Emagrecimento

O que comer antes, durante e depois do jejum intermitente

O que comer antes, durante e depois do jejum intermitente

Já contei por aqui como foi fazer o meu primeiro jejum intermitente de 24h, e agora quero te passar algumas informações mais técnicas sobre o que comer (e o que deixar de comer) antes, durante, e depois do jejum intermitente.

Alguns detalhes fazem toda a diferença para você colher os benefícios dessa prática, e é exatamente sobre isso que vamos falar hoje. 

O que comer antes, durante e depois do jejum intermitente

O que comer antes do jejum intermitente

Pelo menos, na sua última refeição, antes de começar o jejum intermitente, é importante focar numa alimentação cetôgenica ou low carb. Isso vai fazer com que os seus níveis de insulina baixem, vão deixar seu corpo mais preparado para sentir os benefícios que o jejum pode oferecer. 

O que comer durante o jejum intermitente

Aqui você não vai estar comendo muita coisa, já que todo o ponto do jejum intermitente está em restringir sua alimentação – porém ainda é possível consumir algumas coisas. Veja:

 O que comer pouco antes de quebrar o jejum

De tudo isso o que mencionei aí em cima, é altamente recomendado que você diminua os níveis de cortisol na sua corrente sanguínea. Enquanto você não está se alimentando, o cortisol te ajuda a queimar gordura…  

Mas quando você junta cortisol + comida, ele estoca o alimento como gordura. 
 
Isso porque o cortisol tem o efeito de te deixar preparado para tudo. Apesar de ser conhecido como o “hormônio do estresse”, ele é liberado logo que você acorda para te ajudar a despertar. Então ele tem tudo a ver com a regulação de energia do seu corpo. 

Como fazer isso, então? Antes de quebrar o jejum, é legal consumir: 

Agora, a forma de quebrar o jejum intermitente é um dos passos mais importantes de todos. Isso porque, nesse momento, seu sistema digestivo está bem sensibilizado. 

Como quebrar o jejum

O foco aqui é apenas acordar o seu sistema digestivo, elevando o mínimo possível de insulina. 

O que comer depois do jejum intermitente

1h ou 1h30 após quebrar o jejum intermitente você já pode comer uma refeição normal, de preferência incluindo alimentos ricos em: 

Isso vai apoiar o bom funcionamento da sua tireoide.  

Para nós, mulheres, é especialmente indicado também incluir depois do jejum intermitente: 

Esses ingredientes combinados vão ajudar nosso corpo a produzir os níveis necessários de estrogênio para funcionar normalmente. 

Em relação aos exercícios: você pode manter sua rotina normal, a não ser que treine de um jeito maníaco. Se o seu objetivo for cuidar do corpo, é legal treinar um pouco antes de quebrar o jejum (e aí sua primeira refeição pode ser o seu pós-treino). 

Se você está buscando mais um estilo de vida ou seu foco é ganhar músculos, tudo bem treinar depois de comer. 

 Agora você já sabe como se alimentar em cada etapa para fazer um jejum intermitente com saúde e responsabilidade. Se quiser se aprofundar numa estratégia low carb de alimentação, que vai MUITO BEM junto de uma estratégia de jejum intermitente, criamos esse post que também pode te ajudar bastante. 😉

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Por Melina França
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