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5 dicas para uma alimentação saudável

Uma vida com mais saúde começa pela alimentação. Afinal, é como diz aquele antigo ditado popular: nós somos aquilo que comemos. Por isso, vamos te mostrar 5 dicas para uma alimentação mais saudável.

Acompanhe a leitura!

Importância de alimentação saudável

A alimentação é responsável direta por fornecer os nutrientes que precisamos para viver. Porém, seu desequilíbrio pode trazer consequências graves como doenças cardíacas, obesidade e diabetes.

Mas, muito além da prevenção de comorbidades, uma boa dieta traz inúmeros benefícios ao funcionamento do corpo e da mente. E isso só acontece com uma alimentação saudável, diversa e rica em valor nutricional. 

Então confira abaixo as 5 dicas que separamos!

Planeje e faça suas refeições

Seja por falta de vontade, conhecimento, tempo ou até mesmo pela praticidade de um delivery, é comum termos desejo de deixar as panelas de lado e evitar cozinhar. O primeiro passo para uma alimentação saudável é mudar radicalmente essa relação.

Quando o contato que temos com os alimentos vai além de vê-los prontos no prato, nossa conexão com a comida muda. Por isso, separe um tempo para planejar as refeições que irá fazer em casa. Mas se precisar de delivery, opte por preparos saudáveis.

Além disso, dessa maneira você também sabe exatamente o que está ingerindo – e pode até mesmo recorrer aos alimentos orgânicos!

Evite ultraprocessados

Os ultraprocessados são aqueles alimentos com um valor nutricional praticamente nulo, que pouco agregam para o desenvolvimento do nosso corpo. Alguns exemplos de alimentos ultraprocessados: cereais matinais açucarados, salgadinhos de milho e sucos em pó. Repletos de gorduras, conservantes artificiais, açúcares e sal, esses alimentos são o terror de uma alimentação saudável

Os alimentos ultraprocessados ainda podem ser muito danosos à saúde, principalmente ocasionando doenças de desequilíbrio nutricional.

Prato colorido sempre!

Como vimos, uma boa alimentação consiste em equilíbrio e diversificação. E se os ultraprocessados são alimentos que possuem sabores muito marcantes (por conta recursos químicos), a alimentação saudável é colorida, alegre, nutritiva e saborosa, de forma natural. 

A coloração dos alimentos significa uma concentração diferente de nutrientes e suas propriedades. Então, ter muitas cores no seu prato significa que você está ingerindo uma grande variedade de vitaminas, minerais e outros compostos.

Por exemplo: os alimentos verdes como brócolis, espinafre e couve, são riquíssimos em ferro e cálcio Já as laranjas como cenoura e mamão, garantem muita vitamina A e vitamina C.

Tenha horário para cada refeição

Sim, o nosso corpo funciona como um reloginho. O ciclo circadiano (ou ritmo circadiano) é o nome desse relógio biológico que dita o melhor funcionamento do corpo humano. 

Sendo assim, é ideal adaptar nossa rotina ao funcionamento desse ritmo. E ter horário para fazer as refeições é fundamental para isso. 

Confira os horários recomendados para cada refeição:

  • Café da manhã: entre 7h e 8h;
  • Lanche da manhã: 10h;
  • Almoço: entre 12h e 13h;
  • Lanche da tarde: entre 16h e 17h;
  • Jantar: entre 19h e 21h.

Hidrate-se constantemente

Com certeza você já ouviu que o nosso corpo é majoritariamente composto por água, certo? Mas sabia que todos os dias eliminamos naturalmente mais de 2 litros de água?

Por isso, beber água é uma atitude tão importante. Além disso, a água está presente em todos os nossos órgãos, sendo fundamental para o pleno funcionamento de todo organismo. Portanto, beba mais de 2 litros de água diariamente. 

Agora é só colocar essas dicas na sua rotina e começar a ter uma alimentação saudável!

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