Corpo

Quais as fases do ciclo menstrual?

Quais as fases do ciclo menstrual?

Para lidar melhor com as diferentes fases do corpo durante os ciclos menstruais e contribuir para encontrar conforto neste processo, o conteúdo exclusivo Desinblog traz as principais características do ciclo menstrual e o que acontece em cada uma das 4 fases. 

Boa leitura!

O que é ciclo menstrual?

É o intervalo de tempo entre o 1º dia da menstruação e o último dia que antecede o próximo sangramento. Os ciclos acontecem em média a cada 28 dias no corpo da mulher, mas esse número pode variar. 

Acompanhe abaixo como se divide o ciclo menstrual!

Quais as fases do ciclo menstrual?

Saber identificar cada uma das fases facilita o entendimento para encarar melhor os sintomas que podem surgir. Em resumo, as fases são divididas assim: 

Cada mulher tem seu ritmo próprio e existem casos de ciclo irregular que pode durar até 35 dias. Vamos conferir o que ocorre em cada fase de um ciclo regular de 28 dias? 

Menstruação

Marcada pelo sangramento que se inicia e segue até o fim do fluxo menstrual, geralmente entre 3 a 7 dias. A fase folicular começa aqui, logo no primeiro dia da menstruação

A oscilação de humor é um sintoma bastante comum. Outros sintomas incluem enxaquecas, sensibilidade nas mamas e cólicas, pois o corpo está se preparando para um novo ciclo de fertilidade

Fase folicular

Conhecida como primeira fase ou proliferativa, produz o hormônio folículo estimulante (FSH) que age nos ovários, estimulando o desenvolvimento dos folículos de onde saem os óvulos. 

Os sintomas de desconforto se reduzem com o passar dos dias, assim como o fluxo menstrual vai acabando na medida que aumenta os níveis dos hormônios para preparar uma possível gestação.  

Ovulação 

A ovulação é o processo que deixa o óvulo no tamanho ideal e avisa o corpo que está pronto para fecundá-lo. O dia exato deste momento varia, mas geralmente a liberação do óvulo ocorre por volta do 14º dia. 

Aqui, o sistema reprodutor feminino apresenta muco de secreção transparente e espesso, onde um óvulo é liberado no útero e sobrevive por 24 horas para possivelmente gerar uma nova vida. 

Fase lútea

Começa durante a ovulação, por volta do 12º dia e é quando o óvulo se rompe do folículo e começa sua jornada em direção ao ovário. O folículo transforma-se em um corpo lúteo com hormônios que estimulam a espessura do endométrio para receber o possível embrião. 

Se a fecundação não acontece, o corpo lúteo é descartado por volta do dia 22, através de uma nova menstruação.

Como acompanhar o ciclo menstrual?

A dica para acompanhar, é manter anotações em um calendário menstrual, numa agenda ou até mesmo com aplicativos no celular. Isso ajuda quem deseja tentar uma gestação ou associa-se a métodos contraceptivos. 

Muitas mulheres apresentam ciclo irregular causado por disfunções, estresse, má alimentação, entre outros. Por isso, cada uma deve acompanhar de perto o que acontece em cada caso. 

Como lidar com os sintomas de cada fase do ciclo? 

Algumas iniciativas podem ser úteis na gestão das emoções e sintomas deste período, como a ingestão consciente de alimentos saudáveis, para regular o ciclo menstrual e oferecer os nutrientes essenciais para o equilíbrio interior. 

O uso de chás naturais auxilia no alívio do desconforto físico e mental. O chá Fases, da Desin + Pantys, por exemplo, foi pensado exclusivamente para facilitar a conexão com o ciclo feminino. Inclui-lo em uma rotina matinal de yoga e outras práticas meditativas pode contribuir para se sentir melhor.

Existem também alongamentos para fazer antes de dormir e movimentos de massagem para trazer o conforto necessário para o corpo em suas fases. 

Menstruar é bom e ajuda no equilíbrio e na limpeza do organismo, além de tornar nosso intelectual mais introspectivo, capaz de ouvir o chamado interior. Permita-se passar por cada fase e encontre paz para sentir-se cíclica e cada vez mais livre!

Curtiu acompanhar essas dicas? Aproveite para navegar pelo Desinblog e encontrar mais conteúdos interessantes como este! 

Aproveite para conferir todos os itens da loja Desin e encontre ofertas com descontos incríveis com sabores únicos que vão transformar a sua rotina!

4/5 - (1 voto)

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também