A vitamina C é um nutriente importante para o corpo humano, encontrado nos alimentos, principalmente em frutas cítricas. Com propriedades antioxidantes, a vitamina também é responsável pela síntese de colágeno no organismo e desempenha diversas outras funções no organismo.
Neste artigo, a Desinchá te explica a importância do nutriente e qual fruta tem mais vitamina C. Boa leitura!
Também conhecida como ácido ascórbico, a vitamina C é um nutriente hidrossolúvel importantíssimo para o organismo humano. Na natureza, ela é encontrada em praticamente todas as frutas e vegetais, mas está disponível em maior concentração nos alimentos cítricos.
Diferente de outros animais, os humanos não sintetizam e nem armazenam corretamente a vitamina C. Por isso, é preciso que ela seja consumida diariamente, a fim de manter os níveis saudáveis.
Mas qual função a vitamina C cumpre no organismo humano? Muitas vezes, esse nutriente é associado à prevenção de resfriados e gripes, mas a atuação dela no corpo humano vai muito além.
Confira algumas funções da vitamina C no organismo:
Além das funções próprias, a vitamina C também tem um papel importante na absorção de ferro pelo organismo. Isso acontece pois, ao interagirem com os minerais (como o ferro), as vitaminas aumentam a biodisponibilidade desses nutrientes. Ou seja, fazem com que a absorção deles seja maior.
Por isso, uma boa dica é combinar esses alimentos na hora das refeições. Você pode usar tomates para preparar uma salada, beber suco de limão ou comer uma laranja como sobremesa.
Como mencionado antes, a vitamina C não é produzida pelo corpo humano. Além disso, por sua hidrossolubilidade, a maior parte da vitamina ingerida é eliminada. Por isso, ela deve ser consumida diariamente, seja pela alimentação ou pela suplementação.
Na natureza, esse nutriente é encontrado principalmente em frutas cítricas. Confira a lista de frutas com maior concentração da vitamina:
A acerola é uma fruta rica em fitoativos anti-inflamatórios e cerca de 20 vezes mais vitamina C do que a laranja.
O caju também tem mais vitamina C do que a laranja – cerca de 5 vezes mais. Além disso, ele também é fonte de zinco e ferro.
Além de rica em vitamina C, a goiaba também possui fibras, cálcio, magnésio, fósforo, sódio, potássio, ferro e outras vitaminas.
O kiwi tem altas taxas de vitamina C, bem como antioxidantes e fibras.
A laranja é a primeira fruta que as pessoas lembram quando o assunto é vitamina C. Mesmo não sendo a fruta com maior concentração desse nutriente, o seu consumo é recomendado, principalmente por ser uma das mais acessíveis no dia-a-dia.
Esta fruta é rica em fósforo, ferro, potássio, cálcio e fibra, além, é claro, da vitamina C.
Além de ser riquíssimo em vitamina C, o limão tem boa concentração de vitaminas A e do complexo B, cálcio, ferro e fósforo.
Todos os tipos de manga são ricos em vitamina C e A, fibras, antioxidantes, cálcio, zinco, potássio, ferro e magnésio.
Também chamada de bergamota ou mexerica, essa fruta possui vitamina C, carotenóides e flavonóides, além de ser rica em água, auxiliando também na hidratação do corpo.
Além das frutas, a vitamina C também pode ser encontrada em alimentos como brócolis, couve-manteiga, pimentão e repolho.
A deficiência de vitamina C ocorre quando são ingeridas quantidades inferiores ao necessário para o organismo – cerca de menos de 10 mg ao dia.
Quando a ingestão de vitamina C não é suficiente para suprir as demandas do organismo, o corpo começa a demonstrar sinais de deficiência vitamínica. Isso acontece quando é ingerido cerca de menos de 10mg por dia por um longo período, em torno de 4 a 6 meses – ou seja, não precisa se preocupar caso fique alguns dias sem ingerir a vitamina.
Nesses casos, os sintomas são cansaço, fraqueza e irritabilidade, além de perda de peso, de definição muscular e presença de dores nas articulações. Em estágios mais graves, a deficiência causa o escorbuto, doença cujos sintomas são os hematomas, gengivas inchadas e com sangramento, pele e cabelo secos.
Para alcançar os níveis necessários de vitamina C no organismo, o primeiro passo é consumir diariamente alimentos ricos nesse nutriente, como as frutas mencionadas no tópico anterior.
Contudo, mesmo mantendo uma alimentação saudável e equilibrada, é comum não conseguir um bom aporte vitamínico apenas com a alimentação. Muitas vezes, a quantidade ingerida não é suficiente para suprir o organismo com todos os nutrientes necessários.
Assim, os suplementos de vitamina C ajudam a garantir os níveis necessários do nutriente para o funcionamento saudável do organismo.
No caso da vitamina C, a suplementação pode ser encontrada em diversos formatos, como cápsulas, pó, pastilhas efervescentes e gomas. A ingestão deve sempre seguir a recomendação da embalagem, a fim de maximizar a eficácia do produto.
Lembre-se sempre de buscar suplementos e vitaminas de qualidade, de marcas confiáveis com boa procedência.
Na Desinchá, você encontra vitaminas e suplementos naturais para manter sua vida saudável e equilibrada, como por exemplo o Visionary Eyes, suplemento com nutrientes para a saúde da visão! Não esqueça de usar o cupom DESINBLOG para um desconto imperdível na sua compra!
Continue no blog e aprenda quais vitaminas e suplementos levar nas viagens!
Fontes:
https://www.beltnutrition.com.br/blog/post/vitamina-c-ferro-combinacao-infalivel
Comentários