Hábitos

Conheça 4 alongamentos para fazer antes de dormir

Conheça 4 alongamentos para fazer antes de dormir

O peso da rotina, do estresse e das preocupações com o dia a dia podem trazer sérias consequências para o corpo. Nesse contexto, encontrar maneiras de relaxar se torna muito necessário. Um dos meios para isso são os alongamentos para fazer antes de dormir.

Aliando respiração, descanso e autocuidado, os alongamentos melhoram a flexibilidade e promovem relaxamento. Junto com outras práticas, o alongamento é uma das melhores coisas para fazer diariamente antes de ir para a cama.

Por isso, preparamos esse artigo para que você conheça os melhores alongamentos para fazer antes de dormir e também outras boas práticas. 

Boas práticas para adotar antes de dormir

Adotar boas práticas antes de dormir traz diversos benefícios ao corpo. Com hábitos tranquilos, é perceptível uma melhora no sono e, por consequência, no funcionamento da mente e do corpo. Conheça 3 boas práticas para adotar antes de dormir:

Beber chá

Parar e descansar. Esse é o propósito de beber um bom chá à noite. E colocar esse hábito no seu dia a dia é uma das melhores coisas que você pode fazer. 

O único cuidado necessário é quanto aos ingredientes. Opte por aqueles feitos com ervas como melissa, capim cidró e jasmim.

Ler um livro

A leitura de algumas páginas antes de dormir é uma prática que ajuda a exercitar a mente e acalmar o corpo. Promovendo o bem-estar, ao pegar um livro você cria um momento de silêncio, calmaria e tranquilidade. Com isso, seu corpo começa a entender os sinais de que está na hora de descansar. 

Alongar o corpo 

O alongamento tem a capacidade de ser, ao mesmo tempo, uma atividade de descanso e uma atividade física. À noite, o corpo está concentrando todas as tensões do dia nas articulações e nos músculos. 

Essa prática antes de dormir auxilia a aliviar essas pressões. Então, conheça 4 alongamentos para fazer antes de dormir.

4 alongamentos para fazer antes de dormir

As tensões que o corpo sofre durante o dia concentram-se principalmente nos ombros, nas costas e na coluna. Por isso, separamos 4 alongamentos para fazer antes de dormir. Conheça:

Alongamento de coluna

Existem diversas maneiras de fazer um alongamento de coluna. Porém, um dos jeitos mais simples e que não exige grandes esforços é realizar esse alongamento direto no chão

Para isso, basta sentar-se com as pernas esticadas à frente e inclinar a parte superior do corpo, procurando tocar os pés com as mãos. É importante manter a cabeça baixa e tentar fazer o queixo encostar no peito. 

Mantenha essa posição por 5 minutos.

Alongamento de pescoço

Você pode fazer o alongamento de pescoço em uma cadeira ou então em pé. Isso porque o mais importante nesse alongamento é manter a postura ereta

A partir daí, é só colocar uma das mãos sobre a cabeça tentando alcançar a orelha oposta. Por exemplo, se você começar com a mão esquerda, toque a orelha direita e puxe levemente a cabeça na direção do ombro. 

Feito isso, respire lentamente por 3 ou 5 vezes. Repita o processo com o lado oposto. 

Abraço de urso

O abraço de urso é um alongamento voltado para a parte superior das costas. Feito em pé, a execução é muito simples. Você precisa literalmente se abraçar, puxando os ombros para a frente e respirar fundo enquanto faz o processo.

Repita isso por 5 vezes e pronto!

Twist

Como o nome sugere, propõe um alongamento feito a partir de giros do corpo. Podendo ser feito em cima da cama, essa atividade relaxa a região lombar. 

Para começar, deite-se na cama, “abrace” os joelhos contra o seu peito e abra os braços mais ou menos na altura dos ombros. Com isso, é só começar a fazer o twist! Ou seja, comece a virar a cabeça para um lado, olhando por cima do ombro, e virar os joelhos para o outro lado. 

Com esses alongamentos feitos antes de dormir, fica muito mais fácil descansar com uma boa noite de sono.

Continue acompanhando o nosso blog para melhorar o seu sono e aprender mais dicas para deixar o seu corpo mais saudável!

Avalie post

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também