Hábitos

Cozinhando em casa: 4 dicas para facilitar sua rotina

Cozinhando em casa: 4 dicas para facilitar sua rotina

Fazer a própria comida pode trazer inúmeros benefícios: desde usar os temperos e ingredientes saudáveis para manter uma boa alimentação, até economizar dinheiro. Cozinhando em casa, você consegue ter um maior controle do seu cardápio e da sua família.

Mas para ter sempre os ingredientes em quantidades ideais para cozinhar, é importante manter a organização e cultivar alguns hábitos que facilitem a sua rotina para continuar cozinhando em casa e comendo sua própria comida.

Quer saber quais são eles? Continue a leitura e confira!

Planeje o cardápio semanalmente

Estipule um dia para organizar o cardápio da semana e escolher o que vai comer em todas as refeições. Você pode escrever em um caderno, anotar no smartphone ou detalhar no planner para organizar melhor.

A dica é dividir os dias da semana e até aproveitar o que você cozinhou no dia anterior para a próxima refeição. Um frango assado consumido no domingo pode ser desfiado para um sanduíche no dia seguinte. Essas combinações ajudam a evitar o desperdício e deixam o dia a dia mais prático.

Tente incluir em suas refeições alimentos de grupos variados, com carboidratos, proteínas, legumes, verduras e frutas.

Saber o cardápio ajuda na compra dos ingredientes

Depois de planejar o cardápio da semana, fica muito mais fácil olhar na despensa e na geladeira e saber o que falta para completar o cardápio. A dica é ir ao mercado e ao hortifruti com uma lista de alimentos, tanto para deixar o processo mais rápido quanto para não cometer exageros e comprar guloseimas.

Cozinhe e congele

Quem disse que cozinhando em casa você tem mais trabalho? Pelo contrário, a comida congelada pode facilitar muito o seu dia a dia e evitar que um dia, ao chegar tarde do trabalho ou da faculdade, por exemplo, você peça um delivery porque não tem nada para comer.

Se o seu dia a dia é agitado ou se você apenas deseja ter mais praticidade na rotina para não ter que ficar cozinhando em casa todos os dias, vale investir um dia da semana para preparar marmitas e congelar. Olhe o seu cardápio, veja o que pode ser adiantado e então é só começar a cozinhar!

Saiba quais alimentos podem ser congelados

É possível armazenar carnes, grãos como arroz e quinoa e até legumes congelados. Esses alimentos duram mais de meses no congelador, em embalagens bem fechadas. A dica é separar os potes e etiquetar com o que há dentro dele e a data de consumo.

Você pode montar as marmitinhas já prontas, com as refeições completas ou, se fizer para a família, congelar um pote com carne suficiente para todos, outro com legumes e o terceiro com arroz, por exemplo.

Cozinhando em casa você tem muito mais oportunidades de se alimentar bem e economizar. Basta manter a organização do dia a dia, separar um momento livre para cozinhar e adiantar as preparações para se deliciar com sua própria comida durante a semana.

Gostou? Então compartilhe essas dicas com seus amigos nas redes sociais e ajude-os a se organizarem na cozinha também!

Ah, e se você é adepto de uma dieta com poucos carboidratos, não deixe de conferir nosso post sobre cardápio low carb para ter ideias deliciosas de pratos para cozinhar.

Avalie post

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também