Autocuidado

5 cuidados com a saúde no inverno

5 cuidados com a saúde no inverno

A temporada de frio está chegando e é comum que a saúde fique afetada, não apenas pela mudança de temperatura, mas também pelas doenças mais conhecidas da estação como gripes e resfriados.

Sabia que dá para prevenir esses problemas? Confira aqui uma lista de cuidados com a saúde no inverno, que farão muita diferença para a sua rotina ao longo dos dias frios, e entenda os motivos que deixam o corpo mais propenso a ficar doente nesse período. Tenha uma ótima leitura!

Por que o frio deixa as pessoas doentes?

O inverno é uma época que desperta vários sentimentos e sensações em nosso corpo, principalmente por se tratar de uma estação mais fria quando comparada com as outras. 

Em busca de um ambiente mais quentinho e confortável, é comum estar em um lugares fechados e com pouca circulação de ar, mesmo que haja muitas pessoas. Isso faz com o que a circulação de algum vírus ocorra de forma mais rápida, acontecendo de fato a transmissão de doenças

No entanto, não apenas essa situação deixa as pessoas doentes, pois tudo isso tem conexão com a imunidade do corpo. Segundo uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, o frio prejudica diretamente a resposta imunológica do nariz, deixando todo o sistema mais fraco diante de alguma partícula de vírus.

Isso mostra que, por conta da temperatura e do sistema imunológico comprometido, é comprovadamente muito mais fácil ficar doente no frio.

5 cuidados com a saúde durante o frio do inverno

Agora que entende mais sobre como as baixas temperaturas afetam todo o sistema imune, confira alguns cuidados importantes para se ter durante a época de frio:

Mantenha-se hidratado

Durante as épocas mais quentes do ano, nosso corpo necessita de mais água justamente por conta do suor, buscando sempre se manter hidratado.

No entanto, no frio, é comum que as pessoas abandonem o hábito de tomar água todos os dias. Pode até parecer loucura, mas exatamente pela vontade de estar sempre aquecido que a água é colocada de lado.

É ideal manter a hidratação com pelo menos 2,5 litros de água por dia. O mais legal é que essa reposição de água não precisa ser feita unicamente com a água pura em si. 

Por exemplo, você pode tomar chás e sucos para atingir a meta diária de líquidos, garantindo que seus órgãos e sistemas estejam em funcionamento.

Cuide da pele

Outra parte do corpo que sofre bastante com as mudanças de temperatura e com o tempo frio é a pele. Por conta da desidratação, a baixa umidade do ar e os banhos muito quentes, a pele tende a ficar mais ressecada, sendo ideal o uso de cremes hidratantes em todo o corpo.

A pele do rosto pode ainda ser mais afetada, já que essa é uma parte que está sempre em contato com o ambiente. Use cremes específicos para o rosto, não durma de maquiagem e tente descansar bastante durante o seu período de sono, pois isso ajuda no processo de regeneração das células e mantém seu rosto bonito e hidratado.

Tenha uma rotina de sono regulada

É fato dizer que o sono afeta todo o nosso dia e rotina, fora que o ato de dormir tem muita relação com a saúde.

No inverno, uma noite bem dormida significa mais fortalecimento de todo seu sistema imune, garantindo que os processos realizados pelo organismo durante a noite sejam realizados de forma plena.

Dormir mal e não ter o descanso pleno, pode ser a porta de entrada de vírus mais fortes, ficando mais doente, atrapalhando toda a sua rotina e disposição para fazer atividades. A recomendação é que o seu descanso a noite seja de 6h a 7h por noite para regular o seu corpo da maneira correta.

Limpe sua casa regularmente

Além de realizar a higienização de cobertores, mantas e edredons, é essencial limpar a sua casa regularmente.

Uma casa limpa evita o seu contato com poeiras e outras substâncias que podem causar alergias e outros tipos de doenças respiratórias. Passe um pano úmido no chão e nos móveis, retirando essas partículas que são ruins para a sua saúde.

Se possível, deixe o ambiente umidificado para evitar que as vias respiratórias fiquem ressecadas, já que elas podem ser a porta de entrada para doenças típicas do inverno.

Continue com a rotina de atividades físicas e boa alimentação

Mesmo que seja difícil, procure manter sua rotina de exercícios físicos, ainda que elas sejam adaptadas para o ambiente que você está. Por exemplo, caso tenha ficado com preguiça de ir até a academia, faça uma série de exercícios em casa, com os recursos que estão a sua disposição.

Não esqueça de ter uma alimentação balanceada, com nutrientes e vitaminas que podem complementar a sua rotina no frio. Aposte em frutas, grãos, verduras e legumes para cuidar do corpo e se manter forte mesmo nos dias frios!

Suplementação no frio: sim ou não?

Outro motivo que colabora para doenças comuns no frio são a redução das vitaminas. Por conta do clima, as atividades ao ar livre são evitadas e o contato com os raios solares é diminuído consideravelmente, isso pode levar a uma queda de vitamina D, por exemplo.

A vitamina D tem papel fundamental na proteção do organismo e a sua ausência no corpo provoca muitos outros problemas, como:

Para ajudar nesse processo de repor vitaminas e fortalecer o sistema imunológico, a suplementação é um caminho seguro. Assim, com algumas cápsulas ou scoops, em qualquer lugar que estiver, é possível repor os números de nutrientes presentes no seu corpo.

Diante de tudo isso, é essencial que haja cuidados com a saúde no inverno, para que você não se abale com as mudanças de temperatura ou vírus que tiver contato durante as atividades da rotina.

Quer saber como passar os dias da estação sem passar frio? Confira nossas dicas para se aquecer no inverno!

No site da Desinchá e Super Nutrition é possível encontrar vários suplementos que podem facilitar passar pela temporada de inverno sem ficar doente. Se quiser aproveitar os produtos incríveis, os leitores do blog tem um desconto especial, basta adicionar DESINBLOG no campo de código de cupom e aproveitar!

FONTE:

https://oglobo.globo.com/saude/medicina/noticia/2022/12/por-que-ficamos-mais-doentes-quando-esta-frio-novo-estudo-revela-motivo-biologico.ghtml

Avalie post

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também