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Como preparar um cardápio saudável para a semana?

Está pensando em começar a se alimentar de forma mais saudável? Ou então está procurando dicas para manter sua rotina alimentar? Mesmo com a rotina agitada, é possível ter mudanças saudáveis na sua alimentação.

Pensando nisso, trouxemos várias dicas para você montar um cardápio saudável para a semana e otimizar seu tempo na hora de cozinhar, tudo isso sem ter que comer a mesma coisa todos os dias! Continue lendo para saber mais. 

Vantagens de fazer um cardápio saudável para a semana

Para manter seu corpo saudável é preciso se alimentar de acordo e não apenas praticar exercícios regularmente, mas como fazer isso com a correria do dia a dia? Uma solução pode ser montar um cardápio saudável para a semana.

Além de melhorar o desempenho físico, uma alimentação balanceada ajuda a prevenir doenças e melhora sua disposição cotidiana. Tudo isso aliado ao fato de você conseguir manter uma alimentação saudável! Confira mais algumas vantagens de fazer um cardápio para a semana:

  • Controle da procedência dos produtos;
  • Rotina mais saudável; 
  • Refeições variadas e mais nutritivas;
  • Manutenção do peso.

Tudo isso ajuda você a manter sua autoestima lá em cima e comendo bem! Lembrando que para começar essa rotina é interessante você conversar com o nutricionista para entender melhor as necessidades do seu corpo.

O que deve ter em um cardápio saudável?

Ao montar seu cardápio semanal tenha em mente que algumas coisas são indispensáveis e quanto mais cores seu prato tiver melhor será. Pois isso mostra que você está variando os alimentos e que está ingerindo mais nutrientes.

Dessa forma para preparar uma refeição saudável para a semana, ela deve possuir:

  • Salada: Lembre-se que ela deve ser composta por alimentos que não estejam presentes nos demais pratos. Você pode variar entre legumes crus, folhas, legumes cozidos e até turbinar ela com queijo ou fruta;
  • Prato principal: O prato principal deve ser composto por uma proteína como peixe, frango ou até mesmo o ovo. A dica aqui é variar as formas de corte e preparo;
  • Prato base: Essa é a parte reservada ao carboidrato no seu prato, pode ser um arroz, feijão, batata, mandioca, etc. Lembre-se de equilibrar os alimentos para não comer muito de apenas uma coisa;
  • Guarnição: Pode ser um acompanhamento como um legume cozido, refogado ou assado.

Não se esqueça que é muito importante variar os alimentos de seu cardápio. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você!

2. Escolha a quantidade de carboidratos, proteínas, frutas e legumes

Mesmo sendo elementos saudáveis, é necessário consumir os alimentos com moderação. Além disso, tenha atenção na hora de combinar itens. Uma sugestão é distribuir da seguinte forma durante a semana:

  • 2 proteínas;
  • 3 carboidratos;
  • 5 verduras;
  • 3 frutas.

3. Varie na forma do preparo dos ingredientes

É importante variar no método de preparo dos alimentos, comer peito de frango grelhado com cenoura ralada a semana inteira, não é a melhor opção, certo?

Por isso, procure formas diferentes de preparar a comida, acrescente ingredientes pequenos, como cebolas, condimentos, folhas e molhos.

Dicas para montar o seu cardápio saudável para a semana!

1- Planeje e coloque tudo no papel

Antes de sair comprando tudo pela frente planeje o que você quer comer na semana. Um bom dia para fazer isso é o domingo, quando costumamos ter um tempinho maior.

Comece separando as refeições e os dias da semana, dessa forma vá montando o que irá comer em cada dia e por fim monte sua lista de compras. 

2- Prepare tudo com antecedência

Após comprar os alimentos, deixe-os preparados ou pré-preparados. Você pode deixar os legumes e verduras lavados e separados e as proteínas grelhadas, por exemplo. Isso poupa bastante tempo durante o resto da semana.

Outra dica legal é deixar algumas receitas prontas para o café ou lanches, como por exemplo, biscoitos para o cafezinho da tarde, lanchinhos saudáveis ou quem sabe um bolinho de cenoura. Para isso, de preferência pelo uso de potes de vidro para manter os alimentos em melhor estado.

3- Varie o preparo

Para não enjoar é preciso variar a forma de preparo dos alimentos. Por isso, um bom planejamento é importante, com o tempo economizado anteriormente você consegue ter mais tempo para pesquisar maneiras diferentes de preparar suas refeições. Por exemplo, um rolê de frango para prato principal ou quem sabe um rocambole de frango. Você também pode variar seu café da manhã com um delicioso smoothie de banana

E se você quiser consumir um doce durante sua rotina semanal, opte por alternativas saudáveis, como o Desinchá Sobremesas. Com ele, você pode consumir um docinho sem sair da sua rotina de alimentação saudável. Perfeito, né? Disponível em dois sabores incríveis: Cookies e Banoffee.

Opções é que não faltam na hora de montar seu cardápio saudável para a semana! Quer ver mais receitas legais para você acrescentar no seu dia a dia? Clique aqui! 

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