Corpo

Alimentos que aliviam o estresse: saiba como implementar na sua rotina e aumentar o bem-estar

Alimentos que aliviam o estresse: saiba como implementar na sua rotina e aumentar o bem-estar

Você já ouviu a frase “você é o que você come”? Ela se refere à ideia de que quanto melhor uma pessoa se alimenta, mais saudável ela e sua rotina são.

Mas, o que exatamente significa se “alimentar melhor”? Diversos são os alimentos disponíveis atualmente, e cada organismo reage de uma maneira diferente a cada um deles. 

Então, que tal começarmos por aqueles que estão relacionados com a diminuição do estresse no dia a dia?

Hoje, você vai entender quais são esses alimentos que aliviam o estresse, como implementá-los no seu dia a dia e aprender um pouco mais sobre os efeitos que o estresse tem no corpo. Boa leitura!

O estresse no dia a dia: principais efeitos

Uma vida estressante parece, infelizmente, ser a realidade de muitas pessoas ao redor do mundo.

O conjunto de uma rotina corrida, com diversas preocupações e responsabilidades, são fatores que, quando combinados com a falta de momentos de autocuidado, contribuem diretamente para o aumento do estresse

Por mais que esse cenário seja uma grande habitual atualmente, deixar o estresse tomar conta do seu dia a dia pode ter efeitos prejudiciais à saúde e ao bem-estar.

Entre alguns dos efeitos que o estresse pode causar, estão:

Causas do estresse

Desde a combinação de hábitos não saudáveis no dia a dia, até mesmo a ocorrência de eventos específicos, variados cenários podem contribuir para o surgimento do estresse

No entanto, a identificação do estresse nem sempre é facilmente perceptível.

Algumas das causas desse problema podem ser:

Independente do motivo, é possível, sim, criar hábitos que ajudem a diminuir o estresse no dia a dia. Dentre eles, está o cuidado com a alimentação e o consumo de alimentos que aliviam o estresse.

Nutrientes e vitaminas que ajudam a diminuir o estresse

Hormônios como a serotonina, o cortisol e a dopamina são conhecidos por reduzirem os níveis de estresse do corpo. 

Certos alimentos possuem, em sua composição, substâncias que têm influência sobre tais hormônios. Podemos citar:

Ao consumir alimentos que contém algum elemento dessa lista, a produção dos hormônios redutores de estresse é controlada, contribuindo significativamente para a redução dese sentimento – além de, claro, contribuir para uma rotina mais saudável.

Principais alimentos na redução do estresse

Abaixo estão alguns dos alimentos que podem ser grandes aliados na redução do estresse.

Legumes e frutas

Extremamente ricos em vitaminas e nutrientes, as frutas e legumes controlam a produção de alguns hormônios e, consequentemente, ajudam a reduzir o estresse.

Mirtilos são ricos em vitamina C e antioxidantes, reduzindo os níveis de cortisol e o estresse. A banana, por sua vez, estimula a produção de serotonina, também sendo uma forte aliada.

Alimentos como abacate, batatas, espinafre, acelga e sementes de abóbora são ricos em magnésio, não apenas reduzindo os sintomas do estresse, como também auxiliando na regulação do sono

De coloração verde e folhosos

As folhagens são grandes aliadas no combate ao estresse, contribuindo para a produção da serotonina e da dopamina. Contudo, o seu efeito vai mais longe: eles também têm ação anti-inflamatória e antioxidante e auxiliam no controle da pressão arterial.

Entre estes alimentos, você encontra o brócolis, a couve, a alcachofra, o repolho, entre outros.

Fontes de ômega 3

O ômega 3 também auxilia na produção da dopamina e da serotonina, sendo essencial no combate ao estresse. O melhor é que é possível encontrar opções que são muito fáceis de implementar na sua rotina alimentar! 

Abacate, castanhas do Pará e outras castanhas, amêndoas e sementes de nozes, abóbora, girassol e chia. Todas essas alternativas alimentares contribuem para a redução do estresse e auxiliam no desenvolvimento da estrutura cerebral e das funções cognitivas.

Leguminosas

São muito úteis no controle da serotonina e da dopamina, sendo fortes aliadas na redução do estresse no dia a dia. Entre estes alimentos, estão a lentilha, os feijões, o grão-de-bico, o gergelim e o tahine.

Chocolate amargo

O chocolate interage com a endorfina, a serotonina e a dopamina e também tem ação antioxidante. Mas, ele precisa ter, no mínimo, 70% de cacau e não muito açúcar!

Pode comer o seu chocolate amargo tranquilamente e sem culpa, já que esse item pode auxiliar na redução do estresse e proporcionar um momento gostoso!

Chás calmantes

Uma ótima opção antes de dormir é a ingestão de chás calmantes. Além de reduzir o estresse, tais bebidas relaxam e irão proporcionar uma noite de sono bem dormida.

Entre as opções ideais estão a camomila, a erva-cidreira e a erva-doce, o maracujá, a lavanda, entre diversos outros. 

Ricos em vitamina C

Que tal adicionar uma variedade de frutas no seu cardápio? O mamão, a manga, o pimentão, a laranja, o morango, a acerola, o kiwi e o caju: todos são ricos em vitamina C e auxiliam na redução do estresse.

Isso acontece pois eles são antioxidantes e antidepressivos, auxiliando na variação do humor.

Ovos

Os ovos costumam ser conhecidos por serem uma grande fonte de proteínas – mas, eles também são ricos em vitaminas e aminoácidos que quando combinados com as proteínas, estimulam a produção da serotonina. Consequentemente, acontece a redução do estresse.

Cereais

Os cereais são compostos por aminoácidos, proteínas, vitaminas do complexo B e outras vitaminas. Isso faz com que eles auxiliem na redução do estresse e você pode escolher o arroz integral e a aveia para a sua dieta.

Alho

Esse costuma ser um tempero muito querido e usado pela maioria das pessoas no preparo de muitas receitas deliciosas. Além de gostoso, ele também é rico em vitaminas B e C e aminoácidos.

Como mudar sua rotina e praticar uma dieta mais saudável?

Por mais que possa parecer extremamente desafiador, é possível incorporar diferentes alimentos no seu dia a dia!

Nesse sentido, consumir alimentos anti-estresse é fundamental para ter uma rotina mais equilibrada e saudável – e existem diversas receitas que podem tornar esse processo mais fácil.

Por fim, lembre-se: é sempre recomendada a consulta com um profissional nutricionista e seguir o plano que funciona melhor para o seu organismo.

Invista em você e no seu bem-estar

Agora que você já conhece vários alimentos que aliviam o estresse, saiba que também podemos te ajudar nesse processo!

O Desinchá Noite sabor laranja e o Desinchá Noite sabor camomila, mel e baunilha são opções para garantir uma boa e calma noite de sono, contribuindo para o seu relaxamento e diminuição do estresse. Experimente aproveitando o cupom DESINBLOG para descontos exclusivos!

Fonte:

https://servidor.ifms.edu.br/noticias/comece-o-ano-cuidando-melhor-de-sua-alimentacao/alimentacao-anti-estresse-completa.pdf

https://www.unimedfortaleza.com.br/blog/espaco-zen/conheca-os-5-alimentos-anti-estresse

Avalie post

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também