Nutrição

Dieta Dukan: saiba tudo sobre ela!

Dieta Dukan: saiba tudo sobre ela!

A dieta Dukan é uma das mais famosas do mundo, assim como a low carb e a cetogênica, já que promete o sonho de muitas pessoas: emagrecer de forma rápida, sem precisar pular refeições ou fazer loucuras que podem comprometer a saúde.

Ela tem algumas fases, mas é importante saber que sua base é a proteína magra, ou seja, prepare-se para comer frangos e peixes com frequência durante a realização dela! Quer saber mais? Continue a leitura e confira como fazer esse cardápio que pode ajudar a perder bastante peso já na primeira semana!

Como funciona a dieta Dukan

Criada pelo médico Pierre Dukan, essa dieta consiste em 4 fases e, a depender de quantos quilos você precisa perder, a duração da primeira fase é diferente. Por exemplo, se precisar eliminar 5kg, basta 1 dia na primeira fase; para eliminar de 6 a 10kg, 3 dias na primeira fase. Já para perder de 11 a 20kg, são 7 dias na primeira fase. A seguir, você vai descobrir no que consiste cada fase desta dieta.

Fase 1: ataque

A fase um é, de fato, uma fase de ataque ao organismo, que vai se espantar, pois receberá, basicamente, somente proteína magra na dieta. A exceção se dá pelo farelo de aveia, que deve ser consumido uma vez no dia para trazer a sensação de saciedade.

As opções de proteína e alimentos para serem consumidos nessa fase da dieta Dukan são:

A partir desses alimentos, você pode criar seu cardápio com variedades. Não pule as refeições e pode comer quando tiver fome, contanto que se atenha aos alimentos permitidos nessa fase.

Fase 2: cruzeiro

Aqui, já é possível acrescentar legumes e verduras em seu cardápio, com exceção da batata, em dias alternados. Consuma os alimentos crus ou cozidos em água com sal. Use pouco azeite, limão e ervas para os temperos.

São sete dias alternando, um dia comendo só as proteínas (como na fase 1) e outro comendo proteínas + vegetais permitidos.

Alimentos permitidos (todos os da fase 1) :

Fase 3: consolidação

Aqui, é possível incluir 2 opções de frutas, 2 fatias de pão de forma integral e 1 porção de 40g de queijo sem precisar ser 0% gordura. Nessa fase, ainda está liberado, 2 vezes na semana, comer uma porção de carboidrato, como arroz ou macarrão, sempre integrais, feijão e, ainda, ter 2 refeições completas com o que quiser.

Dentre as frutas, é importante não consumir banana, cereja e uvas, por serem fontes de carboidrato.

Essa fase deve durar 10 dias para cada quilo que a pessoa deseja perder.

Fase 4: estabilização

Nesta fase, pode-se ter uma alimentação com todos os alimentos de volta para o cardápio, mas com moderação e algumas regras, como comer 3 porções de frutas por dia, ao menos em um dia da semana fazer a dieta da proteína semelhante a da fase 1, fazer exercícios físicos regularmente e dar preferência aos produtos integrais.

A dieta Dukan ajuda quem precisa perder peso rápido, já que nos primeiros 15 dias já se pode ser capaz de perder 5kg. Porém, é muito importante ouvir seu próprio corpo, respeitar sua fisiologia e ficar sempre atento às suas necessidades, se alimentando quando estiver com fome. Dessa forma, você terá sucesso na dieta e vai chegar ao seu objetivo com mais saúde!

E você, já fez essa dieta? Ela foi boa para você? Conte-nos sua experiência nos comentários!

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