Autocuidado

Spirulina: tudo que você precisa saber sobre o superalimento do futuro

Spirulina: tudo que você precisa saber sobre o superalimento do futuro

Você já ouviu falar do “alimento do futuro”? Este é o termo que a Organização Mundial de Saúde (OMS) usa para descrever a Spirulina, também conhecida como Espirulina.

Hoje, você entenderá o que é este alimento, aprender informações importantes sobre ele, como sua composição, funcionalidades, diferenciais e como tomar!

Vamos lá? Boa leitura!

O que é a spirulina?

Se você já ouviu falar, talvez tenha chegado a informação de que ela é uma microalga, afinal, ela é popularmente conhecida desta maneira. Na verdade, a Spirulina é uma cianobactéria, de coloração verde-azulada, que cresce tanto em água salgada quanto em água doce.

Devido ao seu alto teor de nutrientes, ela é amplamente utilizada como alimento, sendo comumente comercializada como um suplemento alimentar no formato de comprimido, pó ou cápsulas.

Riqueza de nutrientes

Essa alga é extremamente rica em diversos nutrientes que contribuem para a saúde humana. 

Entre eles, é possível citar:

Além de ser uma ótima opção para qualquer pessoa, também é uma excelente escolha para os adeptos da dieta vegetariana ou vegana devido a sua alta composição de nutrientes.

Mas, é importante se atentar caso você esteja buscando pela vitamina B12, pois apesar de possuir vitaminas do complexo B em sua composição, a vitamina B12 na espirulina está no formato de pseudoB12 – o qual não é absorvido pelo sistema digestório humano.

Por que tomar espirulina?

Devido a sua riqueza em nutrientes, vitaminas e outros compostos, essa alga verde apresenta diversos pontos positivos para a saúde do corpo humano. Confira, a seguir, algumas das vantagens que este superalimento proporciona!

Melhora da resistência dos músculos

A melhora da força muscular e a lentidão maior em sentir fadiga são suas vantagens da sua ingestão. Esse aumento de resistência se deve aos antioxidantes presentes na sua composição, que podem potencializar a performance dos seus músculos.

Diminuição da pressão arterial

Tem pressão alta? Talvez a spirulina possa se tornar uma boa aliada no controle da pressão. No entanto, lembre-se que a consulta com um profissional da saúde é imprescindível antes da ingestão de qualquer alimento com fins medicinais.

Melhora da rinite alérgica

Alguns sintomas da rinite alérgica são o corrimento nasal, espirros, coceira e a congestão nasal. 

Estudos clínicos sugerem que o uso da spirulina ao ter rinite alérgica causa uma diminuição dos sintomas da doença, trazendo mais conforto e bem-estar para a rotina.

Efeito anti-inflamatório e antioxidante

A ficocianina, um pigmento presente na spirulina que influencia na sua cor e é grande parte da composição desse superalimento. 

É justamente por conta dela que a microalga possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e neuroprotetoras.

Controle dos níveis de açúcar

Estudos sugerem que, em pessoas com diabete mellitus tipo 2, a ingestão da Spirulina em jejum ou após comer carboidratos repercute na diminuição da glicose no sangue

Apesar de serem evidências, considere essa sugestão com o seu médico ou profissional da saúde com quem você se consulta.

Melhora da anemia

Uma das possíveis causas da anemia é a deficiência de ferro no organismo. Pelo fato de a espirulina possuir em sua composição o ferro, contribui no tratamento de pessoas que possuem deficiência desse mineral.

Isso acontece pois a quantidade de hemoglobina dos glóbulos vermelhos aumenta com a ingestão da spirulina.

Spirulina e o processo de emagrecimento

A spirulina pode ser uma grande colaboradora no processo da perda de peso corporal.Isso acontece devido a alguns efeitos que a Spirulina tem no organismo humano. 

Entre eles, estão a melhora na resistência contra a leptina e a diminuição da infiltração dos macrófagos na gordura visceral (a gordura da cavidade do abdômen).

A resistência contra a leptina está relacionada com o controle do apetite e a regulação do gasto energético. 

Já a diminuição dos macrófagos traz mais de um benefício, como:


Spirulina como um nutracêutico

Além de ser benéfica para o organismo, o uso dessa alga também pode ser feito com o objetivo de ser um medicamento.

A sua ingestão auxilia no tratamento e na prevenção de doenças, desde a rinite alérgica, até a diabetes e a anemia. Inclusive, também já existem alguns estudos que a relacionam com propriedades anticâncer.

Estudos em humanos mostraram que ocorreu a diminuição de lesões pré-cancerosas na boca em pessoas que ingeriram a spirulina durante um ano.

Porém, estudos mais avançados ainda são necessários. Também é importante reforçar que a spirulina pode auxiliar em tais doenças, mas cada organismo reage de uma maneira diferente e nada é garantido – portanto, consulte seu médico.

Como adicionar a spirulina na sua dieta?

Essa superalga costuma ser vendida em cápsulas, pó ou em comprimidos, você pode consumir tanto com água, quanto com frutas e sucos.

As cápsulas e comprimidos são uma boa opção caso você prefira um sabor mais ameno e menos marcante – afinal, algumas pessoas relatam que a spirulina em pó costuma ter um gosto amargo.

Mas, lembre-se: para saber a dosagem correta e para garantir que a spirulina realmente é uma opção viável, é imprescindível a consulta com um profissional da saúde especializado.

A Desinchá te ajuda a entender mais sobre outros superalimentos e como começar hoje mesmo a investir na saúde do seu corpo!

Conheca a Spirulina Premium em Cápsulas Super Nutrition e comece já a usufruir dos ativos concentrados dessa alga. Aproveite o cupom DESINBLOG e garanta descontos exclusivos para leitores do blog!  

Fonte:

https://examine.com/supplements/spirulina

https://doi.org/10.1590/S1413-70542008000500029

5/5 - (1 voto)

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também