Emagrecimento

Kitchari: conheça o detox ayurveda!

Kitchari: conheça o detox ayurveda!

Na ayurveda, é importante que corpo, mente e espírito estejam em puro equilíbrio. Assim, acredita-se que seja mais fácil equilibrar também os doshas, alcançando uma vida mais plena, com mais bem-estar e saúde. Para ajudar nessa missão, há um tipo de detox ayurveda, feito por meio de uma refeição chamada kitchari.

O kitchari é considerado um poderoso prato com itens desintoxicantes, que age no corpo como um todo e, portanto, só traz benefícios para quem o faz, independente de ser adepto de outros hábitos ayurvédicos ou não. Quer saber mais sobre o kitchari, como fazer e quando comer? Então continue a leitura e fique por dentro!

Por que é preciso desintoxicar?

Ao longo dos dias, o corpo vai acumulando toxinas que existem naturalmente nos alimentos. Por isso, é preciso, às vezes, limpar o organismo, mandando embora todos os excessos que podem vir por consumo de açúcares, gorduras e outras substâncias que não fazem bem.

No conceito da ayurveda, as toxinas não são somente aquelas ingeridas pelos alimentos, mas também as toxinas emocionais, ou seja, sentimentos e emoções que precisam ser sentidos, mas que também devem ser retiradas do corpo o quanto antes.

O kitchari e a desintoxicação

O kitchari é um prato que visa manter o equilíbrio da alimentação, ou seja, nele é possível encontrar proteínas, carboidratos e fibras. Por ter também muitas especiarias em sua preparação, e repleto de antioxidantes, com propriedades termogênicas, digestivas, calmantes e anti sépticas.

O kitchari é muito equilibrado e, por isso, é tido como um alimento tridosha, ou seja, tudo bem se você estiver em desequilíbrio com um de seus doshas, essa refeição pode ajudar a recuperá-lo.

Como fazer o detox ayurveda: receita do kitchari

Ingredientes

Modo de preparo

Depois de lavar todos os grãos, coloque a manteiga ghee em uma panela, seguida pelas sementes e pelo louro. Depois que começar a soltar o aroma, coloque os grãos e a cúrcuma, adicionando em seguida, água, gengibre e sal. Deixe cozinhar até que os grãos fiquem macios. Depois, coloque os legumes e espere que fiquem macios. A consistência do kitchari é semelhante a de um risoto, portanto, pode completar com água se sentir que ela está secando.

Você pode fazer essa receita uma vez por semana ou quando sentir que precisa de uma renovação e de purificar o organismo. O kitchari é um alimento completo em questões nutricionais, ou seja, além de ajudar no detox do corpo na medicina ayurveda, é uma ótima pedida para um prato saudável no dia a dia.

Para continuar na rotina de desintoxicação, que tal dar uma olhada em 6 receitas de suco detox para começar o dia?

5/5 - (1 voto)

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também