Hábitos

Banho muito quente faz mal?

Banho muito quente faz mal?

No inverno, nos dias frios ou até mesmo depois de um dia exaustivo, poucas coisas são melhores que um bom banho quente, não é mesmo? Mas, é preciso ter alguns cuidados com esses banhos e estabelecer alguns limites.

Isso porque, quando a água está muito quente, ela acaba por trazer consequências negativas para a pele, para os fios de cabelo e até mesmo para o funcionamento interno do corpo. Quer descobrir os motivos? Não deixe de acompanhar este artigo. 

É perigoso tomar banho muito quente?

O banho muito quente pode ser prejudicial em muitos fatores ao nosso corpo. Porém, é preciso ressaltar que, até um certo limite, os banhos quentes podem trazer benefícios.

A temperatura ideal para um banho quente é quando a água atinge 37º. Pode variar um pouco, mas sem passar muito disso. A partir daí, mais precisamente acima dos 40º, o seu banho pode começar a ficar perigoso para seu corpo

Com a temperatura adequada, o banho quente é uma prática relaxante e que ainda pode diminuir dores musculares e inchaços. Mas, atenção: esses benefícios somente são obtidos quando a água do banho não está extremamente quente!

Por que a água muito quente faz mal?

A temperatura corporal média dos seres humanos fica em torno de 36º e 37º. Quando ficamos expostos a temperaturas muito altas, essa temperatura é alterada e elevada.

Isso pode, por exemplo, impactar a pressão sanguínea. O aumento de pressão decorrida do calor altera o fluxo sanguíneo pelas veias e a circulação de oxigênio, causando tontura, falta de ar, dor de cabeça, entre outros sintomas.

Quando muito quente, a água pode causar esse aumento na temperatura interna do corpo. Além disso, banhos muito quentes ainda são extremamente prejudiciais para a saúde dos fios de cabelo e da pele.

Perigos da água muito quente para o cabelo

A melhor temperatura para os fios é sempre a água gelada, no máximo morna. A partir daí, já podemos observar alguns malefícios tanto para o couro cabeludo quanto para os fios. 

Os problemas mais comuns são o aumento da oleosidade, as caspas e a queda de cabelo. Os banhos muito quentes podem deixar seu cabelo sem brilho, opaco, fraco e quebradiço

O que o banho muito quente pode causar na pele?

A pele é muito afetada pela alta temperatura dos banhos no inverno. A epiderme, parte superficial da pele, possui uma camada protetora que é “removida” quando entra em contato com a água muito quente. Sem essa proteção, a pele fica exposta.

A água muito quente ainda remove os óleos naturais da pele, dilata os poros e favorece a liberação de glândulas sebáceas, causando coceiras e favorecendo o surgimento de acnes.

Agora que você já conhece os riscos do excesso de temperatura da água, tenha mais cuidado nos próximos banhos. O cuidado com você deve sempre vir em primeiro lugar. 
Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos sobre saúde e bem-estar!

4.8/5 - (11 votos)

Comentários

2 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também