Sono

Sono excessivo: descubra quais as principais causas

Sono excessivo: descubra quais as principais causas

Você é daquelas pessoas que, ao acordar, já tem a sensação de cansaço ou sofre com o sono excessivo logo pela manhã e ao longo do dia? Há muitos fatores que podem causar essa sonolência exagerada. Muitas delas relacionadas, inclusive, a noites mal dormidas, mesmo que você pense que dormiu bem.

O sono é um processo importante para a manutenção da saúde. É durante ele que o organismo se regenera, que o cérebro se renova, armazena as memórias que julga importantes e descarta o que não foi, realizando uma espécie de limpeza para que você acorde no dia seguinte com mais disposição. 

Por isso, se você sofre com o sono em excesso, continue a leitura deste artigo, veja o que pode causar esse mal e como fazer para melhorar sua qualidade de vida.

Noites mal dormidas

Ao acordar, você pode ter a sensação de que teve uma boa noite de sono. Mas ao longo do dia, o sono excessivo começa a aparecer e você sente o cansaço bater. Nesses casos, pode ser que você não esteja dormindo tão bem quanto pensa.

Algumas pessoas sofrem com questões relacionadas à apnéia do sono, por exemplo, que é uma condição que apresenta pausas na respiração durante o sono, causando engasgos, respiração ofegante e roncos. Essas pausas fazem com que você acorde, sem mesmo perceber, e desregulam todo o processo de etapas do sono.

Dessa forma, no outro dia, o cansaço mental e físico pode aparecer, fazendo com que você sinta a necessidade de dormir mais cedo ou fique com muito sono durante o dia todo.

Problemas relacionados a ansiedade e estresse

Ansiedade, estresse, depressão e outros problemas de ordem psicológica podem estar relacionados ao sono excessivo. Quem tem um estado depressivo, por exemplo, pode sentir muito sono e falta de energia para sair da cama.

No caso de pessoas com ansiedade, pode ser que haja problemas na hora de dormir. São comuns os relatos de quem deita na cama e demora muito para adormecer. Dessa forma, sobram poucas horas de sono para descansar e o cansaço pode bater no dia seguinte.

Uso excessivo de aparelhos eletrônicos

Telas como televisão, smartphones, tablets e outros aparelhos eletrônicos que emitem luz podem ser os responsáveis pelo excesso de sono durante o dia. Isso porque o uso desses aparelhos durante a noite pode inibir a produção da melatonina, substância que controla e ajuda a regular o sono, fazendo com que você demore mais a dormir.

Além disso, o uso em demasia desses equipamentos pode piorar quadros de ansiedade e depressão, os quais você já viu, no tópico anterior, que também podem ser um agravante para o sono excessivo.

Maus hábitos de saúde

Fatores como má alimentação e sedentarismo podem resultar no excesso de peso e aumento da gordura corporal, também responsáveis indiretamente pelo cansaço excessivo. O corpo que está com gordura excessiva produz mais citocinas, substâncias que são produzidas pelo sistema imunológico e que causam mais fadiga.

Se você quer saber como acabar com o sono excessivo, a dica principal é cuidar de sua saúde de maneira integral.

Ou seja, iniciar hábitos saudáveis, praticar atividade física e exercícios físicos regularmente, comer bem, evitar excesso de aparelhos eletrônicos, ler mais e, em caso de ansiedade e estresse, procurar um profissional que possa ajudar a encontrar as causas e o tratamento adequado.

O Night Control é ótimo para ajudar a dormir bem e ter mais saúde, portanto, vale a pena incluir a suplementação para ter mais qualidade de vida, uma prioridade na vida de todas as pessoas.

Quer dormir melhor e cultivar hábitos para ter uma boa noite? Confira os Super Noite da Desin e as Desincaps que ajudam a desacelerar e trazer um sono de mais qualidade para seus dias!

5/5 - (1 voto)

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também