Emagrecimento

Veja como o jejum intermitente recompensa seu metabolismo

Veja como o jejum intermitente recompensa seu metabolismo

A gente costuma pensar em exercícios junto com uma dieta rica em proteínas quando queremos acelerar nosso metabolismo… Embora isso funcione, um novo estudo sugere que o jejum intermitente recompensa seu metabolismo de uma forma semelhante. Acontece que isso tem a ver com nossos relógios circadianos, que respondem a mudanças na luz do dia ou noite, e a nossa ingestão de alimentos para manter o corpo em equilíbrio.  
 
Embora se saiba há muito tempo que a comida influencia os relógios do nosso corpo, até este ponto, não se sabia como a falta de comida poderia afetar nossos relógios circadianos e que impacto isso poderia ter na nossa saúde. Dessa forma, aqui vamos entender melhor como o jejum intermitente pode recompensar o metabolismo.

jejum intermitente recompensa seu metabolismo

A relação entre o jejum intermitente e nosso relógio biológico

Em um novo estudo publicado no Cell Reports, pesquisadores da Universidade da Califórnia – Irvine descobriram uma nova ligação entre o Jejum Intermitente, nossos relógios circadianos e nosso metabolismo. Depois de analisar o tecido celular de camundongos durante períodos de jejum de 24 horas, eles descobriram que o tempo sem comida afetava seus relógios biológicos e causava respostas celulares sensíveis ao jejum. Essas reações causaram uma reorganização dos genes no músculo esquelético e no fígado, acelerando o metabolismo.

O principal autor, Paolo Sassone-Corsi, professor de química biológica na Faculdade de Medicina da UCI, explicou em um comunicado: “a reorganização da regulação de genes em jejum pode levar o genoma a um estado mais permissivo para antecipar a ingestão futura de alimentos e, assim, conduzir um novo ciclo rítmico de expressão gênica”. Significa que o jejum intermitente pode levar a mudanças no nosso metabolismo através dos relógios circadianos, o que os pesquisadores sugerem que poderia afetar positivamente nossa saúde geral e proteger contra doenças relacionadas à idade. 

Tá… Mas e qual é o melhor modelo desse tipo de jejum?

Ainda são necessárias mais pesquisas para determinar os melhores planos de jejum intermitente e diretrizes nutricionais para maximizar os benefícios dele, de forma que impulsionem o metabolismo. Estudos dessa prática sugerem que uma dieta já popular (e que você pode tentar!) Pode ajudar a apoiar um metabolismo saudável.  

Se você estiver pronto para conhecer o jejum intermitente, lembre-se de que pode começar pequeno. O especialista em saúde intestinal, Dr. Vincent M. Pedre, recomenda começar com um jejum de 12 horas para ver como o seu corpo responde. Então, essa prática poderia ser o ingrediente secreto de um metabolismo rápido? O tempo dirá, mas este é um começo encorajador.

*Texto traduzido e adaptado de Mind Body Green

Quer mais informações sobre como o jejum intermitente recompensa seu metabolismo? Fizemos uma aula ao vivo especial só sobre ele lá no nosso instagram.

jejum intermitente recompensa nosso metabolismo live

Avalie post

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também