O jejum intermitente é considerado uma estratégia nutricional e não uma dieta propriamente dita. Considerada por muitos como um estilo de vida, que se popularizou e vem conquistando muito mais adeptos.
Mas, você sabe como funciona ao vivo e a cores? Já pensou em testar e não sabia por onde começar? Venha comigo e aprenda como fazer um jejum intermitente com saúde!
O jejum intermitente é uma estratégia usada para, na maioria das vezes, controle do acúmulo de gordura ruim no corpo, onde visa intercalar períodos de jejum com períodos de alimentação. Ele acelera o metabolismo de forma considerável, fazendo com que as reservas de gordura do corpo sejam a fonte principal de energia.
Ainda que tenha um sistema fácil de ser replicado, o jejum intermitente precisa ser realizado com responsabilidade e cuidado. Por isso, a forma de ser feita para alcançar resultados satisfatórios dependerá de cada pessoa e é ideal encontrar o melhor tipo e método que consigam ser satisfatórios para você, sem correr riscos.
Existem alguns tipos de jejum em que cada um visa um tempo diferente para ficar sem comer.
Antes de conhecê-los, saiba que a escolha da melhor forma de seguir um jejum intermitente deve ser conversada com um profissional da saúde que fará exames específicos e saberá dizer o melhor protocolo para sua saúde.
O jejum intermitente de 12 horas é aquele em que a pessoa fica metade do dia sem comer. Nesse cálculo, é adicionado às 8 horas de sono recomendadas para um descanso pleno. Assim, é ideal fazer as 3 refeições centrais do dia, como café da manhã, almoço e jantar.
Com a mesma metodologia do jejum citado anteriormente, nesse tipo, a pessoa fica 16h totais sem comer, se alimentando pelo menos 2 a 3 vezes durante os momentos liberados. Enquanto alguns preferem evitar jantar e começar a comer pela manhã, outros jantam mais tarde e voltam a ingerir comida a partir das 14h do outro dia.
O jejum mais longo é o de 24h, consistindo em estar um dia inteiro sem comer nenhum tipo de alimento. Ele geralmente é realizado 1 ou 2 vezes por semana, sendo praticado por quem já é acostumado às rotinas diárias do jejum intermitente.
Caso esteja iniciando nessa metodologia, esse não é o tempo indicado para isso. Comece aos poucos e respeite os processos naturais do seu corpo.
Existem três motivos centrais que fazem com que as pessoas falham ao tentar aprender como fazer jejum intermitente:
Mantenha o equilíbrio entre esses pilares e com certeza o seu jejum será feito sem grandes problemas!
Para que o seu jejum intermitente seja realizado com segurança, existem alguns métodos que são mais flexíveis para atingir o que deseja:
A duração das práticas do jejum intermitente variam de acordo com a técnica e método aplicado, mas não é saudável ficar tantos períodos sem se alimentar. Caso consiga, fique no máximo 36h sem nenhum tipo de alimento, mas não corra riscos. Se sentir fraqueza ou mal estar, suspenda o seu jejum.
Exatamente por forçar o corpo a usar a gordura acumulada para se manter ativo e com energia, é possível conseguir ter uma perda de peso considerável. No entanto, para que tudo isso tenha resultado não é simplesmente ficar todas essas horas sem comer, já que o período de alimentação deve ser respeitado.
E, mais relevante ainda, é preciso comer bem dentro dessa janela permitida, com alimentos saudáveis e que promovam a sensação de saciedade no organismo. Para ter o efeito desejado, não extrapole a quantidade de calorias determinadas e respeite os seus limites.
Não esqueça que líquidos são permitidos durante o jejum, como água, chás e café puro sem açúcar. Mantenha o seu corpo hidratado!
Se está grávida, é lactante, tem pressão baixa, é diabético ou possui outras condições que exigem atenção aos níveis de açúcar no sangue, melhor evitar o jejum.
Um longo período de restrição poderia induzir a hipoglicemia, queda dos níveis de glicose no sangue e trazer consequências mais graves. Crianças e adolescentes também não são recomendados a fazer por estarem em fase de desenvolvimento, necessitando de uma ingestão constante e certa de nutrientes para crescerem.
Principalmente se é sua primeira vez tentando o jejum intermitente, comece pelo mais fácil. O jejum de 12 horas é o menor e o menos complicado de ser seguido de primeira. Com ele, você para de comer no jantar, vamos supor 20h e volta a comer no café da manhã, por volta das 8h.
Praticar o jejum é uma habilidade e o seu aprendizado acontece aos poucos, se sentiu confiança e tranquilidade em 12 horas, tente o jejum de 16 horas.
Começar um jejum depois de ter comido mal ou ter tido uma alimentação pobre em nutrientes, não trará bons resultados.
Quando se fica horas sem comer, seu corpo tenta ter acesso aos seus estoques de gordura para suprir a energia necessária para se manter. Mas, comer alimentos pobres em nutrientes, sua condição metabólica irá dificultar esse acesso do corpo aos seus estoques de gordura.
Antes de começar a ficar algumas horas sem comer, priorize uma refeição com comida de verdade, uma alimentação saudável como: carnes, ovos, hortaliças, frutas, sementes, nozes e castanhas.
Mesmo em jejum, água sempre será muito bem-vinda. Continue a ingestão de água, pelo menos 2 litros por dia para hidratar seu corpo e deixar seu intestino funcionando bem. Pode ter certeza que esse será um diferencial para manter o seu jejum em dia.
Se tiver disposição, a prática de exercícios durante o período de jejum é liberada. Uma dica é se exercitar logo de manhã, que é quando se tem mais energia e também por ser o começo do seu jejum.
Tome cuidado com o tipo de exercício escolhido e considere exercícios de menor impacto, como ioga ou cardio, nas manhãs em jejum, enquanto a classe HIIT com exercícios intensos para depois de comer.
A fome emocional é aquela em que você acha que está com fome, mas realmente não está, já a fisiológica, é aquela que a barriga ronca. Análise qual o seu tipo de fome e caso esteja com uma fome de verdade, quebre o jejum e mantenha seu corpo forte.
Cuidado com os exageros na hora de voltar a comer, principalmente por ter ficado muitas horas em jejum. Esse não é o momento para exageros, pois essa ação também tem chances de causar desconfortos e também ser uma forma de sabotar suas metas.
Lembre-se: não é a quantidade de comida em seu prato que vai ajudar a ficar satisfeito por mais tempo, mas o que está no seu prato.
Confira várias receitas fit da Desinchá!
É normal não conseguir ficar as horas marcadas em jejum, o mais essencial é estar atento a sintomas como tontura, dor de cabeça, fadiga, ansiedade ou dificuldade de concentração.
Sentiu alguma dessas coisas? Coma alguma coisa e outro dia tente de novo. Saiba que o jejum intermitente é costume, hábito e é treino, não ultrapasse os limites do seu corpo.
Provavelmente seu corpo levará um tempo para entender o jejum, mas isso não é motivo para se preocupar, volte e tente de novo. Caso realmente não tenha gostado, não se sinta triste. O jejum intermitente é apenas uma estratégia nutricional de muitas outras que podem ser implementadas na sua rotina.
Quer melhorar a alimentação? Saiba aqui algumas dicas para começar uma reeducação alimentar!
Amei o artigo. Estou fazendo o Jejum Intermitente pela segunda vez, com auxílio de um app para controlar o tempo e a quantidade de água ingerida. O foco é perder peso e como funcionou antes, estou fazendo de novo. Da primeira vez eu fiz o jejum de 12hr até me adaptar e depois o de 16hr, mais sempre conseguia passar desse tempo, porque não sentia tanta fome, no começo sim, a fome emocional bateu forte, mais com a alimentação correta, meu corpo acostumou. Agora comecei com o de 16hr, porque estou acostumada ao jejum intermitente e estou regando os alimentos que como, aumentei a meta de água por dia, já que estou fazendo musculação. É um ótimo estilo de vida.
Preciso emagrecer 20kg meço 1,56 , estou com 77kg tomo 7 tipos de remédios , pra depressão e trombose. Me ajudem.
Obrigada vou começar.
Gostei da matéria vou fazer
Eu, estou tentando fazer.
Tem uma semana e acho que estou conseguindo fazer.
Eu, estava muito abituada a comer a todo momento.
Estou me adaptando, e com muita fé que vou conseguir, estou focada.
Quero começar a fazer o jejum de 12 horas