Nutrição

Você sabe o que é e para que serve a pirâmide alimentar?

Você sabe o que é e para que serve a pirâmide alimentar?

Um dos conceitos mais conhecidos por quem opta por uma alimentação saudável é a pirâmide alimentar. Esse modelo de organização funciona como um gráfico que separa os alimentos em grupos de acordo com as suas características energéticas e os nutrientes que fornecem.

Toda estrutura dessa pirâmide alimentar tem diversas versões. Mas você sabe como ela funciona na prática e para que ela serve? Acompanhe esse artigo que vamos te explicar mais sobre essa maneira de manter a sua alimentação mais equilibrada. 

O que é pirâmide alimentar?

A pirâmide alimentar é um modelo de organização dos alimentos, e foi desenvolvida em 1992 pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, o UEDA. Esse guia alimentar foi esquematizado para informar as quantidades, distribuição e tipo dos alimentos.

Toda a distribuição é feita de baixo para cima. Nesse caso os alimentos que devem ser consumidos em maior quantidade estão na base da pirâmide, enquanto aqueles que precisam de mais moderação ficam no topo.

A pirâmide tem algumas versões, mas essas reformulações são melhorias na sua própria estrutura de organização. Sendo assim, é muito melhor você se localizar por uma pirâmide alimentar com componentes presentes no dia a dia do Brasil, do que se basear na dieta de outros países que possuem outros costumes e hábitos alimentares.

Para que serve

Diferente da alimentação intuitiva, muitos nutricionistas e outros especialistas utilizam as pirâmides alimentares para promover uma melhoria na rotina alimentar de seus pacientes. Essa é uma ferramenta aliada à alimentação saudável, já que seguindo as recomendações corretas é possível frear doenças relacionadas à má alimentação.

Como a pirâmide é muito completa, ela acaba por ser uma fonte de visualização mais simples. Por exemplo, é possível visualizar quais as opções para se adaptar à dieta sem perder nenhum tipo de nutriente ou vitamina. 

Grupos

Cada espaço é chamado de grupo e cada um dos grupos são classificados de acordo com a necessidade do nosso corpo quanto aos nutrientes desses alimentos. Atualmente, a pirâmide alimentar possui oito grupos, sendo eles:

Alguns nutricionistas também adicionam a base da pirâmide a água, que é um dos alimentos mais essenciais para todo o funcionamento do nosso sistema. Sua recomendação é de, no mínimo, 2 litros ao longo do dia.

Pirâmide alimentar brasileira

Utilizando a antiga pirâmide norte-americana, adicionando alimentos tipicamente brasileiros e adaptando os hábitos e cultura do nosso país, surgiu a pirâmide alimentar local. Mais completa e com uma reformulação relacionada a quantidade, já que a obesidade ainda é um grande problema de saúde no Brasil.

Além de organizar melhor os alimentos, a pirâmide alimentar brasileira inclui a recomendação de atividade física por no mínimo 30 minutos e ao menos seis refeições por dia, sendo café da manhã, almoço, janta e lanches intermediários.

Ela fica organizada dessa forma:

Agora que você já conhece a pirâmide alimentar e viu como ela pode ser uma ótima forma de iniciar a sua reeducação alimentar, organize suas refeições e analise o quão balanceado está o seu cardápio. Assim, seu corpo ficará mais ativo com os alimentos corretos e você sentirá todos os benefícios que apenas uma alimentação saudável pode fornecer!

Gostou desse conteúdo? Então continue no nosso blog!

Avalie post

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também