O chá é uma das bebidas mais consumidas do mundo, ganhando seu reconhecimento graças às suas propriedades e a facilidade de consumo. Mas, o preparo do seu chá envolve muito mais do que a infusão de um saquinho e a água quente, carregando também tradição e um pouco da história de vários cantos do mundo.
Venha aprender mais sobre o chá e saber tudo sobre essa incrível bebida!
O chá é uma bebida milenar e a sua origem é repleta de mitos e lendas. No entanto, a versão mais conhecida é o seu surgimento na China antiga. Segundo a lenda, o chá foi descoberto pelo imperador Shen Nong, em 2737 a.C., quando ele estava descansando perto de uma árvore enquanto fervia água para beber.
Durante esse momento de descanso, algumas folhas da árvore caíram na água, fazendo com o que o imperador provasse uma infusão surpreendente. A árvore era de Camellia sinensis, responsável pelo os famosos chá verde e chá preto.
A partir disso, o chá foi introduzido na cultura chinesa, tendo o seu uso atualizado a cada dinastia.
Estando na China, a primeira expansão do chá foi para outros países da Ásia. Ele chegou até o Japão no século IX, pelos monges budistas e, aos poucos, seus ingredientes de preparação receberam atualizações, de acordo com o clima e cultura do país.
Nessa mesma época, o comércio do chá também foi sendo realizado pelo Oriente Médio, graças às rotas comerciais da seda. Em pouco tempo, se tornou uma bebida apreciada pelos impérios islâmicos e começou a ser consumida por várias pessoas.
Na Europa, o chá chegou no século XVI, sendo um item requintado e consumido pelas classes mais altas da sociedade. O seu grande destaque se deu na Inglaterra, sendo essa terra responsável pelo famoso “chá da tarde” 🍵. Introduzido pela Duquesa Anna de Bedford, o costume é mantido até hoje no país.
💡 Você sabia? O chá foi importante para a Independência dos Estados Unidos. No século XVIII era uma das mercadorias mais importantes para as colônias americanas. Em 1773, a Inglaterra impôs a Lei do Chá, com o intuito de vender o chá inglês no território americano.
Essa movimentação gerou revolta, resultando no Boston Tea Party, em que colonos americanos disfarçados jogaram caixas de chá no mar como protesto contra os altos impostos. O evento marcou as primeiras movimentações para a independência dos EUA e deu início ao declínio do consumo do chá pelos norte-americanos, que preferiram o café. ☕
Deu para ver que o chá não é apenas uma bebida, mas também um símbolo de hospitalidade, tradição e espiritualidade em muitas culturas.
Ele é consumido por praticamente todos os cantos do mundo, seguindo vários tipos de rituais e formas diferenciadas de preparo. Desde a cerimônia refinada do Japão até o costume britânico do chá da tarde, cada país tem sua maneira única de apreciar essa infusão milenar.
Veja aqui algumas receitas de cha latte e bebidas fáceis com chá gelado.
💡 Você sabia? Mesmo após muitos séculos desde o seu surgimento, e mesmo com a popularização no Reino Unido e em outros países do mundo, a China ainda é o maior produtor e consumidor de chá do mundo.
O chá chegou em terras brasileiras pelos portugueses, que já tinham esse hábito na Europa, e pelos imigrantes japoneses que plantaram o chá preto aqui.
Embora o Brasil tenha uma cultura mais voltada para o café, o consumo de chá e infusões é forte, principalmente na forma de chás medicinais e erva-mate. O interesse por chás sofisticados e premium está aumentando, e a cultura do chá pode crescer ainda mais nos próximos anos.
Em algumas regiões, o uso das ervas com água quente é mais popular, com o consumo do chimarrão🧉. A sua versão gelada, com o tereré e o chá mate, também é bastante popular por conta das praias brasileiras.
💡 Você sabia? Popularizado nos EUA durante uma feira em St. Louis, o chá gelado surgiu em 1904, quando um vendedor decidiu resfriar a bebida devido ao calor. A moda pegou, já que o sabor ficou incrivelmente delicioso e refrescante.
Escolher o chá ideal depende de gosto pessoal, clima, e outros fatores como sabor, benefícios para a saúde, momento do dia e até seu nível de cafeína. Para te ajudar a escolher, veja algumas recomendações:
Todos os chás tradicionais vêm da planta camellia sinensis, no entanto, acabam passando por diferentes processos de fermentação e oxidação.
As infusões de ervas são feitas com outras plantas e não contêm cafeína, sendo mais naturais. Procure o que faz mais sentido para as suas vontades.
Para conseguir escolher um bom chá, o seu gosto pessoal será de grande importância. Algumas opções são:
Tente provar os sabores que mais podem se alinhar com o seu paladar e selecione aqueles que mais agradam o seu gosto. O mais interessante é que você não precisa escolher apenas um, podendo decidir entre eles de acordo com o seu dia.
Por estarem disponíveis em vários sabores, é possível combinar em períodos distintos da sua rotina.
Os chás com cafeína ou que são mais fortes, podem ser melhores no começo do dia para dar energia, já no período da tarde você pode tomar um sabor leve. À noite, os chás relaxantes podem ajudar a ter uma boa noite de sono.
O chá pode ter uma grande variedade de sabores, dependendo da planta, do processamento e dos ingredientes adicionados. Alguns dos mais famosos sabores de chá verdadeiros são:
Se gosta de um chá com sabor mais frutado, talvez irá apreciar mais:
Para que o sabor do seu chá seja potencializado, o seu modo de preparo requer atenção.
Saiba como fazer chá gelado aqui. Para facilitar sua vida, a Desinchá oferece uma variedade de chás com combinações únicas de ingredientes premium exclusivos.
💡 Você sabia? O saquinho de chá foi criado acidentalmente em 1908, pelo comerciante americano Thomas Sullivan, que enviou amostras de chá em pequenos saquinhos de seda. Por sua praticidade, o saquinho se popularizou e é utilizado até hoje.
Uma das grandes mudanças na forma de tomar chá é a utilização da água e do leite. Essa alteração varia conforme o país, sendo popular no Reino Unido e também na Mongólia, em que o chá é preparado com leite, sal e manteiga de iaque.
A utilização do leite varia conforme o tipo de chá. A água é indicada para chás verdes, pretos e infusões de ervas, enquanto o leite é uma ótima escolha para chás encorpados e que utilizam especiarias. Para o caso do leite, o seu preparo precisa ser feito com água e depois adicionar o leite.
💡 Você sabia? Os britânicos consomem cerca de 100 milhões de xícaras de chá por dia!
Além de carregar significados e histórias, o chá também pode desempenhar funções no organismo. As suas propriedades vão depender do sabor, preparo e outros detalhes, por isso, cada ingrediente e especiaria tem a sua importância. Veja alguns destaques importantes:
Os chás antioxidantes são indicados para combater radicais livres e proteger as células contra danos. Isso ajuda a fortalecer o corpo como um todo e promover mais saúde para o seu dia a dia.
Chá verde, preto e mate são conhecidos por estimular o cérebro sem causar nervosismo ou ansiedade. Assim, eles conseguem produzir energia de forma equilibrada e melhorar a sua produtividade.
Diferente do café, muitos chás ajudam a hidratar e fornecem nutrientes essenciais para o organismo. Essa é uma ótima função, principalmente para quem tem dificuldade de tomar água ao longo do dia.
Infusões como hortelã, boldo, erva-doce e gengibre podem auxiliar no alívio de dores estomacais, enjoos e também auxiliam no processo de digestão. Isso faz com que a sua flora intestinal seja mais saudável.
Neste conteúdo você viu que a história do chá é cheia de significado e cada sabor é pensado para diferentes momentos e moods do seu dia. Eles podem desempenhar um papel específico na sua rotina, levar um toque de sofisticação para qualquer chá da tarde ou simplesmente trazer um sabor extra para o seu momento de descanso.
Continue no blog da Desinchá para saber se é melhor beber chá quente ou chá frio e confira mais conteúdos informativos sobre chás e bebidas funcionais!
Referências:
https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1532045600001927?via%3Dihub
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/jan.12836
https://jphysiolanthropol.biomedcentral.com/articles/10.1186/s40101-018-0163-0
Comentários