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Conheça os benefícios das vitaminas do complexo B

Nosso corpo não produz todas as vitaminas e nutrientes que necessitamos. Dessa forma, precisamos nos alimentar bem e de forma equilibrada. Algumas das vitaminas mais importantes para o organismo são as do complexo B. Pensando nisso, preparamos este conteúdo especialmente para você conferir os benefícios delas! 

O que é o complexo B?

Ele é um conjunto de vitaminas. São elas: B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B6 (piridoxina), B7 (biotina), B5 (ácido pantotênico), B9 (ácido fólico) e B12 (cobalamina). Cada uma possui uma função específica, mas juntas elas são responsáveis por manter as funções metabólicas de nosso corpo

Você pode adquiri-las por meio da alimentação ou ainda com a ajuda de suplementos. A dosagem recomendada, em adultos, geralmente é de  5 a 10 mg de vitamina B1, 2 a 4 mg de vitamina B2 e B6, 20 a 40 mg de vitamina B3 e 3 a 6 mg de vitamina B5, por dia, mas ela pode variar dependendo de suas necessidades. Para isso consulte um especialista em nutrição para saber mais.

Benefícios do complexo B

Por se tratarem de vitaminas que ajudam a transformar o alimento em energia, elas são muito utilizadas por pessoas que têm dias mais agitados e que praticam esportes com regularidade e de maior intensidade. Mas não se engane, elas podem ser consumidas por qualquer pessoa, porém com a dosagem correta.

Algumas de suas vantagens são:

  • Auxilia no funcionamento do sistema imune;
  • Auxilia na formação de células vermelhas do sangue;
  • Auxilia no metabolismo energético;
  • Auxilia no metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras;
  • Auxilia no processo de divisão celular.

Por isso é muito importante manter um consumo diário delas para a manutenção da saúde, tanto física quanto mental. No entanto, nem sempre conseguimos alcançar o recomendado por dia apenas com uma alimentação balanceada, principalmente se você é uma pessoa extremamente ativa. 

Dessa forma é possível completar esta falta com suplementos ou produtos que os trazem em sua composição e assim manter o funcionamento de seu corpo adequadamente.

Aprenda mais sobre cada vitamina do complexo B

Vitamina B1 e vitamina B2

A vitamina tiamina foi a primeira a ser descoberta e por isso recebeu o nome de B1. Seu papel é transformar os nutrientes em energia para os tecidos do corpo. Porém seu tempo de vida dentro do organismo é curto. Por isso é preciso consumi-la regularmente.

Você pode encontrá-la em carnes, leites, ovos, legumes, cereais integrais e leguminosas como feijão e grão de bico.

Já a B2 tem ação antioxidante que auxilia na proteção dos danos causados pelos radicais livres, no metabolismo do ferro e ainda contribui para  a manutenção da pele e de mucosas.  Pode ser encontrada em carnes (principalmente fígado), leites, ovos, brócolis, ervilha, amendoim, castanhas, nozes, abacate e levedo de cerveja.

Vitamina B3 e vitamina B5

A vitamina B3, também conhecida como niacina, contribui para a manutenção da pele, auxilia no metabolismo energético e também no metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras. Ela pode ser encontrada em cogumelos, fígado, peixes, leites, ovos, amendoim, castanha-do-pará, frutas secas, tomate e cenoura.

Já a vitamina B5 auxilia no metabolismo energético e tem alto teor de ácido pantotênico. Pode ser encontrada em ovos, leite, ervilhas, feijão, cogumelos e gérmen de trigo. 

Vitaminas B6 e B7

A B6 auxilia na formação de células vermelhas do sangue e no metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras. Você a encontra em peixes, nozes, amendoim, avelãs, semente de girassol, gérmen de trigo, levedo de cerveja, milho, cereais integrais, leguminosas, couve-flor, banana, melão e uvas passas.

Já a vitamina B7 auxilia no metabolismo energético. A biotina, como é conhecida, também contribui para a manutenção do cabelo e da pele. Você a encontra em carne vermelha, amendoim, nozes, tomate, gema do ovo, cebola, cenoura, alface, couve-flor e amêndoa.

Vitamina B9 e vitamina B12

Enquanto a B9 auxilia na síntese de aminoácidos, a vitamina B12 auxilia no funcionamento do sistema imune e na formação de células vermelhas do sangue.

Você pode encontrar a vitamina B9 em alimentos como fígado, vegetais de folhas verdes escuras, grãos, ervilha, lentilha, feijão, frutas cítricas e ovos. E a B12 em alimentos de origem animal. 

Vimos a importância do complexo B no nosso organismo e como nem sempre conseguimos atingir as recomendações diárias apenas com a alimentação. Por isso, procure produtos efetivos que te ajudem na sua vida saudável e no treino sem perder o sabor.

As vitaminas mastigáveis costumam ser uma boa alternativa para o consumo desses componentes. Por possuírem aromas de frutas, elas são uma grande ferramenta para manter sua rotina fitness!

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