No inverno, nos dias frios ou até mesmo depois de um dia exaustivo, poucas coisas são melhores que um bom banho quente, não é mesmo? Mas, é preciso ter alguns cuidados com esses banhos e estabelecer alguns limites.
Isso porque, quando a água está muito quente, ela acaba por trazer consequências negativas para a pele, para os fios de cabelo e até mesmo para o funcionamento interno do corpo. Quer descobrir os motivos? Não deixe de acompanhar este artigo.
O banho muito quente pode ser prejudicial em muitos fatores ao nosso corpo. Porém, é preciso ressaltar que, até um certo limite, os banhos quentes podem trazer benefícios.
A temperatura ideal para um banho quente é quando a água atinge 37º. Pode variar um pouco, mas sem passar muito disso. A partir daí, mais precisamente acima dos 40º, o seu banho pode começar a ficar perigoso para seu corpo.
Com a temperatura adequada, o banho quente é uma prática relaxante e que ainda pode diminuir dores musculares e inchaços. Mas, atenção: esses benefícios somente são obtidos quando a água do banho não está extremamente quente!
A temperatura corporal média dos seres humanos fica em torno de 36º e 37º. Quando ficamos expostos a temperaturas muito altas, essa temperatura é alterada e elevada.
Isso pode, por exemplo, impactar a pressão sanguínea. O aumento de pressão decorrida do calor altera o fluxo sanguíneo pelas veias e a circulação de oxigênio, causando tontura, falta de ar, dor de cabeça, entre outros sintomas.
Quando muito quente, a água pode causar esse aumento na temperatura interna do corpo. Além disso, banhos muito quentes ainda são extremamente prejudiciais para a saúde dos fios de cabelo e da pele.
A melhor temperatura para os fios é sempre a água gelada, no máximo morna. A partir daí, já podemos observar alguns malefícios tanto para o couro cabeludo quanto para os fios.
Os problemas mais comuns são o aumento da oleosidade, as caspas e a queda de cabelo. Os banhos muito quentes podem deixar seu cabelo sem brilho, opaco, fraco e quebradiço.
A pele é muito afetada pela alta temperatura dos banhos no inverno. A epiderme, parte superficial da pele, possui uma camada protetora que é “removida” quando entra em contato com a água muito quente. Sem essa proteção, a pele fica exposta.
A água muito quente ainda remove os óleos naturais da pele, dilata os poros e favorece a liberação de glândulas sebáceas, causando coceiras e favorecendo o surgimento de acnes.
Agora que você já conhece os riscos do excesso de temperatura da água, tenha mais cuidado nos próximos banhos. O cuidado com você deve sempre vir em primeiro lugar.
Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos sobre saúde e bem-estar!
estou sentindo muita dor no corpo depois que comecei a tomar banho quente ,e normal
Oi, Rosi! O ideal é que consulte um médico para que ele te oriente da melhor forma, tá bem? ?