Conhecido como uma das gorduras mais saudáveis e indicadas para acompanhar os alimentos, o azeite é um tipo de óleo que vem da azeitona e é conhecido por ter uma quantidade grande de vitamina E, um poderoso antioxidante que ajuda a afastar doenças precoces e promover a saúde. Mas você sabia que há vários tipos de azeite de oliva?
O azeite saudável é aquele que é puro, mas há variações que são interessantes de entender para caprichar nas receitas e deixar sua comida ainda mais saborosa. Quer saber quais são eles? Continue a leitura e acompanhe!
Um dos mais conhecidos tipos de azeite, é produzido por meio da prensagem a frio da azeitona, preservando todos seus nutrientes, já que a temperatura durante o processo é controlada e não passa por qualquer outro processo de refinamento.
A acidez do azeite de oliva extravirgem é próxima de 1%, o que faz com que seu sabor combine perfeitamente com saladas e na finalização de um prato com legumes e carnes, por exemplo.
O azeite virgem também é obtido por meio do método de prensagem a frio, mas ele passa por um processo de prensagem a mais, o que o torna mais ácido do que o extravirgem. Essa diferença faz com que esse tipo de óleo seja ideal para realizar preparações quentes, como regar uma carne antes de ir para o fogo ou para grelhar e refogar alimentos.
Ele pode ir ao fogo porque, quando levado às altas temperaturas, não sofre modificações em sua composição, sendo saudável e seguro para a saúde.
Seja virgem ou extravirgem, o azeite orgânico é aquele feito apenas quando a produção obedece a uma série de regras de plantio sustentável e livre de elementos artificiais, como pesticidas. Eles devem ter um selo que atesta a qualidade do produto e a verificação de sua procedência.
Os alimentos orgânicos, em geral, são muito recomendados para quem busca ter uma alimentação ainda mais natural e livre de agrotóxicos.
Os azeites trufados são considerados produtos nobres, já que são misturados às famosas trufas, negras ou brancas, que são alimentos sofisticados e de sabor acentuado, ideais para dar um toque de aroma e sabor nos alimentos, principalmente em massas. No azeite, apenas um pequeno pedaço da trufa é capaz de deixá-lo cheiroso e ainda mais saboroso. Coloque o azeite sobre as massas prontas, saladas, pipocas e legumes para variar o sabor.
Já os azeites temperados, ou aromatizados, são aqueles que podem ser de qualquer tipo dos tópicos citados anteriormente, mas com um toque especial, que pode ser ervas finas, alecrim, alho, pimenta, entre outros.
Para aromatizar o azeite, basta colocar a especiaria dentro da garrafa e deixá-la por ali enquanto o vidro estiver em uso.
Os tipos de azeite são muitos, mas fato é que optar por eles é escolher um modo mais saudável de levar o dia a dia, afinal, eles ajudam a reduzir a inflamação no organismo, protege o coração e traz inúmeros benefícios para a saúde!
Você tem alguma receita incrível com o azeite de oliva? Envie sua receita e compartilhe essa delícia!
Comentários