Emagrecimento

Emagrecimento com diurético funciona?

Emagrecimento com diurético funciona?

Muita gente concorda que um corpo inchado e pesado pela retenção de líquidos está no topo das piores sensações.

Mais que a perda da auto estima por não gostar do que vê no espelho, a retenção de água no corpo causa irritabilidade, dores e desconfortos, por isso, o diurético surge como um ótimo aliado para quem deseja emagrecer.  

Para saber se o diurético funciona mesmo, se é possível emagrecer com ele e qual o jeito certo para tomar diurético com segurança e saúde, continue lendo o conteúdo a seguir e entenda como ele pode te ajudar a alcançar resultados satisfatórios! 

O que é diurético

Chamamos de substâncias diuréticas aquelas que contribuem para a diurese, que por definição é o processo dos rins para produzir, filtrar e expelir a urina. O diurético ajuda na eliminação dessa secreção com substâncias químicas, composta por água, sódio (sal) e outras substâncias orgânicas. 

São considerados diuréticos determinados alimentos e certos tipos de medicamentos e fármacos, mas antes de conhecê-los, vale a pena entender os principais fatores que causam a retenção.

O que causa inchaço e retenção de líquidos? 

É possível elencar alguns fatores que contribuem para o corpo reter líquidos e ficar pesado, confira os principais:

Alimentos diuréticos

Na natureza, certas substâncias apresentam propriedades para eliminar a retenção e podem fazer parte da alimentação diária.

Algumas frutas, como melão, limão, abacaxi, melancia, pêra e a laranja são excelentes opções. Ainda é possível citar o pepino, brócolis, tomate, hibisco, café e a cavalinha, também muito conhecidos por ajudar o organismo a eliminar a retenção de líquidos.

Além desses alimentos, beber água potável é uma excelente prática diurética e o recomendado é ingerir mais de 2L por dia, ou calcular 35ml para cada quilo da pessoa. 

Diurético faz mal pros rins?

Não. Desde que utilizados da forma correta, em doses adequadas e indicadas por um profissional, os diuréticos podem – e devem fazer parte da rotina.

Mas para usufruir bem desses benefícios, é preciso muito cuidado! Ele atua diretamente nos rins, então, se ingerido em quantidades elevadas, sem a adequada reposição de líquidos, o diurético pode desequilibrar o corpo e causar repercussões negativas. 

Ou seja, não é que ele faça mal, mas tomar diurético em doses exageradas, sem acompanhamento médico, pode ser prejudicial à saúde. 

Como tomar diurético para emagrecer?

O diurético ajuda a desinchar e diminuir o aspecto da retenção de líquidos, o que contribui no processo da perda de peso.

Contudo, emagrecer com saúde inclui outras ações complementares, como dieta de déficit calórico, suplementação fitness, alimentos saudáveis e substâncias como a laranja moro e demais termogênicos, além de manter uma rotina de exercícios diários e boa ingestão de água. 

O resultado do emagrecimento ocorre a partir de ações conjuntas que proporcionam melhora nos processos metabólicos gerais, então, utilize o diurético com sabedoria e não exagere nas doses. 

Conheça os suplementos alimentares em promoção no combo super fitness e encare os diuréticos como complementos que potencializam resultados! Curtiu saber disso? Continue no blog da Desin e encontre mais dicas incríveis sobre autocuidado, saúde, beleza, culinária, emagrecimento e bem-estar. 

5/5 - (1 voto)

Comentários

1 comment

  1. Eu tomava diurético prescrição médica pra minha pressão, até que um outro profissional disse que o diurético estava sendo responsável por minha prisão de ventre, fiquei alguns meses sem tomar. Como atualmente ando me sentindo inchada resolvi voltar a tomar, graças a Deus estou voltando pra meu peso ou seja emagrecendo.
    Comentários bem proveitosos.
    Celina Mattoso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também