Autocuidado

O que é dosha? Conheça esse termo da Ayurveda

O que é dosha? Conheça esse termo da Ayurveda

Na medicina ayurvédica, há uma separação de elementos que podem causar certo desequilíbrio no corpo das pessoas. A essa segmentação se dá o nome de dosha, que são, por definição, três: Vata, Pitta e Kapha. Mas o que é dosha, de fato e qual a influência deles no corpo humano?

Neste artigo, você poderá conhecer melhor essa parte da Ayurveda, entender o que são 

os doshas e porque é importante procurar estar com eles em equilíbrio. Acompanhe!

O que é dosha, afinal?

Na Ayurveda, acredita-se que haja 5 elementos que regem o corpo humano e todas as formas de vida, são eles:

Derivada do sânscrito, a palavra dosha significa humor biológico, ou seja, é uma característica que cada organismo tem. Ao todo, são 3 doshas que classificam essa parte do corpo, e cada um desses doshas é a junção de dois dos elementos citados acima. Portanto, uma pessoa pode ser classificada em Vata, Pitta ou Kapha. Esses são os nomes dos doshas.

Mas não é porque uma pessoa se encaixa na classificação Vata, por exemplo, que ela não tenha os outros doshas. Pelo contrário: todas as pessoas têm os 3 doshas, e se uma pessoa é mais Vata, o ideal é que ela busque o equilíbrio com Pitta e Kapha para seu corpo.

Entendendo cada um dos doshas

Como você já viu, os doshas são combinações de dois elementos. Descubra a seguir quais são elas.

Vata

É junção de éter e ar, ou seja, é o dosha que equilibra a respiração e o sistema nervoso. Por isso, ele é o principal. Quando em desequilíbrio, é comum que os outros dois, Pitta e Kapha ficam impulsionados e pode haver doenças derivadas desse desequilíbrio, o que é muito comum segundo a medicina ayurvédica.

Pitta

O dosha Pitta é a junção do fogo e da água, portanto, representa o metabolismo, o calor do corpo em funcionamento e transformação, junto ao processo digestivo representado pela água.

Kapha

Por fim, Kapha é água e terra, são os elementos que representam, no corpo, a absorção dos nutrientes. É, basicamente, a força do corpo, que se dá por meio dessa regulagem da incorporação das vitaminas.

Em cada organismo, um desses doshas é predominante. Mas ao contrário do que se pode imaginar, duas pessoas com prevalência de Pitta, por exemplo, não são iguais. A Ayurveda não classifica as pessoas, mas sim as coloca em grupos para que tenham um direcionamento. O desequilíbrio é diferente em cada um, o que torna os seres únicos e com necessidades diferentes.

Como equilibrar os doshas

Depois de descobrir qual seu dosha predominante, é o momento de saber como fazer para que ele se equilibre com os outros doshas. Segundo a Ayurveda, é preciso investir em vários aspectos, pois essa regulagem depende de corpo, mente e espírito alinhados.

Massagem ayurvédica, terapias, meditação, yoga e alimentação adequada são alguns dos pilares para o sucesso no equilíbrio dos doshas.

Para saber qual seu dosha predominante, há uma série de testes na internet relacionados à Ayurveda. Após responder algumas perguntas sobre seus hábitos, preferências e saúde, é possível chegar a uma resposta facilmente.

E você, sabe qual é o seu dosha predominante? Conte para nós nos comentários!

Avalie post

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também