Autocuidado

Bem-estar em primeiro lugar: 5 dicas para viver melhor

Bem-estar em primeiro lugar: 5 dicas para viver melhor

Estresse, vida corrida, responsabilidades. O dia a dia é estressante e é essencial parar por alguns minutos para ter um pouco de paz e tranquilidade. Mas como cultivar o bem-estar em uma rotina atribulada?

Algumas atitudes simples que se transformam em hábitos podem fazer a diferença no seu dia e na sua percepção em geral. Ao longo do tempo, você poderá perceber que essas atitudes influenciam positivamente no seu bem-estar e são fundamentais para sua qualidade de vida. Ajudam, inclusive, a manter a ansiedade e a depressão longe. Confira quais são eles.

1. Pratique atividades físicas regularmente

A prática de atividades físicas vai muito além de trazer um resultado estético para o corpo. A mente também é muito beneficiada pelos exercícios. Começando pela autoestima, que fica bem mais elevada quando você começa a perceber os resultados no espelho.

Além disso, a prática de atividades físicas regulares ajuda a afastar a depressão e libera substâncias como a serotonina, que proporciona sensação de bem-estar imediatamente após o exercício.

2. Tenha um sono de qualidade

O sono é um dos maiores responsáveis por regular os hormônios do corpo. É durante o descanso noturno que o organismo vai regenerar suas células, o cérebro vai restaurar a memória e se preparar para um novo dia. As horas de sono recomendadas, que são de 6 a 8 por noite, são importantes para que todo o ciclo do sono seja completo e para que o corpo possa descansar integralmente.

3. Separe um tempo para fazer algo que goste

Ter um hobby é muito importante para que você consiga distrair a mente dos compromissos diários. Pode ser ler, fazer um curso sobre um assunto que te interesse, como gastronomia, jogar com os filhos, fazer uma viagem curta… Qualquer atividade que traga alguns momentos de prazer.

Na rotina, é comum que as pessoas vivam no automático. Mas, dessa forma, os dias passam e chega aquela sensação de que tudo é sempre igual. Por isso, é essencial fazer atividades diferentes, aprender coisas novas e passar um tempo com quem ama.

4. Tenha acompanhamento profissional

Se for possível, faça um acompanhamento multidisciplinar para trazer mais bem-estar aos seus dias. Uma consulta com um nutricionista para avaliar a sua alimentação e saber como melhorar, sessões de terapia com um psicólogo e passar em um médico para fazer os exames de rotina são hábitos que influenciam positivamente na sua saúde e podem até prevenir doenças ou tratá-las com antecedência.

5. Pratique meditação

A meditação é uma técnica milenar que consiste em focar a mente no momento presente. Ela ajuda a restaurar o foco, a ter mais paciência, entender o momento e afastar a ansiedade. A prática de 10 minutos por dia já é capaz de fazer a diferença no bem-estar no geral.

É claro que hábitos não são cultivados do dia para a noite. Devagar, aos poucos, você pode incluir um de cada vez no seu dia a dia. Assim, ter mais disciplina e separar um tempinho para cuidar de si vai ficando mais fácil e natural com o passar do tempo. Você vai sentir a diferença em pouco tempo!

Gostou? Compartilhe esse post com seus amigos em suas redes sociais e ajude-os a conquistar mais bem-estar!

Avalie post

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também