Já contei por aqui como foi fazer o meu primeiro jejum intermitente de 24h, e agora quero te passar algumas informações mais técnicas sobre o que comer (e o que deixar de comer) antes, durante, e depois do jejum intermitente.
Alguns detalhes fazem toda a diferença para você colher os benefícios dessa prática, e é exatamente sobre isso que vamos falar hoje.
Pelo menos, na sua última refeição, antes de começar o jejum intermitente, é importante focar numa alimentação cetôgenica ou low carb. Isso vai fazer com que os seus níveis de insulina baixem, vão deixar seu corpo mais preparado para sentir os benefícios que o jejum pode oferecer.
Aqui você não vai estar comendo muita coisa, já que todo o ponto do jejum intermitente está em restringir sua alimentação – porém ainda é possível consumir algumas coisas. Veja:
De tudo isso o que mencionei aí em cima, é altamente recomendado que você diminua os níveis de cortisol na sua corrente sanguínea. Enquanto você não está se alimentando, o cortisol te ajuda a queimar gordura…
Mas quando você junta cortisol + comida, ele estoca o alimento como gordura.
Isso porque o cortisol tem o efeito de te deixar preparado para tudo. Apesar de ser conhecido como o “hormônio do estresse”, ele é liberado logo que você acorda para te ajudar a despertar. Então ele tem tudo a ver com a regulação de energia do seu corpo.
Como fazer isso, então? Antes de quebrar o jejum, é legal consumir:
Agora, a forma de quebrar o jejum intermitente é um dos passos mais importantes de todos. Isso porque, nesse momento, seu sistema digestivo está bem sensibilizado.
O foco aqui é apenas acordar o seu sistema digestivo, elevando o mínimo possível de insulina.
1h ou 1h30 após quebrar o jejum intermitente você já pode comer uma refeição normal, de preferência incluindo alimentos ricos em:
Isso vai apoiar o bom funcionamento da sua tireoide.
Para nós, mulheres, é especialmente indicado também incluir depois do jejum intermitente:
Esses ingredientes combinados vão ajudar nosso corpo a produzir os níveis necessários de estrogênio para funcionar normalmente.
Em relação aos exercícios: você pode manter sua rotina normal, a não ser que treine de um jeito maníaco. Se o seu objetivo for cuidar do corpo, é legal treinar um pouco antes de quebrar o jejum (e aí sua primeira refeição pode ser o seu pós-treino).
Se você está buscando mais um estilo de vida ou seu foco é ganhar músculos, tudo bem treinar depois de comer.
Agora você já sabe como se alimentar em cada etapa para fazer um jejum intermitente com saúde e responsabilidade. Se quiser se aprofundar numa estratégia low carb de alimentação, que vai MUITO BEM junto de uma estratégia de jejum intermitente, criamos esse post que também pode te ajudar bastante. 😉
Dieta Low Carb ou Slow Carb
Slow Carb, regras e benefícios da dieta
Gorduras Low Carb, quais as melhores opções
Comentários