Emagrecimento

Meu primeiro jejum intermitente de 24h

Meu primeiro jejum intermitente de 24h

Foi falar assim “Vou fazer um jejum intermitente de 24h”, e o resultado foi quase instantâneo: ao andar pela rua, no caminho de casa ao trabalho, minha atenção foi sequestrada por TO-DOS os restaurantes, padarias, botecos, e basicamente qualquer estabelecimento que vendesse COMIDA.

Em algum momento cheguei a pensar “Ahhhh, bem que eu poderia almoçar uma coisa bem gostosa hoje… Hmmm…”

Para em seguida “outra voz” responder: “Que mané comida gostosa, garota? Você está de jejum, lembra? Je-jum!”

E antes que me acusem de ser louca, masoquista, ou coisa pior, vou falar um pouquinho sobre por que o danado do jejum intermitente pode ser benéfico para nossos corpitxos (e porque eu estava nessa brisa):

O jejum intermitente ajuda nossas células a se recuperarem

O jejum ativa a autofagia celular quando as células se livram de estruturas defeituosas -, o que tem um impacto na nossa longevidade e na qualidade do nosso envelhecimento.

Potencializa o controle de gordura

Quando não estamos dando energia na forma de alimentos para o corpo, ele passa a usar as reservas de gordura para se manter funcionando (sem perda de massa muscular em adultos ativos).

Regula a produção de hormônios

Os benefícios mostrados no estudo da Science Daily  incluem:

Melhora as funções cerebrais

O jejum tem demonstrado que nos deixa mais alertas, com um foco maior nas atividades que estamos desempenhando.

Combate inflamações

Um dos motivos pelos quais o jejum está associado a um envelhecimento com maior qualidade, ajudando a combater inflamações no corpo, um dos principais processos causadores de diversas doenças.

Acelera o metabolismo

O jejum intermitente potencializa ajuda a acelerar o metabolismo e que serve para deixar o seu corpo mais alerta.

Meu primeiro jejum intermitente de 24h. Olha como foi

Meu primeiro jejum intermitente de 24h

Há um tempo, confesso que ficava com o pé atrás quanto ao jejum, mas aos poucos isso foi dando lugar à curiosidade.

No nosso processo de evolução, o comum era comer quando se tinha fome real e às vezes nem dava pra comer imediatamente à sensação de fome. Não tinha ninguém dizendo pra comer a cada 3 horas ou algo assim.

Eu já tinha passado por uma reeducação alimentar, consumindo comida de verdade, menos industrializados, e sem açúcar e estava experimentando uma estratégia low carb.

Então já vinha sentindo menos fome de uma forma geral. Tinha até feito alguns jejuns intermitentes (até 16h). Mas, alguma coisa em fazer jejum intermitente de 24h assustava minha mente imensamente.

ELA (mais do que qualquer possível desconforto) foi quem mais me atrapalhou nesse processo. Era só dizer que “não”, e a minha mente queria “comer qualquer coisa, e AGORA”. Essa foi uma grande lição do quão mimada minha mente pode ser.

O segundo jejum intermitente de 24h, por outro lado, foi BEM MAIS sossegado. Uma das explicações para isso é a grelina – o chamado “hormônio da fome”.

Quanto mais grelina você produz, mais você tem vontade de come.  E quanto mais você come, mais grelina você produz.

O “pulo do gato” é: quando você muda seus padrões de alimentação e passa a comer menos, aos poucos o seu corpo se adapta e passa a sentir menos fome.

E você, já testou algum tipo de jejum? Como foi a sua experiência? Conta pra gente que vamos adorar saber!

E se você tem curiosidade e gostaria de testar se o jejum intermitente funciona para você, lembramos que é importante consultar seu médico ou nutricionista antes, ok?

5/5 - (3 votos)

Comentários

10 comments

  1. A alguns anos atrás fiz jejum intermitente, agora recentemente voltei a fazer o jejum de 18 horas
    E hoje tá sendo o meu primeiro de 24 horas
    Confesso que não está sendo fácil
    A vontade de tomar café com açúcar e maior
    Mas a fome tá tranquila só minha cabeça tá meio estranha querendo doer.

  2. O meu primeiro jejum de 24 horas está sendo hoje estou me sentindo muito bem ,pensei que não conseguiria ,mas tá sendo tranquilo ocupei minha mente .e por incrível que pareça .fiz minha comida e tô conseguindo .esperar tô muito orgulhosa de mim ,no começo do meu jejum que foi de 12 .16 18 .20.fui melhorando as poucos quando achava que ia sentir dor de cabeça ,aí comia mas agora não sinto dos aos poucos ,o corpo vai se adaptando a essa nova vida .tô muito feliz já perdi 7 kilos em 15 dias enfim to mega feliz pois eu quero e posso tudo eu mando em mim ,e não desconto mais minhas emoções na comida .e dou pro meu corpo alimento de verdade que me faz bem ?

  3. Eu já fui mais atuante no jejum intermitente, e funcionou tanto para a perda ou manutenção de peso. Afrouxei o fluxo nos últimos dois anos, para tentar um novo estimulo ao corpo e buscar novos resultados, onde somente adquirir alguns kg a mais. Estou retomando a rotina do jejum intermitente, já fiz alguns jejuns de 16 e 18h. Hoje estou no jejum de 24h e realizando com uma maior atenção aos estímulos do meu corpo ao período de uma grande janela sem alimentos.

  4. Tenho dificuldades para perder peso, e estou fazendo a um mês o JI , estou a dois dias no 24 hrs , estou ben preciso perder 14 kilos e já consegui 6 , meu caso é lento pela idade tenho 50 anos e metabolismo lento não faço exercício físico , vou começar a caminhada se Deus quiser, para vê se a perda de peso acelera , mais mesmo assim estou feliz pq perder peso para mim , depois de uma certa idade sempre foi difícil tem 10 dias que não me peso pode até ser que tenho perdido mais .

  5. gostei dos comentários e eu vou tentar o jejum de 24 h, porque estou com problemas de peso, estou a fazer uma dita em que por dia estou a tirar 800g e vou combinar com jejum de 24 hora por semana ou seja um dia por semana vou ficar de jejum

  6. Resolvi fazer jejum intermitente para substituir a dieta cetogênica que me foi indicada em razão de doença crônica. Como a cetose (mesmo efeito alcançado pela dieta cetogênica) também ocorre no jejum de 24h, resolvi testar.
    Não encontrei nenhum médico ou nutricionista na minha localidade que fosse adepto à adoção do jejum em substituição à dieta cetogênica (no exterior há diversos defensores), mas tendo certos cuidados, resolvi fazer mesmo assim.
    Não tive dificuldades em ficar 24h sem comer desde a primeira vez que fiz, inclusive já inclui exercícios físicos leves no dia que estou de jejum: substituindo a corrida por uma caminhada. Passei a consumir mais líquidos, estou mais disposta e aparentemente têm auxiliado na minha doença crônica sem as restrições mais do que indesejadas da dieta cetogênica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também