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Hábitos saudáveis: o que é higiene do sono?

A hora de dormir deve ser um ritual que tranquiliza e relaxa o nosso organismo. Para isso, precisamos tomar uma série de atitudes que melhoram a saúde do sono e contribuem positivamente para o nosso descanso.

Uma delas é conhecida como higiene do sono. Mas, o que é higiene do sono? Como essa prática pode ajudar a dormir melhor? Como posso aplicar a higiene do sono? Neste conteúdo, você encontra respostas para essas e outras dúvidas. Boa leitura!

Higiene do sono

Para poder mostrar como melhorar o seu descanso noturno, precisamos explicar o que é higiene do sono. Esse termo corresponde a hábitos que ajudam a melhorar a qualidade do sono e ainda facilitam a produção de melatonina, o hormônio do sono.

Ter uma higiene do sono é extremamente importante para o dia a dia. Ela ajuda a definir uma rotina e evita os distúrbios do sono, como insônia e pesadelos, que podem prejudicar o seu descanso.

Como fazer uma boa higiene do nosso sono

Agora que você já sabe o que é a higiene do sono, vamos te mostrar como fazer a sua. Veja a seguir algumas práticas para melhorar a rotina do seu sono e o repouso nesse momento tão importante. 

Defina horários para dormir

À medida que vai escurecendo, o nosso corpo começa a intensificar a produção de melatonina e buscar o descanso. Quando se tem um horário definido para dormir, fica muito mais simples de se entregar aos sinais e relaxar.

Portanto, defina um horário para dormir e siga-o pelo menos na maioria das noites. Desse modo, o seu cérebro vai se acostumar com a rotina e ajudar a melhorar a qualidade do sono.

Não consuma bebidas alcoólicas ou estimulantes

Antes de dormir é importante que você não consuma bebidas alcoólicas ou bebidas estimulantes, como energéticos. Além disso, seguir um cardápio com comidas leves também ajuda na sua digestão e preparar o seu corpo para o descanso.

Quer saber o que saborear antes de dormir? Preparamos um conteúdo exclusivo com as melhores receitas para comer na ceia sem atrapalhar o seu sono!

Pratique exercícios na hora certa

A prática regular de exercícios faz bem para diversos motivos, como:

  • melhora da saúde;
  • traz mais resistência para o corpo;
  • aumenta a produção de endorfina e a sensação de bem-estar;
  • melhora o desempenho cognitivo, entre outros.

Além de todas essas razões, a endorfina liberada pelos exercícios ajuda a dormir melhor. Mas, para poder usufruir desses benefícios, as atividades físicas devem ser feitas de manhã ou no período da tarde, preferencialmente. 

Caso você não possa se exercitar nesses horários, pegue leve e não esqueça de fazer alguns alongamentos antes de dormir. Eles vão te ajudar a descansar ainda mais! 

Outras práticas para melhorar a sua higiene do sono

  • tomar sol durante o dia;
  • ficar pelo menos 1 hora sem telas de celular, computador, tablets e eletrônicos;
  • não dormir durante o dia;
  • tomar um banho relaxante, assim por diante. 

Por que é importante implementar a higiene do sono?

A falta de sono pode ser um grande problema que afeta nossas atividades mentais e até a integridade do nosso corpo. Por isso, saber o que de bom está presente na higiene do sono é o primeiro passo para mudar a sua saúde.

Comece agora mesmo a mudar a sua rotina! Que tal um chá quentinho antes de dormir? Você também pode reduzir as luzes ou ficar em um ambiente escuro. Aproveite ao máximo seu momento de descanso!

Gostou desse conteúdo? Continue no blog para encontrar artigos como esse!

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