Corpo

Academia em casa traz praticidade e ajuda a manter hábitos saudáveis

Academia em casa traz praticidade e ajuda a manter hábitos saudáveis

Imagina poder malhar a hora que quiser, sem ter que sair do conforto do seu lar? Ter uma academia em casa traz uma série de vantagens e facilidades para quem deseja praticar atividades físicas e quer ter um espaço à disposição para usar quando bem entender.

Hoje você vai descobrir quais são os benefícios de montar uma academia dentro de casa, saber quais são os equipamentos básicos e como a tecnologia pode te ajudar a manter a frequência nos treinos em casa!

Vantagens de ter uma academia em casa

Uma das grandes vantagens de se ter uma academia em casa é a concentração. Ao contrário do que muitos possam imaginar, malhar sozinho ou com um membro da família não é desanimador.

Inclusive, pode ajudar você a focar mais nos treinos, respeitar os intervalos entre as séries e até conquistar resultados mais efetivos. A seguir, você pode conferir uma lista de outros benefícios:

Você pode malhar a hora que quiser

Não existe academia fechada para quem tem seus próprios equipamentos dentro de casa, certo?

A vantagem é que você pode malhar a qualquer momento, seja naquele intervalo de 30 minutos entre uma reunião e outro compromisso, de manhã, à noite ou em qualquer horário do final de semana.

Economia de tempo e dinheiro

Além de economizar um bom tempo no deslocamento da casa para a academia e vice-versa, você ainda tem uma economia importante de dinheiro a longo prazo. Os equipamentos se pagam ao longo dos meses e saem muito mais em conta do que pagar qualquer academia.

Os equipamentos básicos que ela deve ter

Alguns equipamentos não podem faltar em uma academia básica para que você possa fazer todos os exercícios e treinar os músculos mais importantes. Veja quais são eles:

Halteres

Com os halteres você pode fazer exercícios para os braços, ombros, peito, costas e até para as pernas, como o agachamento, ou abdominais com peso extra. Se tiver espaço, coloque um suporte com halteres de 1 a 10 quilos. Caso não seja possível, opte pelos pesos que você mais usa e compre alguns mais pesados para usar conforme o treino evoluir.

Esteira ou bicicleta

Além dos exercícios de força, é essencial preparar o coração com atividades aeróbicas. Com a esteira, por exemplo, fica super fácil praticar corrida em casa. A bicicleta, o elíptico e a escada também são equipamentos muito procurados e fáceis de encontrar.

Vale destacar ainda que estes equipamentos possibilitam que você pratique exercícios de aquecimento, uma parte fundamental de qualquer atividade física.

Colchonete

O colchonete é um acessório importante para fazer exercícios com a coluna apoiada e deixar o contato com o chão mais macio. Esse é um equipamento muito versátil e possibilita que você faça atividades como prancha, flexão e exercícios como abdominal supra, infra, com rotação, invertido, entre outros.

Caneleiras

As caneleiras são importantes para treinar os músculos inferiores, como coxas e panturrilha. Você pode optar por um jogo com vários pesos diferentes para fazer variações de exercícios e evoluir na carga.

Extra: estação de musculação

Se tiver um cômodo destinado só para a academia, vale investir em uma estação de musculação, já que o equipamento ajuda muito para variar os exercícios. Ele pode vir com bancos, cadeira extensora para os quadris e até com cabos de aço para exercícios de resistência.

Aplicativos que podem te ajudar na hora dos treinos

E se você quiser um incentivo a mais para fazer suas atividades físicas, instale aplicativos no seu celular ou smartwatch!

O Freeletics Training Coach, por exemplo, traz dicas de treinos a partir de 5 minutos que você pode fazer em qualquer lugar. Baixe para Android e iOS. Outra dica é o Nike Training Club, que também está disponível para Android e iOS e conta com mais de 180 treinos gratuitos para pessoas em todos os níveis de dificuldade.

Ter uma academia em casa pode ajudar muito a manter a frequência nos treinos e deixa a vida muito mais fácil, trazendo economia de tempo e também de dinheiro!

Avalie post

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também