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Alongamento matinal: como fazer e 5 perfis do Instagram para ajudar você a se movimentar

A prática de exercícios físicos pela manhã garante energia e disposição para encarar o dia. Porém, não é todo mundo que tem o hábito ou deseja realizar muito esforço logo cedo. Por isso, hoje vamos falar sobre uma alternativa: o alongamento matinal!

Acompanhe o artigo e descubra a importância dessa atividade, como começar e 5 perfis do instagram que vão ajudar você a se movimentar!

Benefícios de começar o dia fazendo exercícios

A prática de exercícios físicos pela manhã ajuda a encarar com mais ânimo e vontade a rotina do dia a dia. Mas, de fato, quais são os benefícios de começar o dia praticando alguma atividade? Conheça alguns abaixo:

  • Acelera o metabolismo;
  • Diminui o apetite;
  • Melhora a organização dos seus dias;
  • Melhora o sono.

A importância do alongamento

O alongamento é uma parte fundamental de qualquer treinamento. Além disso, o alongamento pode ser por si só uma atividade física. Ou seja, você não precisa fazer algum tipo de exercício para se alongar. 

Acessível, pode e deve ser praticado por pessoas de qualquer idade e condicionamento físico. Dessa maneira, você pode realizar o alongamento matinal, noturno, no meio da tarde, durante o expediente de trabalho e em qualquer outra situação. 

Se praticado de maneira independente, o alongamento é uma atividade leve e muito agradável. Entre seus principais benefícios estão a prevenção de lesões, o fortalecimento dos ligamentos, a melhora da circulação do sangue e uma maior flexibilidade.

Quando feito antes de iniciar uma atividade física, o alongamento desempenha um papel muito importante na prevenção de lesões musculares. Após o treino, o alongamento ajuda a aliviar a tensão da musculatura. É recomendado realizar os dois tipos de alongamento quando você realiza alguma atividade.

Exercícios de alongamento matinal

Agora que descobrimos a importância dessa prática, chegou a hora de conhecer alguns exercícios de alongamento matinal que você pode fazer para movimentar o corpo todo! 

A maneira de fazê-los é simples e semelhante: com calma, mantendo a respiração lenta e movimentando o corpo devagar, sem forçar os músculos, e permanecendo de 10 a 30 segundos em cada posição.

Comece sua sessão de alongamento matinal pelos membros inferiores, o primeiro passo é alongar os músculos das coxas. Para isso, você deve ficar em pé, ereto, e encostar o calcanhar contra o glúteo, segurando o peito do pé com a mão direita. Depois, faça o mesmo com o pé esquerdo.

Para alongar as costas, o primeiro passo é ficar novamente em pé, com o corpo reto. Você irá cruzar os pés, ou seja, passar o pé direito por cima do pé esquerdo, e tentar encostar o chão com a ponta dos dedos da mão

Chegou o momento de alongar os membros superiores e esse é um dos exercícios mais simples de ser realizado. Em pé, passe o braço direito para o lado esquerdo do corpo, pela frente do peito. Com a mão esquerda, pressione o cotovelo direito contra seu corpo. Repita o processo com o braço esquerdo.

Você pode encerrar essa sessão super básica com um alongamento da cabeça. Para isso, basta ficar com a postura correta e movimentar a cabeça de maneira circular, em sentido horário e depois anti-horário.

Perfis que podem ajudar você a se movimentar

Com todas as dicas sobre alongamento, agora você só precisa começar a se inspirar para colocar o corpo em movimento! 

@exercicioemcasa

O perfil “Exercício em casa” é voltado para mulheres e traz muitos exercícios, desafios e dicas de treinos fáceis para serem feitos onde quer que você esteja. Além disso, o perfil ainda conta com um aplicativo para você baixar diretamente no seu celular!

@mairactserodio

A educadora física Maíra Tavares compartilha em sua rede social informações sobre exercícios como alongamentos matinais, treinos físicos e alimentação saudável. 

@brunabali

De atividades para alongamento matinal à dicas de empoderamento, o perfil @brunabali traz conteúdos muito ricos e diversos. Com foco na saúde e no bem-estar através da yoga, é uma boa opção para pessoas que procuram inspiração para começar a praticar atividades.

@kayla_itsines

A personal trainer Kayla Itsines é uma australiana que foi uma das fundadoras do aplicativo “Sweat”. Em seu Instagram, Kayla compartilha alguns de seus treinamentos diariamente.

@queimadiaria

O perfil @queimadiaria se define como “plataforma online de exercícios”. No Instagram, trazem para os seguidores diversas dicas, depoimentos e exercícios.
Agora você ficou sabendo tudo sobre alongamentos e quem procurar na hora que precisar de inspiração! Continue em nosso blog para mais conteúdos.

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