Nutrição

Alimentação ayurveda: qual o melhor cardápio para o seu dosha?

Alimentação ayurveda: qual o melhor cardápio para o seu dosha?

A alimentação ayurveda defende que tudo deve ser pensado para promover a saúde e o bem-estar do corpo como um todo. Portanto, os ingredientes naturais são aqueles que têm espaço cativo na dispensa de quem preza pela qualidade de vida e por quem segue a prática ayurveda.

A ayurveda diz que todo organismo conta com 3 doshas e que eles devem estar em equilíbrio para que o corpo tenha mais saúde, disposição e longevidade. Mas trabalhar nisso é uma tarefa que deve ser monitorada a todo momento, pois cada pessoa tem uma tendência de ter certos doshas em desequilíbrio e, por meio da alimentação é possível manter o funcionamento pleno. Quer saber quais alimentos são melhores para cada dosha? Continue a leitura e confira!

Vata

O Vata é representado pelo ar, sendo o principal dos 3. Alimentos cozidos, quentes, cremosos e até mais oleosos são bem-vindos para equilibrá-lo. Por outro lado, deve-se evitar alimentos crus e frios.

Para restaurar o equilíbrio em Vata, frutas doces como abacate, damasco, figo fresco e banana madura são ótimas. Legumes cozidos, como aspargos, beterraba, cenoura e espinafre também ajudam nesse sentido.

Outras opções para os lanches que equilibram Vata são aveia cozida, oleaginosas e arroz, no geral, também são benéficas.

Melhor evitar: feijões, frutas secas, pêra, maçã e legumes crus, principalmente brócolis, berinjela, cebola e alface.

Pitta

O dosha Pitta é essencialmente fogo, portanto, é representado pelo calor e, como já é quente, combina com alimentos frescos e crus e os melhores sabores são aqueles bem amargos e adstringentes. Evite sabores picantes, ácidos ou com muitos condimentos para não desequilibrar ainda mais esse dosha.

Quem tem desequilíbrio em Pitta pode abusar de melão, manga, pêra e maçã. Nos legumes, os doces e amargos vão bem, como abobrinha, brócolis, pimentão e couve. Arroz branco e basmati também são ótimos, assim como todas as leguminosas e trigo. No caso das especiarias, prefira coentro, erva-doce e açafrão. Manteiga sem sal, ghee e queijo de búfala também são excelentes para o equilíbrio desse dosha.

Melhor evitar: lentilhas, rabanete e outras frutas ácidas.

Kapha

Água e terra são os elementos do dosha Kapha. Quem tem desequilíbrio nele, pode ter o metabolismo mais lento, portanto, deve-se considerar uma alimentação mais leve, pouco oleosa e com a menor quantidade de doces possível.

Já se o dosha em desequilíbrio for Kapha, dê preferência ao caqui, damasco e figo seco e à cereja. Cebola, couve-flor, aspargos, quiabo, arroz basmati (em pouca quantidade), milho, cevada, mel, ghee e leguminosas também estão liberadas.

Melhor evitar: batata doce, abobrinha, pepino, tomate, feijões mung e roxo, lentilha preta, soja, açúcar, trigo e arroz no geral.

Para manter sua alimentação saudável e sempre em equilíbrio, busque saber qual é o seu perfil ayurveda e dê preferências para alimentos que ajudem na recuperação do seu dosha em desequilíbrio. Paralelo a isso, mantenha uma rotina saudável em corpo e mente.

Quer ter uma rotina saudável? Confira os sabores da Desin no combo Saudavilhoso e o Chá de Pitaya com blueberry que é um sucesso!

5/5 - (1 voto)

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também