Corpo

Aprenda aqui o que é a ayurveda

Aprenda aqui o que é a ayurveda

A Ayurveda faz parte da medicina oriental que prega a união entre corpo, mente e espírito através das várias esferas do cotidiano, incluindo exercícios físicos, alimentação adequada, bons relacionamentos e paz interior. 

A medicina ayurvédica é capaz de equilibrar o que não está em harmonia entre corpo e mente por meio de terapias, foco nas comidas adequadas, prática de yoga, purificação, massagem, entre outros aspectos dessa filosofia holística.

Neste artigo, você poderá conhecer um pouco mais sobre a Ayurveda e entender como essa prática pode ajudar a ter uma vida mais leve. Acompanhe!

O que é Ayurveda?

O surgimento da Ayurveda se deu na Índia, há cerca de 5 mil anos. A palavra vem do sânscrito, onde ayus = vida e veda = ciência/conhecimento. Assim como outros conceitos da medicina oriental, a Ayurveda também dá a máxima atenção ao equilíbrio corpo-mente-espírito, mas ela também acredita que alguns fatores podem desequilibrar essa tríade, causando uma série de resultados que podem culminar em cansaço, doenças psicossomáticas, entre outros.

O equilíbrio entre as energias

Na medicina ayurvédica, é preciso saber que há 5 elementos levados em consideração para saber se o corpo, como um todo, está desalinhado: fogo, terra, água, ar e éter. Estes são os 5 elementos da natureza que os terapeutas especializados levam em conta ao fazer uma análise.

Todas as pessoas têm os 5 elementos, mas eles podem estar em desequilíbrio. Aliás, cada pessoa tende a ter um desequilíbrio em alguns desses elementos. Por isso, a Ayurveda dividiu em 3 doshas, que nada mais são classificações para o estado biológico daquele corpo, ou seja, como ele é sem estar alinhado.

Há o dosha Vata, que é regido por éter e ar, relacionado às funções nervosa e excretória. Já o dosha Pitta, é fogo e água, relativo às funções digestiva e metabólica e o Kapha, que é água e terra, ligado à lubrificação e funções estruturais.

É importante lembrar que todas as pessoas têm os 3 doshas, mas há sempre um desequilíbrio entre um e outro, e é isso que a medicina ayurvédica tem como objetivo: equilibrar os doshas usando as terapias alternativas e alimentação.

Por exemplo, a massagem ayurvédica traz técnicas que estabilizam os doshas, equilibrando-os de acordo com a necessidade de cada indivíduo. 

Alimentação e ayurveda

Outro ponto importante no ayurveda é a alimentação. Segundo o conceito, alguns alimentos são mais indicados, enquanto outros devem ser evitados, dependendo do dosha de cada indivíduo. A ideia é que a comida tem a capacidade de ajudar a equilibrar ou desequilibrar os doshas e, por isso, é importante prestar muita atenção ao que se come.

De um modo geral, a Ayurveda é muito preocupada com a alimentação, priorizando comidas naturais, muitos temperos e, principalmente, a montagem de um cardápio com esses alimentos, mas sempre sendo guiado pelos doshas, produzindo, assim, refeições personalizadas e que ajudam no equilíbrio que a medicina propõe. 

A Ayurveda é uma forma de trazer equilíbrio ao corpo e pode ser útil também como um complemento no tratamento de uma série de incômodos, como rinite, sinusite, ansiedade, entre outros.

Gostou? Veja mais sobre medicina ayurvédica e doshas aqui!

Avalie post

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também