Hábitos

Como fazer exercícios de respiração para diminuir a ansiedade?

Como fazer exercícios de respiração para diminuir a ansiedade?

Nosso corpo comunica todos os nossos sentimentos, inclusive quando estamos ansiosos. A ansiedade afeta grande parte das pessoas e geralmente envolve todo o nosso corpo. No entanto, existem alguns exercícios de respiração que ajudam a diminuir os sintomas e são ótimos para controlar esse sentimento e relaxar a mente.

Acompanhe nosso artigo e aprenda a como fazer exercícios de respiração para melhorar a sua ansiedade e relaxar o seu corpo. Boa leitura!

Antes de começar os exercícios de respiração

A maioria dos exercícios de respiração se baseia em inspirar e segurar a respiração. Cada um tem seu padrão de respiração, ou seja, ninguém respira igual, por isso os exercícios de respiração podem ter diferentes efeitos. 

O mais importante é realizar pequenos testes e se habituar às práticas que mais tranquilizam o corpo e diminuem a sua ansiedade. Veja alguns a seguir. 

Contagem de sete

Nesse exercício, você realiza a contagem de sete segundos para que o ar entre em seus pulmões e circule em todas as partes do corpo.

Para fazer esse exercício, solte todo o ar que está preso, inspire pelo nariz e conte até o número quatro. Depois, segure a respiração contando até sete e solte todo o ar contando até oito. Para que esse exercício de respiração seja tranquilizante, repita-o por três vezes.

Uma narina de cada vez

Um exercício muito simples para controlar a ansiedade é alternando a saída e entrada de ar pela narina. Para que tenha efeito, alterne a narina usada para inspirar e expirar com a sua a mão. Não se esqueça de respirar com calma e fazer esse processo sem pressa, tentando relaxar todo o corpo.

Expiração mais longa

Para esse exercício de respiração, você deve inspirar por quatro segundos, pelo nariz e soltar todo o ar pela boca pelo dobro de segundos, ou seja, oito. Esse tipo de respiração trabalha bastante o sistema nervoso, que influencia muito a capacidade de relaxamento e ajuda a diminuir os níveis de estresse e ansiedade.

Deitado com as luzes apagadas

Mesmo aprendendo como fazer determinados exercícios de respiração para serem usados em momentos de ansiedade, é importante saber uma forma de se acalmar quando se tem mais tempo para relaxar.

Nesse caso, o exercício de respiração só funcionará quando você estiver deitado, com as luzes apagadas. Ao se encontrar nessa posição, coloque suas mãos em cima do abdômen. Após, conte os segundos de inspiração e respiração e sinta o seu corpo relaxando. É ideal que você crie um ritmo enquanto conta, assim terá uma técnica só sua para relaxar.

Mais do que saber quais e como fazer os exercícios de respiração, é importante saber que um acompanhamento psicológico sempre auxilia a diminuir os níveis de ansiedade. Procurar uma ajuda profissional fará toda a diferença para a sua mente e essa mudança também será sentida pelo corpo.

Ritual da noite

Além disso, você também pode adicionar uma pausa em sua rotina. Assim, poderá sempre beber um chá à noite, em um momento só seu.

Agora, teste esses exercícios de respiração e relaxe o seu corpo independente do lugar em que você esteja. Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog e veja mais artigos como esse!

5/5 - (1 voto)

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também