intermediária do sono, o corpo começa a relaxar ainda mais, acontece a diminuição da temperatura corporal e a redução da atividade cerebral.

Estágio 3 – Sono Profundo

Este é o estágio mais profundo do sono, em que os músculos relaxam completamente e o corpo fica menos sensível a barulhos e movimentos externos, sendo mais difícil de ser acordado. Durante o sono profundo, ocorre a recuperação física, o crescimento e a reparação dos tecidos.

Estágio 4 – Sono REM

É o último estágio do ciclo do sono, marcado pelo movimento rápido dos olhos, sonhos vívidos e aumento dos batimentos cardíacos. A atividade cerebral durante o sono REM é comparável à vigília, e é quando ocorre a consolidação da memória e o processamento emocional.

Essas quatro fases do sono possuem diferentes durações e características, além de terem funções distintas no organismo. Durante a noite, o ciclo é reiniciado várias vezes até o momento de acordar. 

Por isso, é essencial passar por todo o ciclo do sono para conseguir acordar bem, com o corpo e mente revigorados. A estimativa é que, em pessoas adultas, o ciclo completo dura entre 90 e 100 minutos, sendo repetido de 4 a 5 vezes por noite, totalizando em torno de 7 a 8 horas de sono.

A importância do sono REM

Como vimos no tópico anterior, a etapa do sono REM é a última do ciclo do sono. 

É nesse momento do descanso que o cérebro trabalha na consolidação de memórias, fixando os conhecimentos adquiridos durante o dia. Ou seja, dormir bem auxilia muito no processo de aprendizado.

Além disso, é também nesta etapa que acontece o processamento emocional, de forma que o sono REM está ligado à regulação do humor – em casos mais graves, a insônia pode estar ligada à depressão.

O sono de qualidade ainda tem papel importante na regulação do metabolismo, do apetite e na saúde do sistema imunológico. 

Para quem pratica atividade física, dormir bem é indispensável! Uma boa noite de sono faz toda a diferença, seja para ter energia para dar seu máximo no treino, seja na recuperação e crescimento dos tecidos musculares.

Como melhorar a qualidade do sono

Agora que já entendemos a importância de ter um sono de qualidade para o bom funcionamento do corpo, é hora de explorarmos algumas técnicas para dormir melhor.

Ter uma boa higiene do sono é essencial para atingir um sono profundo e reparador todas as noites. 

Alguns hábitos simples podem fazer a diferença na qualidade do sono!

Para quem tem mais dificuldade em pegar no sono, ler um livro ou ouvir barulhos relaxantes pode ser uma boa opção. 

Além disso, é preciso lembrar que em casos mais graves, como quadros de insônia, é indispensável ter acompanhamento médico para realizar um tratamento adequado

O sono é um elemento importantíssimo para a saúde e, por isso, os cuidados relacionados a ele não podem ser negligenciados.

Qual a importância de um sono de qualidade?

Quando o assunto é sono, a qualidade é tão importante quanto a quantidade – por isso, além de dormir o tempo suficiente, é essencial que esse sono seja de qualidade. Isso porque é nesse momento do dia que nosso corpo realiza diversas funções que afetam nosso dia: memória, regulação de humor, disposição, entre tantos outros. 

Além disso, é através das boas noites de sono que o organismo realiza as principais funções restauradoras no corpo. Enquanto você dorme, você estará repondo suas energias e regulando o metabolismo, cruciais para ter saúde e mente saudável.

Conforme especialistas, a recomendação média é de 8 horas de sono por dia, podendo variar conforme necessidades e desenvolvimento de cada pessoa. Com um sono de qualidade, você terá uma série de benefícios, como:

Com os ensinamentos e dicas desse post, fica mais fácil dormir bem todas as noites! Gostou desse conteúdo? Continue no blog da Desinchá e conheça mais dicas de como dormir bem!

Fontes:

https://copass-saude.com.br/posts/dormir-bem-a-importancia-de-uma-boa-noite-de-sono

5/5 - (1 voto)

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também