Você já ouviu falar na milenar filosofia Ayurveda? Essa sabedoria entende que todo organismo conta com 3 doshas e que eles devem estar em equilíbrio para que o corpo tenha mais saúde, disposição e longevidade.
Mas trabalhar nisso é uma tarefa que deve ser monitorada a todo momento, pois cada pessoa tem uma tendência de ter certos doshas em desequilíbrio e, por meio da alimentação é possível manter o funcionamento pleno. Quer saber quais alimentos são melhores para cada dosha? Continue a leitura e confira!
Ayurveda é a medicina milenar indiana que significa, literalmente, “ciência da vida” (do sânscrito). Seu foco principal é a busca pelo equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Essa prática defende que cada pessoa tem uma combinação única de três forças vitais chamadas doshas: Vata, Pitta e Kapha.
Os doshas influenciam tudo na sua rotina. Do metabolismo ao seu humor e preferências alimentares. Quando estão em harmonia, o resultado é vitalidade, energia e bem-estar. Se o corpo está em desequilíbrio, podem surgir desconfortos físicos ou emocionais.
A alimentação ayurvédica é uma das principais formas de manter seu organismo equilibrado com base no seu dosha, utilizando alimentos naturais, frescos, integrais e preparados com atenção e propósito. Essa abordagem prega que tudo deve ser pensado para promover sua saúde e longevidade.
Por isso, ingredientes naturais, frescos e integrais, preparados com atenção e propósito, têm espaço cativo na sua despensa, garantindo que o seu corpo trabalhe com a máxima saúde e disposição.
Saiba a seguir quais alimentos são melhores para cada dosha.
O dosha Vata é formado pelos elementos ar e éter. Pessoas com predominância Vata tendem a ter energia criativa, pensamento rápido e movimento constante, mas também podem apresentar sensação de frio, secura, insônia ou ansiedade quando estão em desequilíbrio.
O dosha Pitta combina os elementos fogo e água, e está ligado à digestão e ao metabolismo. Pessoas Pitta costumam ter boa energia e foco, mas quando há excesso desse dosha, podem sentir calor, irritação, azia ou impaciência.
O dosha Kapha é formado pelos elementos terra e água, e representa estabilidade e resistência. Quando está equilibrado, proporciona calma e força; em excesso, pode causar lentidão, retenção de líquidos e sensação de peso.
Leia mais sobre como a medicina de ayurveda traz mais equilíbrio para a sua rotina.
Para montar seu cardápio ayurvédico, o ideal é identificar qual dosha está em predominância e ajustar as refeições conforme suas necessidades. Mas é importante lembrar: a dieta ayurvédica não é rígida, trata-se de um estilo de vida que incentiva o autoconhecimento e o equilíbrio natural.
Trata-se de uma prática de bem-estar e escuta do corpo, longe de ser uma dieta restritiva. Para quem busca uma vida mais saudável e feliz, estes são os pilares da alimentação ayurvédica:
Para complementar a rotina, inclua práticas simples, como beber água morna ao acordar, fazer pausas conscientes durante o dia e consumir chás e infusões com ervas naturais.
A alimentação ayurvédica vai muito além de um cardápio, é uma forma de se conectar com seu corpo e encontrar harmonia no que você consome. Ao adaptar refeições ao seu dosha, é possível viver com mais consciência, equilíbrio e bem-estar.
Busque saber qual é o seu perfil ayurveda e dê preferências para alimentos que ajudem na recuperação do seu dosha em desequilíbrio. Paralelo a isso, mantenha uma rotina saudável em corpo e mente.
Uma boa opção é o Chá Ayurveda Desinchá, que une ingredientes inspirados na sabedoria ayurvédica, experimente!
Comentários