Sono

Melatonina: o que é e para que serve o hormônio do sono

Melatonina: o que é e para que serve o hormônio do sono

Nosso corpo precisa de diferentes substâncias para funcionar de forma saudável. Um dos hormônios que ajuda a regular o organismo é a melatonina. 

Mas, muito além disso, o que é a melatonina? Para que ela serve? Como melhorar a produção dessa substância tão importante? Descubra a resposta para essas e outras perguntas a seguir. Boa leitura!

Entendendo mais sobre a melatonina

Conhecida como hormônio da noite, a melatonina é a substância que ajuda a preparar o corpo para dormir. Ela é produzida naturalmente pelo nosso organismo. Atua na sincronia do ritmo circadiano e regula o relógio biológico.

Produzida pela glândula pineal, no cérebro, é ativada, em resumo, na ausência de estímulos luminosos, o que ajuda no ciclo do sono. Quando o sol se põe e você começa a ter a sensação que está chegando a hora do descanso, provavelmente é a melatonina cumprindo seu papel. 

Desse modo, quando o ambiente está mais propício para o descanso, a melatonina envia sinais ao organismo. Aos poucos, ocorrem adaptações fisiológicas para indicar que você precisa dormir.

A melatonina serve para auxiliar o ciclo de vigília-sono. Ou seja, ela age como sinalizador ao corpo sobre o momento exato de repousar.

Funcionamento da melatonina

Para agir no corpo, a melatonina tem algumas fases:

Como melhorar a produção de melatonina?

Mesmo que esse seja um hormônio produzido naturalmente, ela pode ser estimulada por você conscientemente com algumas ações. Confira:

Entenda e os sinais do seu corpo

Aos primeiros sinais de sono, o melhor a se fazer é respeitar e entender o seu corpo. Então, se o bocejo aparecer, se prepare: é a hora de dormir! Deixe o ambiente silencioso e escuro, assim você aumenta as chances de relaxar melhor.

Comece um ritual do sono

Nosso corpo é muito acostumado com uma rotina. Saber o que fazer em determinados horários ajuda o cérebro e é muito importante para o sono. Desse modo, comece um ritual simples com algumas ações:

Com certeza, você conseguirá melhorar a melatonina no seu corpo e ainda terá mais disposição!

Tenha uma dieta mais saudável

Consumir alimentos muito pesados pela noite é um verdadeiro problema para quem quer descansar. Por isso, tenha um horário e um cardápio definido para o jantar e saiba o que comer na ceia.

Em todo o caso, opte por receitas leves e algumas bebidas quentes, como o Desinchá Noite.

Ficou com vontade de aprender receitas saudáveis e gostosas? Então, acesse agora nosso Desinchef e se delicie.

Pense sobre a suplementação

A suplementação é uma forma de complementar a presença de diferentes nutrientes e compostos ao corpo. Com uma dose diária e regular, aos poucos você sentirá a melhora da ação da melatonina e, possivelmente, ajudará no descanso saudável.

Nós da Desin desenvolvemos um produto único e pensado para melhorar o seu ciclo do sono. A Melatonina Premium são cápsulas que contém 0,21 mg de melatonina que devem ser ingeridas 30 minutos antes de você se deitar. Escolha a Melatonina Premium e priorize a saúde do seu sono!

Após aprender o que é melatonina, venha conhecer tudo sobre o sono em nosso blog. Acesse o Desinblog e saiba como dormir melhor hoje mesmo!

Avalie post

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também