Nutrição

Mindful eating: Conheça o método que ajuda a melhorar sua relação com a comida

Mindful eating: Conheça o método que ajuda a melhorar sua relação com a comida

O mindfulness é um conceito que tem se popularizado no Brasil. Ele diz respeito à prática para alcançar uma atenção plena, eliminando as distrações e pensamentos externos para que você foque no presente.

Seguindo essa mesma ideia, foi desenvolvido o mindful eating, que propõem integrar a mente e o corpo no momento das refeições. Para saber mais sobre esse conceito, acompanhe o nosso artigo exclusivo. Boa leitura!

Entendendo o conceito de mindful eating

Para entender o conceito de mindful eating é preciso saber que essa prática envolve muito mais do que a sua relação com a comida. O mindful eating é a ação de envolver a mente, o corpo e o seu coração no momento de se deliciar com alguma receita.

Isso quer dizer que, ao se alimentar, você precisa abandonar os julgamentos e culpas, focando apenas naquela ação. Essa mudança de pensamento é o primeiro passo para ter um bom relacionamento com a comida e abrir a oportunidade de desfrutar sabores únicos.

Como aplicar esse método?

Ao praticar o mindful eating, o mais importante é manter o equilíbrio e tranquilidade durante as refeições. Para te ajudar a colocar esse conceito em prática, veja nossas dicas:

Mindful eating antes da alimentação

Antes de comer, é essencial que você se pergunte se está realmente com fome. Pode parecer bobo, mas algumas vezes sentimentos como ansiedade, tédio e até o estresse despertam a vontade de comer.

Saber se você se encontra nessa situação é o começo para entender sua relação com a comida. Faça uma pausa, reflita sobre a resposta dessa pergunta e, caso seja um fator emocional, procure outras soluções. 

As atividades físicas como caminhadas, exercícios de alongamento e até meditação, são ótimas soluções para ficar bem e não descontar na comida.

Mindful eating durante a alimentação

Durante o ato de se alimentar, o mindful eating também se faz presente. Na hora de comer, o tempo da refeição deve ser analisado. Comer rápido demais prejudica a sua digestão e diminui a sensação de saciedade após finalizar o prato.

Durante as refeições, para fazer um bom mindful eating, comece da seguinte forma:

Mindful eating depois da alimentação

Com a barriga cheia, após essa experiência, com certeza sua relação com a comida não será mais a mesma. Observe seus sentimentos depois de comer, elimine os julgamentos e contemple esse grande momento do seu dia.

É importante destacar que o mindful eating vale para qualquer tipo de refeição. Pratique esse método enquanto almoça, janta e até na hora de tomar um chá. Aos poucos, você se entenderá melhor e a hora da refeição será muito mais prazerosa e leve.

Gostou dessas dicas? Continue no Desinblog para ver mais conteúdos como esse!

Avalie post

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também