Corpo

A importância da vitamina D no inverno

A importância da vitamina D no inverno

O inverno é aquela época do ano onde algumas tentações aparecem. Comidas calorosas, falta de vontade para praticar exercícios e outros fatores comprometem a busca por uma vida saudável. Além disso, esse lifestyle pode trazer consequências para o corpo. Uma delas é a falta ou desequilíbrio de vitamina D.

Quer saber por que essa vitamina é tão importante e por que é preciso estar atento aos seus níveis no inverno? Acompanhe o artigo!

O que é vitamina D?

A vitamina D, assim como outras vitaminas, é um nutriente fundamental para o bom funcionamento do corpo humano. O problema, contudo, é que nosso organismo não produz vitaminas sozinho. 

Isso significa dizer que precisamos obtê-las de maneiras alternativas, como por meio de suplementação vitamínica, da alimentação ou de práticas como a exposição ao sol. E o sol é justamente uma das principais maneiras de obter vitamina D. A recomendação é de tomar sol por pelo menos 20 minutos diários.

Quais os benefícios da vitamina D?

Conhecida principalmente por auxiliar no funcionamento do sistema imune, a vitamina D desempenha importantes papéis no organismo. Entre seus principais benefícios podemos destacar que essa vitamina auxilia:

O que a falta de vitamina D pode causar no organismo?

Como vimos, a vitamina D atua fortemente sobre o fortalecimento do sistema imune. Por consequência, a falta da vitamina pode acarretar em doenças como osteoporose e raquitismo, além da má formação óssea nas crianças.

Mas a falta de vitamina D vai além. Quando os níveis estão baixos, problemas como a queda de cabelo, diminuição da imunidade, depressão e até mesmo diabetes podem surgir ou se intensificar.

Como obter vitamina D no inverno?

Não há nada melhor que aproveitar o sol em um ambiente ao ar livre, não é mesmo? No inverno, porém, a duração diária da luz do sol é menor do que nas outras três estações do ano.

Ou seja, existem muitas questões que influenciam a maneira que obtemos vitamina D.

Com isso, também fica comprometida uma das principais fontes de vitamina D, que é a exposição ao sol, como vimos. Dessa maneira, durante o inverno, há menos oportunidades para ficar exposto ao sol. Sendo assim, é preciso obter a vitamina por meio de alimentos e suplementos.

Você pode encontrar a vitamina no óleo de fígado de bacalhau, em peixes como atum e salmão, além da gema do ovo. Já na suplementação, é preciso ter alguns cuidados com a quantidade ingerida. Procure por suplementos que tenham no máximo 2.000 UI de Vitamina D, valor recomendado para que a ingestão não cause efeitos colaterais.

Afinal, é da sua saúde que estamos falando. Procure sempre suplementos vitamínicos de empresas que você já conhece, sabe do histórico e reputação. Assim você se mantém saudável, sem problemas e sempre com as vitaminas necessárias!

E se você quer saber mais sobre outras vitaminas e sua importância, clique aqui e descubra tudo sobre as vitaminas do complexo B!

Avalie post

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também