Nutrição

Qual fruta tem mais Vitamina C? Confira a lista! 

Qual fruta tem mais Vitamina C? Confira a lista! 

A vitamina C é um nutriente importante para o corpo humano, encontrado nos alimentos, principalmente em frutas cítricas. Com propriedades antioxidantes, a vitamina também é responsável pela síntese de colágeno no organismo e desempenha diversas outras funções no organismo.

Neste artigo, a Desinchá te explica a importância do nutriente e qual fruta tem mais vitamina C. Boa leitura!

Frutas com maior quantidade de vitamina C

Também conhecida como ácido ascórbico, a vitamina C é um nutriente hidrossolúvel importantíssimo para o organismo humano. Na natureza, ela é encontrada em praticamente todas as frutas e vegetais, mas está disponível em maior concentração nos alimentos cítricos.

Diferente de outros animais, os humanos não sintetizam e nem armazenam corretamente a vitamina C. Por isso, é preciso que ela seja consumida diariamente, a fim de manter os níveis saudáveis.

Mas qual função a vitamina C cumpre no organismo humano? Muitas vezes, esse nutriente é associado à prevenção de resfriados e gripes, mas a atuação dela no corpo humano vai muito além. 

Confira algumas funções da vitamina C no organismo:

Além das funções próprias, a vitamina C também tem um papel importante na absorção de ferro pelo organismo. Isso acontece pois, ao interagirem com os minerais (como o ferro), as vitaminas aumentam a biodisponibilidade desses nutrientes. Ou seja, fazem com que a absorção deles seja maior.

Por isso, uma boa dica é combinar esses alimentos na hora das refeições. Você pode usar tomates para preparar uma salada, beber suco de limão ou comer uma laranja como sobremesa.

Qual fruta tem mais vitamina C?

Como mencionado antes, a vitamina C não é produzida pelo corpo humano. Além disso, por sua hidrossolubilidade, a maior parte da vitamina ingerida é eliminada. Por isso, ela deve ser consumida diariamente, seja pela alimentação ou pela suplementação.

Na natureza, esse nutriente é encontrado principalmente em frutas cítricas. Confira a lista de frutas com maior concentração da vitamina:

  1. Acerola

A acerola é uma fruta rica em fitoativos anti-inflamatórios e cerca de 20 vezes mais vitamina C do que a laranja.

  1. Caju

O caju também tem mais vitamina C do que a laranja – cerca de 5 vezes mais. Além disso, ele também é fonte de zinco e ferro.

  1. Goiaba

Além de rica em vitamina C, a goiaba também possui fibras, cálcio, magnésio, fósforo, sódio, potássio, ferro e outras vitaminas.

  1. Kiwi

O kiwi tem altas taxas de vitamina C, bem como antioxidantes e fibras.

  1. Laranja

A laranja é a primeira fruta que as pessoas lembram quando o assunto é vitamina C. Mesmo não sendo a fruta com maior concentração desse nutriente, o seu consumo é recomendado, principalmente por ser uma das mais acessíveis no dia-a-dia.

  1. Lichia

Esta fruta é rica em fósforo, ferro, potássio, cálcio e fibra, além, é claro, da vitamina C.

  1. Limão

Além de ser riquíssimo em vitamina C, o limão tem boa concentração de vitaminas A e do complexo B, cálcio, ferro e fósforo.

  1. Manga

Todos os tipos de manga são ricos em vitamina C e A, fibras, antioxidantes, cálcio, zinco, potássio, ferro e magnésio. 

  1. Tangerina

Também chamada de bergamota ou mexerica, essa fruta possui vitamina C, carotenóides e flavonóides, além de ser rica em água, auxiliando também na hidratação do corpo.

Além das frutas, a vitamina C também pode ser encontrada em alimentos como brócolis, couve-manteiga, pimentão e repolho.

Sintomas da deficiência de vitamina C

A deficiência de vitamina C ocorre quando são ingeridas quantidades inferiores ao necessário para o organismo – cerca de menos de 10 mg ao dia.

Quando a ingestão de vitamina C não é suficiente para suprir as demandas do organismo, o corpo começa a demonstrar sinais de deficiência vitamínica. Isso acontece quando é ingerido cerca de menos de 10mg por dia por um longo período, em torno de 4 a 6 meses  – ou seja, não precisa se preocupar caso fique alguns dias sem ingerir a vitamina.

Nesses casos, os sintomas são cansaço, fraqueza e irritabilidade, além de perda de peso, de definição muscular e presença de dores nas articulações. Em estágios mais graves, a deficiência causa o escorbuto, doença cujos sintomas são os hematomas, gengivas inchadas e com sangramento, pele e cabelo secos.

Como obter a vitamina C necessária no corpo

Para alcançar os níveis necessários de vitamina C no organismo, o primeiro passo é consumir diariamente alimentos ricos nesse nutriente, como as frutas mencionadas no tópico anterior. 

Contudo, mesmo mantendo uma alimentação saudável e equilibrada, é comum não conseguir um bom aporte vitamínico apenas com a alimentação. Muitas vezes, a quantidade ingerida não é suficiente para suprir o organismo com todos os nutrientes necessários. 

Assim, os suplementos de vitamina C ajudam a garantir os níveis necessários do nutriente para o funcionamento saudável do organismo.

No caso da vitamina C, a suplementação pode ser encontrada em diversos formatos, como cápsulas, pó, pastilhas efervescentes e gomas. A ingestão deve sempre seguir a recomendação da embalagem, a fim de maximizar a eficácia do produto. 

Lembre-se sempre de buscar suplementos e vitaminas de qualidade, de marcas confiáveis com boa procedência. 

Na Desinchá, você encontra vitaminas e suplementos naturais para manter sua vida saudável e equilibrada, como por exemplo o Visionary Eyes, suplemento com nutrientes para a saúde da visão! Não esqueça de usar o cupom DESINBLOG para um desconto imperdível na sua compra!

Continue no blog e aprenda quais vitaminas e suplementos levar nas viagens!

Fontes:

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/06/21/acerola-fortalece-a-imunidade-veja-9-beneficios-da-fruta-tropical.htm

https://www.beltnutrition.com.br/blog/post/vitamina-c-ferro-combinacao-infalivel

https://www.ufpb.br/cim/contents/menu/cimforma/vitamina-c-na-prevencao-e-tratamento-do-resfriado-comum#:~:text=A%20vitamina%20C%20%C3%A9%20um,de%20acordo%20com%20as%20recomenda%C3%A7%C3%B5es

https://brasilescola.uol.com.br/biologia/vitamina-c.htm

5/5 - (1 voto)

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também