Hábitos

Como o sono auxilia na longevidade: dicas de boas práticas para melhorar a qualidade do sono

Como o sono auxilia na longevidade: dicas de boas práticas para melhorar a qualidade do sono

Ter uma boa noite de sono é sinônimo de muitas coisas boas. Dormir bem faz com que o seu dia seja muito mais proveitoso e também melhora a sua qualidade de vida. Mas, não é só isso que uma “noite bem dormida” faz por você!

Hoje, você entenderá como o sono auxilia na longevidade, de que maneira ele melhora a sua qualidade de vida e como manter uma boa higiene do sono. Boa leitura!

A importância de uma boa noite de sono

Talvez, você seja do time que ama passar horas dormindo, ou tenha o costume de pensar que dormir é perda de tempo.

Se você se identificou mais com a segunda opção, saiba que é exatamente o contrário – quanto melhor e mais você dorme, mais tempo de vida você ganha!

Além de contribuir para o seu dia a dia, melhorar a sua saúde e te trazer uma qualidade de vida maior, uma boa noite de sono também pode te trazer longevidade, aumentando os seus anos de vida. 

Afinal, como o sono auxilia na longevidade?

Um estudo feito pelo Colégio Americano de Cardiologia envolveu diversas pessoas e comprovou que apenas dormir longas horas de sono não é o suficiente – a qualidade do sono também é um fator importante e decisivo.

A combinação de tempo de sono com a sua qualidade são fatores que, quando combinados, podem aumentar os anos de vida de uma pessoa.

Para os pesquisadores, existem cinco fatores que compõem um sono de boa qualidade:

Estes foram os fatores considerados na pesquisa realizada nos Estados Unidos. 

Quais foram os resultados da pesquisa?

Conforme o estudo, as pessoas que possuem estes cinco fatores têm 30% menos de chance de morrer por qualquer causa, quando comparadas com os participantes tinham apenas um ou nenhum dos fatores citados acima.

Além disso, seguindo a mesma comparação, estas pessoas têm 21% menos chances de morte por doenças cardiovasculares e 19% menos chances de morte por câncer.

Isto significa que os indivíduos do sexo masculino que seguem todos os cinco fatores, mantendo uma boa rotina do sono, tem a sua expectativa de vida aumentada entre 4 a 7 anos.

Já as mulheres que também seguem os fatores de bons hábitos do sono, têm a sua expectativa de vida aumentada entre 2 a 4 anos.

Portanto, uma rotina de sono saudável e de qualidade faz com que a quantidade de anos de vida de uma pessoa aumente em uma média de 5 anos de vida, uma vez que acontece a melhora na qualidade de vida e a diminuição das chances de ocorrência de doenças. 

Outros benefícios de uma boa noite de sono

Manter uma rotina do sono que envolva não apenas uma boa quantidade de horas dormidas mas, também, a qualidade do sono dormido, não traz apenas o benefício da longevidade e do ganho de anos de vida.

Muito pelo contrário! Diversos são os benefícios que uma noite bem dormida pode trazer a uma pessoa ao longo da sua vida.

Isso acontece porque o sono é o momento em que o corpo e a mente humana tem disponível para descansar e reparar várias das suas funções.

Dormir bem traz diversos benefícios – e todos eles acabam contribuindo para a longevidade – no final, tudo é um ciclo e todos os fatores estão interligados!

Entre os diversos benefícios de uma boa noite de sono, estão:

As consequências de uma noite mal dormida

Ao passo em que diversos benefícios são adquiridos com um sono de qualidade, certos malefícios podem ser advindos de uma noite mal dormida.

O pouco sono pode causar problemas cardíacos, como doenças, perda da funcionalidade do coração e pressão alta.

A tolerância à glicose e a diminuição da sensibilidade à insulina também são condições ocasionadas pela falta de sono.

Além disso, o hormônio do estresse, o cortisol, também acontece quando há a privação do sono. Isso aumenta o estresse e ocasiona em ações impulsivas e improdutivas.

Diversas podem ser as consequências de um sono ruim; cada organismo e ser humano reage de maneira única. Contudo, é fato que além de deixar a saúde exposta a diversos perigos, a falta de sono não contribui para a longevidade.

Dicas para uma boa higiene do sono

Caso você não tenha uma rotina que conte com todos os fatores que fazem com que o seu sono seja um sono duradouro e de boa qualidade, não se preocupe – você sempre pode investir na higiene do sono.

Ela consiste em um conjunto de técnicas que você pode aplicar para conseguir atingir uma qualidade de sono muito melhor.

Algumas ações que você pode colocar em prática são:

A Desinchá pode ser sua aliada nesse processo

Agora que você já sabe como o sono auxilia na longevidade e todos os benefícios que ele traz, além de melhorar ele com uma rotina e hábitos saudáveis, você também pode ter grandes aliados que tornam esse processo muito mais fácil e tranquilo para você.

O Desinchá Noite é um chá vendido em sachês que possui ingredientes e componentes cujo objetivo é desacelerar o seu corpo e a sua mente antes de dormir, sendo um grande aliado para te ajudar a adormecer sem dificuldades.

Além disso, a Desinchá também conta com a Melatonina Líquida e Night Control Blend e a Melatonina Líquida, ambos produtos em gotas que servem como forma de suplementação do hormônio do sono, devendo ser tomados antes de dormir.

Para adquirir esses e outros produtos, você pode utilizar o cupom DESINBLOG no site, a fim de obter um desconto na sua compra!

E lembre-se: o acompanhamento de um profissional médico é fundamental antes da inserção de qualquer suplemento ou medicamento na sua rotina, afinal, cada organismo possui um funcionamento único.

Aproveite que você sabe como o sono auxilia na longevidade e comece já o seu ritual de higiene do sono!

Fontes:

https://oglobo.globo.com/saude/medicina/noticia/2023/02/dormir-bem-pode-acrescentar-5-anos-de-vida-entenda.ghtml

https://persono.com.br/insights/sono-e-ciencia/longevidade-e-sono

Avalie post

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também