Corpo

10 benefícios do vinagre de maçã para o seu organismo

10 benefícios do vinagre de maçã para o seu organismo

Muito usado na culinária, o vinagre de maçã também possui histórico de uso medicinal. O seu potencial terapêutico desperta interesse em pesquisadores e em pessoas que desejam adicionar um item saudável em suas vidas.

Acompanhe a leitura para descobrir os benefícios do vinagre de maçã e como ele pode dar um toque especial no dia a dia.

Saiba mais sobre o vinagre de maçã

O vinagre é um composto orgânico feito a partir da fermentação de bebidas alcoólicas, frutas ou cereais. Com 5% de ácido acético, ele apresenta um cheiro forte, gosto amargo e diversas qualidades para o corpo.

No caso do vinagre de maçã, a produção é realizada por processos bioquímicos que usam a maçã como ingrediente principal. Isso origina um sabor diferente e adiciona minerais e vitaminas ao líquido.

Como tomar vinagre de maçã?

Como a dosagem ideal é equivalente à quantidade de uma colher de sopa por dia, o vinagre de maçã pode ser ingerido de várias maneiras. 

Confira algumas formas de consumir o vinagre de maçã:

Conheça 10 benefícios do vinagre de maçã

O vinagre de maçã oferece mais vantagens ao organismo do que outros tipos de vinagres. 

A presença de ácidos, antioxidantes, fibras e minerais, destaca as suas propriedades positivas. Mas, o vinagre não funciona sozinho.

Ele deve estar acompanhado de hábitos saudáveis e de um acompanhamento profissional para garantir os benefícios.

Veja a seguir quais são os benefícios do vinagre de maçã!

  1. Auxilia no emagrecimento

O vinagre de maçã é recomendado durante o processo de perda de peso. Estudos apontam que o vinagre pode auxiliar no emagrecimento, principalmente, por conta da pectina, que aumenta a sensação de saciedade e faz as pessoas comerem menos.

Nesse sentido, a sua composição de ácidos e polifenólicos representa condições anti-inflamatórias que previnem o inchaço, além de facilitar a eliminação de gordura do corpo.

  1. Melhora a digestão

Rico em fibras, o vinagre de maçã atua na regulação de ácidos pelo estômago, facilita a digestão de alimentos e ameniza os sintomas de má-digestão. Assim, protege contra a queimação e proporciona o bem-estar após as refeições.

Portanto, se você comeu um alimento que não te fez bem, experimente tomar o vinagre de maçã antes ou depois para evitar azia.

  1. Controla a glicose 

É verificada a eficácia do vinagre de maçã no controle do nível de açúcar no sangue, combatendo a diabete. Essa doença requer muita cautela, por isso, o vinagre é apenas uma alternativa extra ao tratamento.

As fibras do vinagre diminuem a absorção de carboidratos, monitorando os picos de glicemia após as refeições e a concentração de glicose no fígado.

Também é uma fonte de ácido acético, que ajuda a estabilizar a taxa de açúcar no sangue.

  1. Previne doenças cardiovasculares

Por atuar contra o acúmulo de gordura, o vinagre de maçã consegue prevenir o entupimento de vasos sanguíneos, diminuindo as chances de desenvolver doenças cardiovasculares que prejudicam o coração.

Também reduz o colesterol e controla a pressão arterial, evitando os riscos de pressão alta e infarto.

  1. Alivia dores intestinais

Em situações de desconforto abdominal causados por infecções gastrointestinais, diarreia ou inflamações no intestino, como em casos de gastrite, o vinagre de maçã ameniza a dor por ter características antibióticas.

Sendo assim, a atuação da pectina, uma fibra solúvel, diminui incômodos e refluxos.

  1. Protege o fígado

Os ácidos cítrico, lático e málico influenciam positivamente na saúde do fígado. Eles evitam a esteatose hepática, doença provocada pelo acúmulo de gordura no fígado, favorece o funcionamento do órgão e melhora a liberação de toxinas do corpo.

  1. Cuida do cabelo e da pele

Para quem tem cabelo oleoso, o vinagre de maçã é indicado para a limpeza do couro cabeludo e redução da oleosidade, sendo um elemento importante nos cuidados de beleza.

Na pele, diminui inflamações e alivia a coceira e irritações de picadas de insetos.

  1. Combate o envelhecimento

O vinagre de maçã possui polifenóis, uma substância com ação antioxidante e cicatrizante, que combate os radicais livres que causam o envelhecimento.

Ele potencializa o viço e retarda o aparecimento de flacidez, rugas, linhas de expressão e demais alterações pela idade, promovendo o rejuvenescimento.

  1. Evita a acne 

Os ácidos que compõem o vinagre de maçã são utilizados no tratamento de problemas dermatológicos, como o da acne. Eles impedem o desenvolvimento da bactéria que provoca o surgimento de espinhas.

Para passar o vinagre diretamente no rosto, a pele não pode estar sensível e nem com feridas abertas. Primeiramente, faça a solução com água, nunca use puro.

Todavia, após a aplicação, não fique exposto ao sol, pois os ácidos podem gerar queimaduras. Se sentir uma queimação, lave a pele com água corrente e sabonete neutro. 

  1. Reduz fungos e bactérias

Pesquisas apontam que o vinagre de maçã contém propriedades antimicrobianas que reduzem a multiplicação de certos microrganismos que, em excesso, podem originar infecções, como a infecção urinária ou no intestino e na pele.

Em suma, que tal aproveitar todos os benefícios do vinagre de maçã? Conheça o Apple Cider HD (60 cápsulas), um suplemento da linha de produtos da Desinchá à base de vinagre de maçã para você incluir na sua rotina!

Por fim, aproveite para conferir receitas com vinagre de maça ou compartilhe a sua com o blog da Desin!

4.3/5 - (29 votos)

Comentários

4 comments

  1. Olá muito bom saber dos benefícios do vinagre de maçã agora eu faço o consumo praticamente todos os dias si puder quero estar sempre atualizado dos benefícios. Muito obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também