Beleza

Conheça os benefícios das vitaminas do complexo B

Conheça os benefícios das vitaminas do complexo B

Nosso corpo não produz todas as vitaminas e nutrientes que necessitamos. Dessa forma, precisamos nos alimentar bem e de forma equilibrada. Algumas das vitaminas mais importantes para o organismo são as do complexo B. Pensando nisso, preparamos este conteúdo especialmente para você conferir os benefícios delas! 

O que é o complexo B?

Ele é um conjunto de vitaminas. São elas: B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B6 (piridoxina), B7 (biotina), B5 (ácido pantotênico), B9 (ácido fólico) e B12 (cobalamina). Cada uma possui uma função específica, mas juntas elas são responsáveis por manter as funções metabólicas de nosso corpo

Você pode adquiri-las por meio da alimentação ou ainda com a ajuda de suplementos. A dosagem recomendada, em adultos, geralmente é de  5 a 10 mg de vitamina B1, 2 a 4 mg de vitamina B2 e B6, 20 a 40 mg de vitamina B3 e 3 a 6 mg de vitamina B5, por dia, mas ela pode variar dependendo de suas necessidades. Para isso consulte um especialista em nutrição para saber mais.

Benefícios do complexo B

Por se tratarem de vitaminas que ajudam a transformar o alimento em energia, elas são muito utilizadas por pessoas que têm dias mais agitados e que praticam esportes com regularidade e de maior intensidade. Mas não se engane, elas podem ser consumidas por qualquer pessoa, porém com a dosagem correta.

Algumas de suas vantagens são:

Por isso é muito importante manter um consumo diário delas para a manutenção da saúde, tanto física quanto mental. No entanto, nem sempre conseguimos alcançar o recomendado por dia apenas com uma alimentação balanceada, principalmente se você é uma pessoa extremamente ativa. 

Dessa forma é possível completar esta falta com suplementos ou produtos que os trazem em sua composição e assim manter o funcionamento de seu corpo adequadamente.

Aprenda mais sobre cada vitamina do complexo B

Vitamina B1 e vitamina B2

A vitamina tiamina foi a primeira a ser descoberta e por isso recebeu o nome de B1. Seu papel é transformar os nutrientes em energia para os tecidos do corpo. Porém seu tempo de vida dentro do organismo é curto. Por isso é preciso consumi-la regularmente.

Você pode encontrá-la em carnes, leites, ovos, legumes, cereais integrais e leguminosas como feijão e grão de bico.

Já a B2 tem ação antioxidante que auxilia na proteção dos danos causados pelos radicais livres, no metabolismo do ferro e ainda contribui para  a manutenção da pele e de mucosas.  Pode ser encontrada em carnes (principalmente fígado), leites, ovos, brócolis, ervilha, amendoim, castanhas, nozes, abacate e levedo de cerveja.

Vitamina B3 e vitamina B5

A vitamina B3, também conhecida como niacina, contribui para a manutenção da pele, auxilia no metabolismo energético e também no metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras. Ela pode ser encontrada em cogumelos, fígado, peixes, leites, ovos, amendoim, castanha-do-pará, frutas secas, tomate e cenoura.

Já a vitamina B5 auxilia no metabolismo energético e tem alto teor de ácido pantotênico. Pode ser encontrada em ovos, leite, ervilhas, feijão, cogumelos e gérmen de trigo. 

Vitaminas B6 e B7

A B6 auxilia na formação de células vermelhas do sangue e no metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras. Você a encontra em peixes, nozes, amendoim, avelãs, semente de girassol, gérmen de trigo, levedo de cerveja, milho, cereais integrais, leguminosas, couve-flor, banana, melão e uvas passas.

Já a vitamina B7 auxilia no metabolismo energético. A biotina, como é conhecida, também contribui para a manutenção do cabelo e da pele. Você a encontra em carne vermelha, amendoim, nozes, tomate, gema do ovo, cebola, cenoura, alface, couve-flor e amêndoa.

Vitamina B9 e vitamina B12

Enquanto a B9 auxilia na síntese de aminoácidos, a vitamina B12 auxilia no funcionamento do sistema imune e na formação de células vermelhas do sangue.

Você pode encontrar a vitamina B9 em alimentos como fígado, vegetais de folhas verdes escuras, grãos, ervilha, lentilha, feijão, frutas cítricas e ovos. E a B12 em alimentos de origem animal. 

Vimos a importância do complexo B no nosso organismo e como nem sempre conseguimos atingir as recomendações diárias apenas com a alimentação. Por isso, procure produtos efetivos que te ajudem na sua vida saudável e no treino sem perder o sabor.

As vitaminas mastigáveis costumam ser uma boa alternativa para o consumo desses componentes. Por possuírem aromas de frutas, elas são uma grande ferramenta para manter sua rotina fitness!

Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando nosso blog para mais novidades!

Avalie post

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também