Nutrição

Como nutrientes e vitaminas podem melhorar o funcionamento do cérebro

Como nutrientes e vitaminas podem melhorar o funcionamento do cérebro

Ter uma alimentação equilibrada é extremamente importante para incluir nutrientes para o cérebro que são essenciais para o seu funcionamento, como a memória, concentração e até mesmo prevenir doenças neurodegenerativas.

Confira esse artigo preparado pela Desinchá e entenda como os nutrientes e vitaminas podem melhorar o funcionamento do cérebro. Boa leitura! 

Como a alimentação influencia o cérebro?

Um cérebro saudável está diretamente ligado à alimentação, pois é dela que são retirados os nutrientes que fazem toda a diferença para o funcionamento desse órgão.

Os chamados nutrientes essenciais são muito importantes, já que ajudam na formação e proteção das células nervosas, na transmissão eficiente de sinais e na regulação de neurotransmissores, fundamentais para a memória e o aprendizado.

Por isso, ter uma dieta balanceada, rica em vitaminas, minerais e antioxidantes, é indispensável. Mas, afinal, quais são os alimentos que mais trazem benefícios para a saúde cerebral?

Principais nutrientes para o funcionamento do cérebro

Diversos estudos, dentre eles do GOV, apontam a relação entre uma alimentação saudável e o funcionamento do cérebro. Determinados nutrientes têm função nesse sistema, seja atuando na formação de neurotransmissores ou na proteção das células cerebrais contra danos oxidativos. 

Acompanhe quais são os principais nutrientes para a atuação cerebral e como obtê-los através da alimentação.

Ômega-3

O ômega 3 é um dos nutrientes mais associados à saúde do cérebro. Isso porque esse ácido graxo é um componente estrutural das membranas neuronais, atuando na transmissão dos impulsos nervosos. Suas propriedades anti-inflamatórias também ajudam a proteger o cérebro contra danos. 

Fontes ricas de ômega-3 incluem peixes gordurosos como salmão, sardinha e atum, além de sementes de linhaça e chia.

Vitaminas do Complexo B

As vitaminas do complexo B são de extrema importância para o organismo. Em especial a B6, B9 (ácido fólico) e B12, que são cruciais para o cérebro, pois atuam na síntese de neurotransmissores e ajudam a manter a integridade das células nervosas. 

Casos de deficiência das vitaminas do complexo B são associados a problemas de memória e maior risco de demência. Na dieta, ela pode ser encontrada em carnes magras, ovos, leguminosas e vegetais de folhas verdes.

Vitamina E

A vitamina E é outro nutriente essencial para o cérebro, principalmente em razão de suas propriedades antioxidantes. Isso porque ela protege as células cerebrais contra o estresse oxidativo, que pode levar a doenças neurodegenerativas.

A atuação da vitamina E também está ligada à prevenção da perda de memória e demência. Para garantir esse nutriente na sua dieta, inclua alimentos como nozes, castanhas, sementes e avelã, além dos óleos vegetais, como o azeite de oliva.

Colina

A colina é um nutriente potente para a saúde do cérebro. Ela atua na síntese da acetilcolina, um neurotransmissor vital para a memória e o aprendizado, e tem papel na desintoxicação do organismo e no funcionamento do fígado.

Ela é encontrada nos ovos, especialmente na gema, e também na soja, fígado e peixes gordurosos.

Quando considerar a suplementação?

Mulher sorrindo segurando desenho de cérebro recortado

Priorizar estes nutrientes na alimentação diária é uma das melhores formas de cuidar da saúde, porém, nem sempre ela sozinha é suficiente. Em algumas situações, o que acontece é que não conseguimos todo o aporte nutricional necessário para executar as funções cerebrais com excelência. 

Por isso, a suplementação pode ser benéfica para garantir que todas as necessidades do seu corpo estarão sendo supridas, principalmente nesses casos:

Antes de começar a tomar suplementação, busque um profissional da saúde para orientações mais específicas e para entender quais são as suas necessidades pessoais. 

Dicas para melhorar a saúde cerebral

Agora que você entendeu quais são os melhores alimentos para o cérebro, confira outros hábitos que também podem contribuir para um cérebro mais saudável:

Conheça os suplementos mais completos para sua saúde

Como vimos, a saúde cerebral está ligada a um conjunto de fatores, incluindo alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis, sendo essencial a ingestão de nutrientes essenciais, como o ômega-3, vitaminas do complexo B, antioxidantes e outros micronutrientes. 

Tudo isso contribui para melhorar a memória e concentração, e ainda protege contra doenças neurodegenerativas.  Para garantir o aporte nutricional necessário e ter mais saúde sem abrir mão da praticidade, a suplementação é uma ótima opção para complementar a dieta.

Quer saber mais sobre produtos para a saúde do cérebro? Conheça a linha de suplementos da Desinchá e tenha tudo que você precisa para potencializar o seu bem-estar!

Referências:

https://revistanutricionclinicametabolismo.org/index.php/nutricionclinicametabolismo/article/view/367

https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC4772032/ https://revistas.atenas.edu.br/higeia/article/view/354

Avalie post

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também