Nutrição

A dieta cetogênica é boa para você? Descubra!

A dieta cetogênica é boa para você? Descubra!

Já conversamos aqui muitas vezes sobre alguns tipos de dieta: low carbslow carb, jejum intermitente, entre outras. Mas, com certeza você já deve ter ouvido falar sobre a dieta cetogênica e agora queremos abordar tudo o que você precisa saber sobre ela.

A dieta cetogenica é boa para você? Descubra!

Sem mais enrolação: 

O que é a dieta cetogênica?

Essa dieta consiste basicamente em uma brusca redução da quantidade de carboidratos consumidos e aumentar consideravelmente o consumo de gorduras.

Estas mudanças são realizadas com o objetivo de cuidar do corpo quanto ao acúmulo de gordura ruim.

Lembrando que é sempre importante ressaltar que esta dieta (ou qualquer outra) seja feita com a orientação de um nutricionista, já que é necessário fazer uma avaliação nutricional completa para saber se é possível ou não a realizar.

Como a dieta cetogênica funciona?

A dieta cetogênica se assimila com a dieta low carb, por conta da diminuição do carboidrato na alimentação.

A diferença entre as duas é que a dieta cetogênica diminui ainda mais a quantidade desse nutriente e para compensar essa redução, a dieta propõe um consumo de até 90% das calorias diárias em gorduras, vindas de principalmente oleaginosas e azeite.

Ela é pobre em proteínas e, especialmente, em carboidratos, com apenas 50g por dia (equivalente a uma batata pequena).

De onde vem o nome “cetogênica”?

Esse nome vem de cetose: “a cetose é um estado metabólico no qual uma parte do fornecimento de energia do corpo vem de corpos cetônicos no sangue, em contraste com um estado de glicólise no qual a glicose no sangue fornece energia”  

QUE? Fala português por favor! Bom, em outras palavras, a cetose é uma espécie de controle da gordura induzida pelo corte radical nos carboidratos.

Funciona assim: ao reduzir esse nutriente, que é o principal fornecedor da glicose que dá energia para as células, o organismo busca outras fontes de combustível, principalmente a gordura, que é o nutriente mais ingerido na dieta cetogênica. Melhorou né? 

O que eu posso e não posso comer nesta dieta?

Alimentos permitidos ou proibidos na dieta cetogênica

Sim, como você pode ver as opções são limitadas. Estas opções devem ser calculadas de acordo com as quantidades de carboidratos que cada pessoa necessita.

Esta quantidade será decidida pelo profissional que irá acompanhar sua dieta.  Um nutricionista também deve indicar o tempo determinado que seguirá com este plano de alimentação. 

Aqui uma simulação de um cardápio de um dia de dieta: 

Café da manhã: ovos mexidos com peito de peru e manteiga 

Almoço: picanha com brócolis temperado com azeite de oliva 

Lanche da tarde: castanhas. 

Jantar: salmão grelhado com salada temperada com azeite oliva 

Quais cuidados eu devo ter na dieta cetogênica?

Primeiro, a dieta cetogênica não pode ser feita por tempo prolongado, pois é muito restritiva. Ela é eficaz a curto e médio prazo (no máximo 3 semanas.

Algumas pessoas devem ficar atentas, por exemplo pessoas com diabetes ou hipertensão, pois frequentemente é preciso fazer ajustes nos medicamentos. Caso contrário, há risco de crises de hipertensão e hipoglicemia por conta das alterações no metabolismo. 

Além disso, a dieta cetogênica é contraindicada para pessoas com mais de 65 anos, crianças e adolescentes, grávidas e mulheres a amamentar. 

Conselhos da nutri

Fica aqui o meu alerta de que uma dieta cetogênica sempre deve ser acompanhada por um profissional. Portanto caso ache que é o plano alimentar ideal para você, procure ajuda profissional de um médico e/ou nutricionista para que você siga com a dieta cetogênica.

Em geral os resultados são muito positivos, mas cada organismo é diferente, as diversidades devem ser consideradas para assim escolher o melhor para cada um. Como eu sempre ressalto aqui: cada caso é um caso. 

Por Nutri Vitória Campos
3.7/5 - (3 votos)

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também