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Por que adicionar alimentos integrais na sua dieta?

Quem busca ter uma alimentação mais saudável já deve ter ouvido falar em ingredientes integrais. Muito ricos em fibras, os integrais são uma ótima fonte de nutrientes e possuem ainda mais vitaminas e minerais.

Para te ajudar a adicionar mais alimentos integrais na sua dieta e refeições, preparamos esse conteúdo que explica muito mais sobre os benefícios e ainda mostrar quais as substituições podem ser feitas.

O que são alimentos integrais?

Em resumo, os alimentos que não passam por nenhum tipo de processo de refinamento ou industrialização podem ser considerados integrais. Ou seja, são aqueles alimentos que conservam cascas, por exemplo, que são partes muito fibrosas e nutritivas.

A alimentação integral, combinada com outros hábitos saudáveis como consumo de frutas, verduras, saladas e ingestão de água, é excelente para quem quer evitar alimentos com muito sódio e uma dieta rica em nutrientes. 

O que esse tipo de alimento pode trazer para o nosso corpo?

Escolher por alimentos ou receitas que contém ingredientes integrais com certeza trarão muitos benefícios para o corpo, alguns deles são:

  • melhora da digestão: com grandes quantidades de fibras, a alimentação integral deixam a digestão mais lenta, porém com um maior aproveitamento e absorção das vitaminas pelo nosso sistema;
  • ricos nutricionalmente: todos os alimentos integrais são ricas fontes de fibra, vitaminas, minerais que ajudam a equilibrar a dieta;
  • diminuição do colesterol ruim: o LDL é aquele tipo de gordura saturada que não auxilia na saúde do corpo. Ao se alimentar com receitas mais integrais, as fibras absorvem as moléculas de gordura e normalizam o colesterol;
  • diminui a diabetes: com um índice glicêmico mais baixo, a glicose é absorvida lentamente, o que evita picos de glicemia e diminui a diabetes.

Como adicionar alimentos integrais na dieta?

Mesmo com tantos benefícios, fazer uma mudança alimentar leva tempo e muita dedicação. Algumas vezes, até a própria rotina não ajuda na mudança de hábito. Por isso, veja algumas dicas para começar a incorporar alimentos integrais hoje mesmo nas suas refeições:

Substitua os alimentos da sua rotina

Uma boa forma de introduzir alimentos integrais na sua rotina alimentar é substituindo os itens refinados. Por exemplo:

  • arroz branco por arroz integral;
  • sal refinado por sal marinho;
  • farinha de trigo branco por farinha de trigo integral ou farinha de arroz, entre outros.

Essas pequenas alterações com certeza já trarão melhora para o seu corpo. Então, diversifique esses itens com verduras, legumes e frutas e ainda adicione cereais e outros grãos integrais. 

Não exagere na porção!

Mesmo que a alimentação integral seja mais saudável, isso não quer dizer que é liberado comer exageradamente. Esse tipo de refeição costuma trazer mais saciedade e, para que as fibras tenham um efeito positivo, é ideal beber bastante líquido, como água ou até seu chá preferido.

Faça receitas com itens integrais

A melhor maneira de se conectar com a sua comida é na cozinha. Então, faça receitas com os alimentos integrais que você mais gostar! Você pode fazer pratos deliciosos e equilibrados com saladas, grãos e até sobremesas de dar água na boca.

Quer ver um exemplo? Você pode preparar um delicioso cookie integral para tomar com um Desinchá sobremesas!

Gostou de saber mais sobre alimentação integral? Conheça nosso DesinChef, um espaço do nosso blog repleto de receitas saudáveis irresistíveis!

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