Emagrecimento

Quais alimentos são permitidos no jejum intermitente

Quais alimentos são permitidos no jejum intermitente

O jejum intermitente é uma técnica usada para o emagrecimento que se comprova muito eficaz, quando feita com acompanhamento profissional e seguindo rigorosamente as instruções. Mas você sabe quais são os alimentos permitidos no jejum intermitente? 

Neste artigo, você poderá conferir quais opções são permitidas e como fazer as melhores escolhas para alcançar bons resultados. Continue a leitura e confira!

O jejum intermitente e as janelas

O jejum intermitente consiste em ficar algumas horas, que podem ser 12, 14, 16 ou até 24 horas sem ingerir alimento algum. Desta forma, o corpo usa o estoque de gordura que tem como reserva e a ideia é que ocorra bons resultados para quem busca perder peso.

Mas depois que acabam as horas em jejum, começa um espaço de tempo em que é preciso se alimentar. A esse período, se dá o nome de janela. Neste momento, os alimentos escolhidos vão fazer toda a diferença na dieta, já que comer muito carboidrato e gordura, por exemplo, pode resultar em desconfortos e, dependendo da quantidade de calorias ingeridas, há interferência nos resultados.

Por isso é tão importante saber o que comer em cada janela, quais grupos de alimentos priorizar e, claro, os motivos pelos quais dar preferência a eles.

Lista do que pode comer no jejum intermitente

Buscar a sensação de saciedade é a ideia de uma alimentação que tem o jejum como estratégia principal. 

Alimentos que contém proteínas, fibras e gorduras boas ajudam muito a deixar o corpo satisfeito por mais tempo, o que vai fazer toda a diferença quando o horário do jejum voltar, pois essa saciedade é o que vai auxiliar a ficar sem se alimentar pela quantidade de tempo estabelecida.

Abaixo, você poderá conferir uma lista dos alimentos que podem ser ingeridos na janela do jejum, que basicamente são carnes magras e com boa gordura, proteínas, entre outros:

Por que evitar muitos carboidratos na lista de alimentos permitidos no jejum intermitente?

Os chamados carboidratos simples, como farinha branca, massas e açúcares são absorvidos rapidamente pelo corpo, ou seja, algum tempo depois de ingeri-los, é muito provável que você sinta fome, muito antes do que se consumir a lista de alimentos acima.

Além disso, esses alimentos são pobres nutricionalmente, com poucos macronutrientes, ou seja, praticamente nada é aproveitado pelo corpo. Já nas fontes de proteína, gordura e fibras, o corpo fica muito mais nutrido e com a sensação de saciedade por muito mais tempo.

É importante lembrar que os carboidratos são uma importante fonte de energia, mas que é preciso consumi-los com consciência, principalmente quando se está em busca de emagrecimento.

O cardápio do jejum intermitente é muito vasto e inclui uma série de alimentos saborosos e que podem ser feitos em diferentes preparações e combinações. Para saber mais sobre a dieta, veja como fazer o jejum intermitente com saúde!

Avalie post

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também