Nutrição

Alimentação saudável: como incluir frutas na dieta?

Alimentação saudável: como incluir frutas na dieta?

As frutas na dieta são muito recomendadas para quem quer manter uma alimentação saudável e com muitos nutrientes. Cada uma delas traz concentrações de vitaminas variadas, que cuidam da saúde do corpo como um todo, além da alta quantidade de fibras, que regula a flora intestinal.

Mas com a oferta cada vez maior de alimentos industrializados, incluir frutas na dieta pode ser um desafio! Se você quer saber como ter um cardápio mais equilibrado e com mais frutas, continue a leitura deste artigo e veja algumas dicas especiais!

Quantas frutas comer ao dia?

O ideal é consultar um nutricionista para que ele acerte a quantidade e variedade de frutas que você precisa no dia para manter uma alimentação equilibrada. No geral, recomenda-se que uma pessoa com peso saudável deva ingerir 5 porções variadas de frutas diariamente, para manter o equilíbrio de nutrientes.

Para complementar, a ingestão de, em média, 2 litros de água também é recomendada, já que as fibras só fazem o efeito esperado no intestino com o auxílio dela.

Como incluir frutas na sua dieta?

Agora vem o desafio: como inserir mais frutas na alimentação? A primeira e mais importante dica é não se cobrar demais e nem colocar metas muito difíceis de alcançar. Se você come poucas frutas, ou nenhuma, comece com a ingestão de uma por dia e vai aumentando gradativamente. Confira outros hábitos que podem ajudar!

Coma a própria fruta após a refeição

Essa é uma ideia para o dia a dia que pode ajudar a incluir frutas e, ainda, aumentar o consumo diário. Comer uma laranja após o almoço, por exemplo, ajuda na absorção do ferro e aumenta os níveis de vitamina C do corpo.  

Além disso, trocar a sobremesa de todos os dias por uma fruta é muito mais saudável e pode até ajudar na perda de peso para quem está em processo de emagrecimento.

Inclua uma porção nos lanches da manhã e da tarde

O que você come no lanchinho da manhã e da tarde? Se costuma ingerir algum alimento industrializado, que tal levar uma maçã ou uma banana para o trabalho e fazer a substituição? Essa é uma ótima maneira de incluir frutas na dieta e ainda trazer mais nutrientes para esses pequenos lanches.

Comece o dia com uma fruta

Mais uma ideia para aumentar seu consumo de frutas: começar o dia com uma porção delas, antes de tomar seu café da manhã. Frutas como o mamão, morangos, blueberries ou uma boa vitamina com sua mistura favorita pode ajudar nessa missão.

Incluir frutas na dieta é uma maneira de deixar seu dia a dia mais saudável, evitar aquela fome entre as refeições e, melhor ainda, ter uma infinidade de vitaminas e nutrientes circulando pelo corpo e agindo em seu benefício. Que tal começar hoje mesmo essa mudança no seu dia a dia?

Para ajudar na absorção das fibras, você já sabe que é preciso ingerir muito líquido, certo? Aposte nos sabores de Desinchá Flow para o dia a dia e Desinchá Noite para embalar seu sono!

Avalie post

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também