Loja Oscar Freire

Loja Rappi

Lojas parceiras

Desinblog

Desinchef

E-books

Cursos

Quem somos

Trabalhe Conosco

Corrida em casa: como praticar e manter a saúde em dia

Quem gosta de treinar e se preocupa com a saúde do corpo sabe que as atividades aeróbicas são muito importantes. A corrida em casa, por exemplo, pode ser uma grande aliada de quem não gosta de sair para se exercitar.

Isso porque a prática contínua de atividades cardiovasculares é fundamental para a saúde. Afinal, esses exercícios proporcionam bem-estar, melhoram o condicionamento físico e a resistência cardiorrespiratória.

Para te ajudar nessa missão, a seguir vamos listar os tipos de corrida em casa para praticar e como fazer. Confira!

Tipos de corrida em casa

Fazer esse tipo de exercício em casa é muito benéfico e prático para quem tem o dia a dia corrido e só tem alguns minutos para praticar. Outra vantagem é que é possível fazer a qualquer hora e com segurança.

Mas é claro que, quando se fala em corrida em casa, é preciso adaptar o treino. Você pode escolher entre duas modalidades: a de esteira e a estacionária. Veja como cada uma delas funciona para escolher a melhor de acordo com o seu estilo de vida.

Corrida na esteira

Como o próprio nome já indica, para esse tipo de corrida é preciso ter o equipamento em casa. Há esteiras de vários modelos, preços e categorias no mercado. Antes de escolher a sua, o ideal é avaliar alguns aspectos, como a sua intenção na corrida.

O bom da corrida na esteira é que você consegue controlar exatamente a velocidade que está correndo e aumentar aos poucos. Além disso, você consegue acompanhar seus batimentos cardíacos, já que a maioria dos modelos oferecem essa função. 

E se você quiser, por exemplo, treinar para correr cada vez mais rápido ou fazer HIIT, vale investir em uma esteira que ofereça alta velocidade, de até 20 km/h ou mais.

HIIT/Treino Intervalado de Alta Intensidade

Como vimos, uma das possibilidades oferecidas pela corrida na esteira é a prática de um treinamento chamado High Intensity Workout, ou apenas HIIT. Essa modalidade consiste em intercalar a prática de atividades de alta e baixa intensidade

Ideal para quem tem pouco tempo e deseja queimar uma grande quantidade de gordura, o HIIT pode ser praticado de acordo com os seus objetivos e tempo disponível. Em média, um treinamento completo tem duração de 30 minutos e pode gastar até 1000 kcal – isso mesmo, até mil calorias em apenas 30 minutos! 

Para praticar HIIT na esteira você deve seguir 3 passos: aquecimento, sprint e descanso. O aquecimento deve ser a parte inicial do seu  treino. Por cerca de 5 minutos você apenas caminha ou dá corridas leves. 

Depois, faça entre 8 e 10 tiros (ou sprints) de alta velocidade por 30 segundos. A cada corrida, faça pausas parando de correr por pelo menos 1 minuto. Se você está começando com o HIIT na esteira, fique atento para evitar lesões ao intercalar os períodos de sprint e descanso.

Conforme sua capacidade de resistência for aumentando, aumente também o tempo dos sprints. Ao fim da sequência de sprints, encerre seu treinamento com alguns minutinhos de caminhada leve.

Corrida estacionária

A corrida estacionária é a modalidade ideal para quem não tem esteira e quer praticar a modalidade. É a famosa corrida sem sair do lugar, que usa músculos diferentes quando comparada à corrida na rua ou até mesmo à modalidade feita com um equipamento próprio.

A corrida estacionária pode ser praticada em casa ou em qualquer lugar, já que basta se preparar, alongar e fazer os movimentos de corrida sem sair do lugar.

Você pode acelerar por um minuto e parar, manter o ritmo constante até quando conseguir ou fazer esse exercício no descanso, entre um exercício e outro do treino de musculação, para aumentar os batimentos cardíacos e potencializar a queima calórica – que pode chegar a 600 kcal por hora de atividade.

Dicas para não se machucar na corrida em casa

Seja na corrida na esteira ou estacionária, é importante tomar alguns cuidados antes de começar.

A primeira dica é ter calma e começar devagar, acostumando o corpo a essa modalidade. Se você ainda não pratica nenhum exercício, consulte um profissional da área da saúde ou de educação física para que ele possa te orientar sobre como começar com segurança.

Não se esqueça, também, de colocar roupas adequadas para a prática esportiva e um tênis com bom sistema de amortecimento. Ele vai ajudar na pisada e evitar o impacto com o chão, essencial para que você não se machuque durante os treinos.

A corrida em casa é uma alternativa prática, saudável e que pode ajudar a sair do sedentarismo ou até continuar seus treinos em segurança. Que tal começar agora mesmo a praticar sua modalidade favorita?

E se você gostou deste artigo, não deixe de compartilhar com seus amigos em suas redes sociais!

0 0 vote
Article Rating
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments