O corpo humano precisa de uma série de vitaminas e nutrientes para funcionar adequadamente e se manter saudável. A falta de vitamina D é, por sinal, muito comum e precisa ser observada de perto, pois influencia a saúde em muitos níveis.
A seguir, você poderá conferir alguns sinais que o corpo dá quando a vitamina D está em falta e seu papel para a saúde do coração. Confira!
A falta de vitamina D é quando os níveis dessa substância estão abaixo do esperado. Essa falta pode trazer consequências para o corpo em vários aspectos.
De acordo com os valores de referência publicados pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), os valores adequados devem partir de 30 e 60ng/ml, considerando deficiência grave quando os níveis estão abaixo de 20ng/ml e deficiência leve entre 21 e 29ng/ml.
Esses são apenas padrões de referência, o que não substitui a consulta com um médico, pois ele pode definir quais são os valores ideais para sua necessidade.
Ainda que todas as pessoas estejam sujeitas a ter baixos níveis de vitamina D, existem alguns grupos de risco que podem sofrer mais com a ausência dessa vitamina. Veja quais são:
A saúde do coração pode ser melhorada de várias formas que incluem hábitos saudáveis, alimentação equilibrada, prática de exercícios, controle do estresse e também presença da vitamina D.
Sem os níveis ideais de vitamina D, alguns sintomas que podem ser sentidos são:
A vitamina D regula a renina, uma enzima responsável pelo controle da pressão arterial. Com baixos níveis dessa vitamina, a pressão sanguínea tem chances de aumentar, sobrecarregando o coração e os vasos sanguíneos.
A falta de vitamina D também está associada ao endurecimento e inflamação das artérias, o que favorece o desenvolvimento de aterosclerose, que é o acúmulo de placas de gordura no coração. Isso pode levar a obstruções nos vasos sanguíneos e aumentando consideravelmente o risco de doenças cardiovasculares.
O coração é um músculo e baixos níveis de vitamina D prejudicam sua capacidade de contração e bombeamento do sangue. Isso pode resultar em uma sobrecarga no órgão, ocasionando fadiga, arritmias e insuficiência cardíaca.
Não é apenas o coração que pode sofrer com a falta dessa substância. Veja outros riscos e sintomas comuns para esse quadro:
Ainda que a falta de vitamina D seja preocupante para a saúde, principalmente com os cuidados do coração, não precisa se desesperar. Existem algumas alternativas seguras que ajudam na reposição da vitamina. Acompanhe:
Tomar sol é a forma mais clássica de conseguir melhorar a vitamina D no corpo. A recomendação é se expor ao sol diariamente por 15 a 30 minutos, especialmente nos braços e pernas, antes das 10h ou após as 16h.
Por mais que o protetor solar seja importante para cuidar da pele, durante essa exposição para a vitamina D, é interessante não usar esse produto. Isso porque ele consegue bloquear a síntese da substância.
Uma das maneiras mais eficazes de conseguir repor as vitaminas e nutrientes é pela alimentação. No caso da vitamina D, o seu cardápio precisa ter:
Caso seja constatada a deficiência por exames de sangue, é possível que haja a recomendação do uso de suplemento de vitamina D3. A dose pode variar entre 1000 a 5000 UI por dia, dependendo do caso.
Apesar de muito se falar sobre o hábito de tomar sol para aumentar as concentrações de vitamina D no corpo, a recomendação de muitos médicos tem sido realizar a suplementação em cápsulas.
Isso acontece porque, ao apenas tomar sol, não é possível saber em quanto tempo o corpo vai absorver essa substância, além de que, é preciso ficar sob os raios solares em um horário específico para que ele faça o efeito esperado, expondo o máximo de pele possível.
Dessa forma, tendo em vista a rotina da maioria das pessoas e as mudanças de clima que podem deixar regiões sem sol por vários dias, considera-se quase impossível absorver a quantidade necessária da vitamina apenas com o sol.
Por isso, o mais seguro tem sido investir em uma boa suplementação de vitamina D, para que o organismo tenha as doses necessárias e não chegue a apresentar nenhum sintomas ruim para o coração ou o corpo.
A Desinchá conta com a suplementação de Vitamina D3 em formato de balinhas mastigáveis.
Incorporar a vitamina D3 Gummy da Desinchá à sua rotina é uma forma altamente saborosa e eficaz de manter a saúde do coração e o bem-estar geral. Com textura macia, zero açúcar, zero sódio, essa é uma forma prática de suplementar, já que não precisa de água e pode te acompanhar em todos os lugares.
Priorize a saúde do seu coração com a vitamina D da Desinchá e comece a cuidar do seu corpo hoje mesmo!
Referências:
Influência da vitamina D na saúde humana
Vitamina K: metabolismo e nutrição
Deficiência da Vitamina D e Doenças Cardiovasculares Posicionamento de intervalos de referência de Vitamina D
Boa informações
Importante informações