Beleza

Tipos de pele e cuidados: qual o skincare ideal para você?

Tipos de pele e cuidados: qual o skincare ideal para você?

Você tem o costume de cuidar da pele do rosto? Fazer o skincare de maneira adequada é fundamental para proteger a pele e mantê-la bonita e saudável. Mas será que o cuidado é o mesmo para todos os tipos de pele?

É importante saber que cada tipo de pele requer um cuidado diferente e acertar nos produtos para cuidar do seu pode mudar completamente a aparência do seu rosto. Quer saber qual o skincare perfeito para você? Continue a leitura e descubra!

Pele oleosa

A pele oleosa é um dos tipos de pele bem comuns, apresentando produção excessiva de sebo, que é a substância responsável pela proteção natural. Isso torna seu aspecto mais brilhante, podendo favorecer o aparecimento de espinhas, poros grandes, cor pálida e aspecto grosseiro.

O cuidado com a pele oleosa deve ser focado na diminuição da oleosidade, com sabonete e protetor solar específicos para esse tipo de pele. Engana-se quem pensa que a pele oleosa não precisa de hidratação. Ela deve, sim, ser hidratada, mas com um produto mais leve e específico para quem produz sebo em excesso.

O café verde, da Desin, pode ser um suplemento interessante para ajudar a equilibrar a saúde da pele, já que contém alta concentração de vitamina A, excelente para esse cuidado.

Pele seca

A pele seca é caracterizada pela falta de hidratação que é aparente caso não receba o cuidado necessário. Ela pode até descamar, já que a produção de sebo é mínima e ela não produz os lipídios que mantêm a umidade e protegem contra fatores externos, como água, sol, umidade, entre outros. Por isso, a hidratação com a pele seca deve ser redobrada.

A pele seca pode, ainda, parecer manchada, craquelada, coçar ou, ainda, tem um aspecto de ser mais grossa.

Além de usar um sabonete que não retire a camada de sebo da pele e não a deixa com aquela sensação de repuxada, usar um hidratante para pele seca é fundamental. 

A beauty gummy pode ser uma boa aliada para reequilibrar a pele, pois traz uma combinação de vitaminas essenciais para sua manutenção.

Pele mista

Também comum entre os tipos de pele, a pele mista caracteriza-se por trazer um rosto mais ressecado nas bordas e a zona T – testa, nariz e queixo – brilhante e com produção excessiva de sebo. 

O rosto que tem a pele mista é uma mistura de pele oleosa, com a pele seca e também merece um cuidado especial. Pode ser que você precise combinar dois tipos de hidratante, um pele pele oleosa, para a zona T e um para a pele seca, para as laterais. Alguns sabonetes e protetores solares foram produzidos especialmente para esse tipo de pele e prometem uniformizar o aspecto dela sem desequilibrar.

Pele normal

A pele normal é aquela que tem um equilíbrio, ou seja, nem seca, nem oleosa, mas uniforme em todas as partes. Na zona T, não se nota um brilho de oleosidade como na pele mista, por exemplo. 

Algumas das características da pele normal são poros finos e não muito aparentes, boa circulação do sangue, textura suave, lisa e macia, não é extremamente sensível e não tem muita propensão a manchas.

A pele normal requer cuidados simples no dia a dia, como a higienização pela manhã e à noite com um sabonete adequado, hidratação e aplicação de filtro solar.

É importante lembrar que o protetor solar deve fazer parte da rotina para todos os tipos de pele, mas é importante testar e escolher um produto que não resseque e nem deixe sua pele extremamente oleosa ao longo do dia. Se puder, opte pelas versões com cor, já que elas têm a barreira física que também é um fato extra de proteção contra o sol.

Para todos os tipos de pele, o colágeno é fundamental, já que pode ajudar a dar mais resistência e elasticidade. 

Você já conseguiu identificar o seu tipo de pele? Comece hoje mesmo um skincare ideal para você! Aproveite para saber mais sobre o assunto e entender o que é preciso fazer para ter a pele hidratada.

Avalie post

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também