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Como dormir bem ajuda na sua saúde?

Poucas coisas são tão revigorantes quanto uma boa noite de sono. Mas descobrir como dormir bem traz benefícios que vão muito além de uma maior disposição. 

Porém, com o estresse do dia a dia, a falta de tempo da rotina e a agitação das grandes cidades isso pode parecer algo distante. Então, se você quer descobrir como dormir bem pode ajudar a sua saúde, acompanhe a leitura.

Como o sono influencia o funcionamento do nosso corpo?

Antes de tudo, precisamos entender porque dormir bem é tão importante. Para isso, temos que saber, afinal, como o sono influencia o funcionamento do nosso corpo.

Enquanto dormimos e descansamos, o organismo não para de trabalhar. Entre a liberação de hormônios como a insulina e a queima de gordura, o sono afeta diretamente o humor e até mesmo o nosso nível de estresse.

Portanto, podemos concluir que uma boa noite de sono, na verdade, é uma prática de bem-estar.

Benefícios de uma boa noite de sono

Agora que já vimos o papel regulador que o sono desempenha em nosso corpo, vamos conhecer mais a fundo alguns dos benefícios de dormir bem. Confira:

Prevenção de doenças do coração

Como vimos, durante o sono, nosso organismo regula a produção de diversos hormônios. Um deles é o cortisol, hormônio que atua diretamente na resposta do estresse.

Em uma noite mal dormida, por exemplo, a produção desse hormônio aumenta consideravelmente. Por consequência, você fica mais estressado e isso eleva o ritmo cardíaco, criando um cenário para possíveis problemas de coração.

Melhora das funções mentais

Sabe aquelas desatenções básicas como esquecer a porta da geladeira aberta? Elas podem estar diretamente ligadas à qualidade do sono.

Quem dorme mal tem seus processos cognitivos afetados. Isso significa dizer que as funções mentais e os processos de aprendizagem não funcionam da melhor maneira possível.

Dormir bem melhora o raciocínio lógico, a memória e também facilita a absorção dos conhecimentos adquiridos no cotidiano

Combate a obesidade e auxilia na perda de peso

Aqui é fundamental começar com um aviso: dormir bem não vai fazer você perder peso automaticamente. O que acontece, na verdade, é novamente a atuação acelerada do metabolismo.

Quando dormimos bem, um hormônio chamado leptina – que está diretamente ligado ao controle do apetite – é produzido em maior escala. Assim, aumenta a sensação de saciedade e diminui o apetite.

Dicas para dormir bem

Você já entendeu como dormir bem ajuda na sua saúde, certo? Então confira algumas dicas para ter uma boa noite de sono:

  • Evite ingerir alimentos pesados e gordurosos durante a noite;
  • Finalize as atividades do seu dia algumas horas antes de ir para a cama;
  • Consuma estimulantes como café e energéticos apenas durante o dia e evite os excessos;
  • Desligue todas as telas pelo menos 30 minutos antes de dormir.

Ficou com dúvidas? Deixe sua pergunta nos comentários! 

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