Nutrição

Alimentação saudável: conheça as frutas e legumes de cada estação

Alimentação saudável: conheça as frutas e legumes de cada estação

Uma ótima maneira de iniciar uma alimentação mais saudável é introduzir frutas e legumes nas refeições. Graças ao clima tropical, durante todas as estações do ano é possível encontrar uma grande variedade de frutas e legumes para todas as refeições do dia.

Desde optar por uma fruta pela manhã até adicionar um legume na janta, é ideal estarmos de olho no calendário e ter sempre por perto as frutas e legumes de cada estação. Assim, fica ainda mais fácil ter uma alimentação vida mais saudável! 

Verão

O verão é a estação conhecida por ser uma das mais quentes, o que faz aumentar a procura por alimentos mais leves e bebidas refrescantes. As frutas mais comuns da estação são: acerola, ameixa, melão, melancia, coco verde, maracujá, entre outras.

Nos legumes, temos pepino, abobrinha, berinjela, cenoura, mandioca, tomate e vários outros. Com esses alimentos, é possível fazer sucos, saladas e adicioná-los como lanche. Ainda há a possibilidade de testar receitas deliciosas que são saudáveis e que combinam com o verão!

As vitaminas presentes nessas frutas e legumes são essenciais para o corpo. Mesmo em dias muito quentes e abafados, é ideal que o nosso sistema sinta disposto para realizar as atividades rotineiras e até exercícios físicos. 

Outono

Uma estação que tem a temperatura um pouco mais baixa, mas o sol ainda é presente em boa parte do dia. Então, no outono é possível se alimentar bem mesmo em dias mais frios, sendo que os legumes da estação são: abóbora, chuchu, mandioquinha, milho-verde, inhame, palmito, entre outros alimentos saudáveis e saborosos.

Para quem gosta de comer uma fruta no meio da tarde ou entre as refeições, as melhores da estação são: abacate, kiwi, pêssego, romã, banana-maçã, caqui, uva e pêra. Imagina que gostoso se deliciar com uma salada de abacate enquanto toma um refrescante suco de pêssego? Os dias quentes de outono são perfeitos para isso!

Inverno

Agora, para a estação mais fria do ano, os legumes são bastante utilizados para fazer caldos quentes, sopas e outras receitas que esquentam o nosso corpo ao mesmo tempo que mantém a imunidade fortificada.

Desse modo, além de adicionar as refeições, os legumes como beterrabas, cenouras e  vagem, ter frutas como caju, caqui, jabuticaba, abacaxi, ajudam a repor as vitaminas e nutrientes e manter a alimentação saudável mesmo em dias mais frios.

É importante lembrar que no inverno costuma ter menos sol, então consumir alimentos que possuam uma quantidade razoável de vitamina D é essencial. Uma das melhores formas para manter o corpo rico dessa vitamina, mesmo sem o sol, é optar por suplementos alimentares como o Desin Gummy.

Primavera

A primavera tem temperaturas mais amenas e é uma das mais agradáveis. Para quem gosta de frutas como amora, manga, pitanga e mamão é uma excelente estação para adicionar esses alimentos na rotina, seja em sua forma natural ou em suco.

Os legumes são ótimos para quem é apaixonado em aspargos, pepinos, pimentões, quiabos, ervilha, tomate, que podem ser muito saborosos em saladas ou em outras receitas mais quentes. A primavera também pode ser a estação perfeita para quem prefere climas mais equilibrados e é ótima para manter o corpo em equilíbrio também!

Viu como é fácil balancear a sua alimentação, aproveitando as frutas e legumes das estações? Agora, faça o seu cardápio com os alimentos saudáveis que mais gosta e arrase na cozinha!

Avalie post

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também